Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982 |
Resumo: | OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea. |
id |
USP-38_9b71bd618ad0e99169eb297ce487a379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75982 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares Old age and elderly people: social representations of adolescent students Vejez y persona anciana: representaciones sociales de adolescentes escolares OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea. OBJETIVO: Conocer los elementos centrales de las representaciones sociales de adolescentes de una institución de enseñanza media pública sobre la persona anciana y la vejez. MÉTODO: Participaron 172 adolescentes, entre 14 e 19 años. Se aplicó la técnica de evocación libre de palabras a través de los términos inductores persona anciana y vejez. RESULTADOS: Los elementos centrales de las representaciones significativamente construidos para persona anciana fueron: respeto y desacato, 78; experiencia, 49; atención, 32; sabiduría, 23; fragilidad, 19. Para vejez fueron: enfermedad, 51; jubilación, 27; experiencia, 27; sabiduría, 19; arrugas, 17. Las representaciones sociales de los adolescentes están fuertemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos y sociales con aspectos positivos y negativos sobre la vejez. CONCLUSÍON: Se concluyó por la necesidad de realización de actividades de educación en salud participativas de manera a conducir los adolescentes a la crítica y reflexión sobre el envejecimiento y la condición del anciano en la sociedad contemporánea. OBJECTIVE: to know the main elements of social representations about elderly people and old age among adolescents at a public high school. METHOD: 172 adolescents between 14 and 19 years of age participated. The free evocation of words technique was applied through the terms elderly and old age. RESULTS: The main elements of the representations significantly designed for elderly people were: respect and disrespect, 78; experience, 49; care, 32; wisdom, 23; fragility, 19. For old age: disease, 51; retirement, 27; experience, 27; wisdom, 19; wrinkles, 17. The social representations of adolescents are strongly marked by physical, psychological and social aspects, with positive and negative aspects about old age. CONCLUSION: Participatory health education activities are needed to make adolescents critically reflect on and the condition of elderly people in contemporary society. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7598210.1590/S0104-11692013000300014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 750-757Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 750-757Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 750-7571518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79532https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79533https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79534Freitas, Maria Célia de Ferreira, Maria Assunção info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:51:39Zoai:revistas.usp.br:article/75982Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:51:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares Old age and elderly people: social representations of adolescent students Vejez y persona anciana: representaciones sociales de adolescentes escolares |
title |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
spellingShingle |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares Freitas, Maria Célia de |
title_short |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
title_full |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
title_fullStr |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
title_full_unstemmed |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
title_sort |
Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares |
author |
Freitas, Maria Célia de |
author_facet |
Freitas, Maria Célia de Ferreira, Maria Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maria Assunção |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Célia de Ferreira, Maria Assunção |
description |
OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982 10.1590/S0104-11692013000300014 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79532 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79533 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 750-757 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 750-757 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 750-757 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222849284177920 |