Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Célia de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Maria Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982
Resumo: OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea.
id USP-38_9b71bd618ad0e99169eb297ce487a379
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75982
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares Old age and elderly people: social representations of adolescent students Vejez y persona anciana: representaciones sociales de adolescentes escolares OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea. OBJETIVO: Conocer los elementos centrales de las representaciones sociales de adolescentes de una institución de enseñanza media pública sobre la persona anciana y la vejez. MÉTODO: Participaron 172 adolescentes, entre 14 e 19 años. Se aplicó la técnica de evocación libre de palabras a través de los términos inductores persona anciana y vejez. RESULTADOS: Los elementos centrales de las representaciones significativamente construidos para persona anciana fueron: respeto y desacato, 78; experiencia, 49; atención, 32; sabiduría, 23; fragilidad, 19. Para vejez fueron: enfermedad, 51; jubilación, 27; experiencia, 27; sabiduría, 19; arrugas, 17. Las representaciones sociales de los adolescentes están fuertemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos y sociales con aspectos positivos y negativos sobre la vejez. CONCLUSÍON: Se concluyó por la necesidad de realización de actividades de educación en salud participativas de manera a conducir los adolescentes a la crítica y reflexión sobre el envejecimiento y la condición del anciano en la sociedad contemporánea. OBJECTIVE: to know the main elements of social representations about elderly people and old age among adolescents at a public high school. METHOD: 172 adolescents between 14 and 19 years of age participated. The free evocation of words technique was applied through the terms elderly and old age. RESULTS: The main elements of the representations significantly designed for elderly people were: respect and disrespect, 78; experience, 49; care, 32; wisdom, 23; fragility, 19. For old age: disease, 51; retirement, 27; experience, 27; wisdom, 19; wrinkles, 17. The social representations of adolescents are strongly marked by physical, psychological and social aspects, with positive and negative aspects about old age. CONCLUSION: Participatory health education activities are needed to make adolescents critically reflect on and the condition of elderly people in contemporary society. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7598210.1590/S0104-11692013000300014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 750-757Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 750-757Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 750-7571518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79532https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79533https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79534Freitas, Maria Célia de Ferreira, Maria Assunção info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:51:39Zoai:revistas.usp.br:article/75982Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:51:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
Old age and elderly people: social representations of adolescent students
Vejez y persona anciana: representaciones sociales de adolescentes escolares
title Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
spellingShingle Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
Freitas, Maria Célia de
title_short Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
title_full Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
title_fullStr Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
title_full_unstemmed Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
title_sort Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares
author Freitas, Maria Célia de
author_facet Freitas, Maria Célia de
Ferreira, Maria Assunção
author_role author
author2 Ferreira, Maria Assunção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Célia de
Ferreira, Maria Assunção
description OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982
10.1590/S0104-11692013000300014
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000300014
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79532
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79533
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75982/79534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 3 (2013); 750-757
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 3 (2013); 750-757
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 3 (2013); 750-757
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222849284177920