Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Camargo, Rosangela Andrade Aukar de, Guimarães, Marcela das Neves, Santos, Tâmyssa Simões dos, Monteiro, Estela Leite Meirelles, Ferreira, Beatriz Rossetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193
Resumo: Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa, para oferecer um método inovador de ensino. Método: estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas: análise e diagnóstico; planejamento instrucional, desenho didático, revisão e validação e produção da tecnologia. Resultados: a análise e diagnóstico foram obtidos a partir de experiências em atividades de educação e saúde para febre maculosa. No planejamento instrucional, definiu-se que a tecnologia seria apresentada em forma de Laboratório Interativo, com estações de aprendizagem. A produção do Laboratório foi realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por marceneiro, eletricista, artista plástico, dentre outros. O processo de revisão e validação foi subdividido em duas etapas: validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos do curso de enfermagem e pedagogia. Os resultados da validação de aparência e conteúdo mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis. Na validação semântica, o Laboratório foi avaliado de forma positiva pelos alunos. Conclusão: a trajetória percorrida para a construção do Laboratório Interativo sobre febre maculosa conferiu sustentação acadêmica e científica ao produto construído, oferecendo um recurso educativo inovador com potencial pedagógico que valoriza a aprendizagem significativa.
id USP-38_999939b1dd1d319978b0f2f2c9872484
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186193
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosaDesarrollo y validación de una tecnología educativa interactiva sobre fiebre maculosaDevelopment and validation of an interactive educational technology on spotted feverFebre MaculosaEducação em SaúdeTecnologia EducacionalAprendizagem por AssociaçãoMateriais de EnsinoEpidemiologiaFiebre Maculosa de las Montañas RocosasEducación en SaludTecnología EducacionalAprendizaje por AsociaciónMateriales de EnseñanzaEpidemiologíaRocky Mountain Spotted FeverHealth EducationEducational TechnologyAssociation LearningTeaching MaterialsEpidemiologyObjetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa, para oferecer um método inovador de ensino. Método: estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas: análise e diagnóstico; planejamento instrucional, desenho didático, revisão e validação e produção da tecnologia. Resultados: a análise e diagnóstico foram obtidos a partir de experiências em atividades de educação e saúde para febre maculosa. No planejamento instrucional, definiu-se que a tecnologia seria apresentada em forma de Laboratório Interativo, com estações de aprendizagem. A produção do Laboratório foi realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por marceneiro, eletricista, artista plástico, dentre outros. O processo de revisão e validação foi subdividido em duas etapas: validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos do curso de enfermagem e pedagogia. Os resultados da validação de aparência e conteúdo mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis. Na validação semântica, o Laboratório foi avaliado de forma positiva pelos alunos. Conclusão: a trajetória percorrida para a construção do Laboratório Interativo sobre febre maculosa conferiu sustentação acadêmica e científica ao produto construído, oferecendo um recurso educativo inovador com potencial pedagógico que valoriza a aprendizagem significativa.Objetivo: desarrollar y validar una tecnología educativa interactiva sobre fiebre maculosa, para ofrecer un método innovador de enseñanza. Método: estudio metodológico que recorrió las siguientes etapas: análisis y diagnóstico; planificación instructiva, diseño didáctico, revisión y validación y producción de la tecnología. Resultados: el análisis y el diagnóstico se obtuvieron a partir de experiencias en actividades de educación y salud para fiebre maculosa. En la planificación instructiva, se definió que la tecnología se presentaría en forma de Laboratorio Interactivo, con estaciones de aprendizaje. La producción del Laboratorio fue realizada por un equipo multidisciplinario constituido por un carpintero, un electricista y un artista plástico, entre otros. El proceso de revisión y validación se subdividió en dos etapas: validación de aspecto y contenido por profesionales de las áreas de biología y educación, y validación semántica por alumnos de las carreras de Enfermería y Pedagogía. Los resultados de la validación de aspecto y contenido mostraron un índice de validez de contenido superior a 0,8 para la gran mayoría de las variables. En la validación semántica, el Laboratorio fue evaluado de manera positiva por los alumnos Conclusión: la trayectoria recorrida para la construcción del Laboratorio Interactivo sobre fiebre maculosa dio sustentación académica y científica al producto construido, ofreciendo un recurso educativo innovador con potencial pedagógico que valora el aprendizaje significativo.Objective: to develop and validate an interactive educational technology on spotted fever, to offer an innovative teaching method. Method: a methodological study that covered the following stages: analysis and diagnosis; instructional planning, didactic design, review, and validation and production of technology. Results: the analysis and diagnosis were obtained from experiences in education and health activities for spotted fever. In the instructional planning, it was defined that the technology would be presented in the form of an Interactive Laboratory, with learning stations. The production of the Laboratory was carried out by a multidisciplinary team made up of a carpenter, an electrician, and a plastic artist, among others. The review and validation process was subdivided into two stages: appearance and content validation by professionals in the fields of biology, and education and semantic validation by students of the Nursing and Pedagogy courses. The results of the appearance and content validation showed a content validity index over 0.8 for the vast majority of the variables. In the semantic validation, the Laboratory was evaluated positively by the students. Conclusion: the trajectory followed for the construction of the Interactive Laboratory on spotted fever gave academic and scientific support to the product, offering an innovative educational resource with pedagogical potential that values significant learning.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18619310.1590/1518-8345.3678.3375Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3375Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3375Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33751518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171881https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171882https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171883Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBragagnollo, Gabriela RodriguesCamargo, Rosangela Andrade Aukar de Guimarães, Marcela das NevesSantos, Tâmyssa Simões dos Monteiro, Estela Leite MeirellesFerreira, Beatriz Rossetti2021-05-25T22:27:48Zoai:revistas.usp.br:article/186193Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-25T22:27:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
Desarrollo y validación de una tecnología educativa interactiva sobre fiebre maculosa
Development and validation of an interactive educational technology on spotted fever
title Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
spellingShingle Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
Febre Maculosa
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Aprendizagem por Associação
Materiais de Ensino
Epidemiologia
Fiebre Maculosa de las Montañas Rocosas
Educación en Salud
Tecnología Educacional
Aprendizaje por Asociación
Materiales de Enseñanza
Epidemiología
Rocky Mountain Spotted Fever
Health Education
Educational Technology
Association Learning
Teaching Materials
Epidemiology
title_short Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
title_full Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
title_fullStr Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
title_sort Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa
author Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
author_facet Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Guimarães, Marcela das Neves
Santos, Tâmyssa Simões dos
Monteiro, Estela Leite Meirelles
Ferreira, Beatriz Rossetti
author_role author
author2 Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Guimarães, Marcela das Neves
Santos, Tâmyssa Simões dos
Monteiro, Estela Leite Meirelles
Ferreira, Beatriz Rossetti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragagnollo, Gabriela Rodrigues
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Guimarães, Marcela das Neves
Santos, Tâmyssa Simões dos
Monteiro, Estela Leite Meirelles
Ferreira, Beatriz Rossetti
dc.subject.por.fl_str_mv Febre Maculosa
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Aprendizagem por Associação
Materiais de Ensino
Epidemiologia
Fiebre Maculosa de las Montañas Rocosas
Educación en Salud
Tecnología Educacional
Aprendizaje por Asociación
Materiales de Enseñanza
Epidemiología
Rocky Mountain Spotted Fever
Health Education
Educational Technology
Association Learning
Teaching Materials
Epidemiology
topic Febre Maculosa
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Aprendizagem por Associação
Materiais de Ensino
Epidemiologia
Fiebre Maculosa de las Montañas Rocosas
Educación en Salud
Tecnología Educacional
Aprendizaje por Asociación
Materiales de Enseñanza
Epidemiología
Rocky Mountain Spotted Fever
Health Education
Educational Technology
Association Learning
Teaching Materials
Epidemiology
description Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa, para oferecer um método inovador de ensino. Método: estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas: análise e diagnóstico; planejamento instrucional, desenho didático, revisão e validação e produção da tecnologia. Resultados: a análise e diagnóstico foram obtidos a partir de experiências em atividades de educação e saúde para febre maculosa. No planejamento instrucional, definiu-se que a tecnologia seria apresentada em forma de Laboratório Interativo, com estações de aprendizagem. A produção do Laboratório foi realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por marceneiro, eletricista, artista plástico, dentre outros. O processo de revisão e validação foi subdividido em duas etapas: validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos do curso de enfermagem e pedagogia. Os resultados da validação de aparência e conteúdo mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis. Na validação semântica, o Laboratório foi avaliado de forma positiva pelos alunos. Conclusão: a trajetória percorrida para a construção do Laboratório Interativo sobre febre maculosa conferiu sustentação acadêmica e científica ao produto construído, oferecendo um recurso educativo inovador com potencial pedagógico que valoriza a aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193
10.1590/1518-8345.3678.3375
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3678.3375
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171881
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171882
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186193/171883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3375
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3375
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3375
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855689928704