Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/117369 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente. Métodos: estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo. Resultados: participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa. Conclusão: comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico. |
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Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental Educational intervention for collecting sputum for tuberculosis: a quasi-experimental study Intervención educativa para recolección de esputo de la tuberculosis: un estudio casi experimental Objetivo: avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente. Métodos: estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo. Resultados: participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa. Conclusão: comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico. Objective: to evaluate the quality of the sputum sample before and after the Nursing guidance to patients. Methods: this is a quasi-experimental research design, single group type, before and after, non-randomized study. The study enrolled patients with suspected pulmonary tuberculosis, respiratory symptomatic patients for over three weeks, aged over 18 years, of both genders and without tuberculosis history in the last two years. The educational intervention consisted of individualized guidance on the collection of sputum sample, which was based on the guidelines of the Ministry of Health of Brazil and on the explanatory folder delivery. Results: in this study participated 138 patients with suspected pulmonary tuberculosis. The results showed significant increase of the samples with purulent particles, volume greater than 5 mL and increased rate of patients diagnosed with tuberculosis, after the educational intervention. Conclusion: it was shown that after the educational intervention, it was observed sputum samples with better quality, with satisfactory aspect and volume for the effectiveness of the bacilloscopic examination. Objetivo: evaluar la calidad de la muestra de esputo antes y después de las orientaciones de Enfermería al paciente. Métodos: de estudio con diseño de investigación casi experimental, del tipo grupo único, antes y después, no aleatorio. Participaron del estudio pacientes con sospecha de tuberculosis pulmonar, sintomáticos respiratorios por más de 3 semanas, mayores de 18 años, de los dos sexos y sin antecedente de tuberculosis en los últimos dos años. La intervención educativa consistió en orientaciones individualizadas sobre la recolección de la muestra de esputo, fundamentadas en las directrices del Ministerio de la Salud de Brasil y en la entrega de folder explicativo. Resultados: participaron 138 pacientes con sospecha de tuberculosis pulmonar. Los resultados evidenciaron un importante aumento de las muestras con partículas purulentas, volumen mayor que 5mL y aumento en la tasa de pacientes diagnosticados con tuberculosis, después de la intervención educativa. Conclusión: se comprobó que, después de la intervención educativa, se obtuvieron muestras de esputo con mejor calidad, con aspecto y volumen satisfactorios para efectividad del examen de baciloscopía. Universidade de São Paulo. 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