Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394 |
Resumo: | This qualitative study aimed to find the values and principles steering health professionals' practice, in order to reach the values guiding humanization. The study took place between October and November 2005, when 17 professionals from a multiprofessional team at a hospital in the South of Brazil were interviewed in three different samples. The methodology used for comparative data analysis and interpretation was based on Grounded Theory, resulting in the creation of a theoretical model, guided by "humanizing care through the valuation of the human being". Data demonstrated that new competencies can be developed, which are capable of provoking a resignification of values and principles guiding humanization, with a view to reaching personal/professional accomplishments through work, allying technical and human skills in professional practice and experiencing humanized care. |
id |
USP-38_9afdc0288abd76fee7bc908be7f021be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2394 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúdeHumanizing care through the valuation of the human being: resignification of values and principles by health professionalsHumanizando el cuidado a través de la valorización del ser humano: resignificación de los valores y principios por los profesionales de saludpatient care teamprofessional-patient relationsnursingequipe de assistência ao pacienterelações profissional-pacienteenfermagemgrupo de atención al pacienterelaciones profesional-pacienteenfermeríaThis qualitative study aimed to find the values and principles steering health professionals' practice, in order to reach the values guiding humanization. The study took place between October and November 2005, when 17 professionals from a multiprofessional team at a hospital in the South of Brazil were interviewed in three different samples. The methodology used for comparative data analysis and interpretation was based on Grounded Theory, resulting in the creation of a theoretical model, guided by "humanizing care through the valuation of the human being". Data demonstrated that new competencies can be developed, which are capable of provoking a resignification of values and principles guiding humanization, with a view to reaching personal/professional accomplishments through work, allying technical and human skills in professional practice and experiencing humanized care.Estudo de abordagem qualitativa com o objetivo de buscar os significados dos valores e princípios que norteiam a prática dos profissionais da saúde, a fim de alcançar os valores que balizam a humanização. Participaram do estudo, realizado entre outubro e novembro de 2005, 17 profissionais da equipe multiprofissional de uma instituição hospitalar da Região Sul, entrevistados em três grupos amostrais. Para a análise comparativa e interpretação dos dados, foi utilizada a metodologia preconizada pela Teoria Fundamentada nos Dados, que resultou na construção de um modelo teórico, que teve como fio condutor "humanizando o cuidado pela valorização do ser humano". Os dados demonstraram que é possível desenvolver novas competências, capazes de provocar uma re-significação dos valores e princípios que balizam a humanização, visando o trabalho como realização pessoal/profissional, aliando competência técnica e humana na prática dos profissionais e vivenciando o cuidado humanizado.Estudio de aproximación cualitativa con objeto de buscar los significados de los valores y principios que dirigen la práctica de los profesionales en salud, con el fin de alcanzar los valores que conducen a la humanización. El estudio fue realizado entre octubre y noviembre de 2005, con la participación de 17 profesionales, entrevistados en tres muestras, del equipo multiprofesional de un hospital de la región sur de Brasil. Para el análisis comparativo e interpretación de los datos, fue utilizada la metodología preconizada por la Teoría Fundamentada en los Datos, resultando en la construcción de un modelo teórico, que tuvo como hilo conductor "humanizando el cuidado a través de la valorización del ser humano". Los datos demostraron que es posible desarrollar nuevas competencias, capaces de provocar una resignificación de los valores y principios que conducen a la humanización, visando el trabajo con realización personal/profesional, agregando la competencia técnica y humana en la practica de los profesionales y vivenciando el cuidado humanizado.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/239410.1590/S0104-11692007000100006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 34-41Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 34-41Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 34-411518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2644https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2645https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2646Backes, Dirce SteinKoerich, Magda SantosErdmann, Alacoque Lorenziniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:32:00Zoai:revistas.usp.br:article/2394Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:32Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde Humanizing care through the valuation of the human being: resignification of values and principles by health professionals Humanizando el cuidado a través de la valorización del ser humano: resignificación de los valores y principios por los profesionales de salud |
title |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
spellingShingle |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde Backes, Dirce Stein patient care team professional-patient relations nursing equipe de assistência ao paciente relações profissional-paciente enfermagem grupo de atención al paciente relaciones profesional-paciente enfermería |
title_short |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
title_full |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
title_fullStr |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
title_sort |
Humanizando o cuidado pela valorização do ser humano: re-significação de valores e princípios pelos profissionais da saúde |
author |
Backes, Dirce Stein |
author_facet |
Backes, Dirce Stein Koerich, Magda Santos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author_role |
author |
author2 |
Koerich, Magda Santos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Dirce Stein Koerich, Magda Santos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patient care team professional-patient relations nursing equipe de assistência ao paciente relações profissional-paciente enfermagem grupo de atención al paciente relaciones profesional-paciente enfermería |
topic |
patient care team professional-patient relations nursing equipe de assistência ao paciente relações profissional-paciente enfermagem grupo de atención al paciente relaciones profesional-paciente enfermería |
description |
This qualitative study aimed to find the values and principles steering health professionals' practice, in order to reach the values guiding humanization. The study took place between October and November 2005, when 17 professionals from a multiprofessional team at a hospital in the South of Brazil were interviewed in three different samples. The methodology used for comparative data analysis and interpretation was based on Grounded Theory, resulting in the creation of a theoretical model, guided by "humanizing care through the valuation of the human being". Data demonstrated that new competencies can be developed, which are capable of provoking a resignification of values and principles guiding humanization, with a view to reaching personal/professional accomplishments through work, allying technical and human skills in professional practice and experiencing humanized care. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394 10.1590/S0104-11692007000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2644 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2645 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2394/2646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 34-41 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 34-41 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 34-41 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444185468731392 |