Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis, Margarita Antonia Villar
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Moala, Fernando Antonio, Évora, Yolanda Dora Martinez, Scochi, Carmen Gracinda Silvan, Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16042
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a opinião dos alunos do primeiro ano de graduação em Enfermagem sobre a disciplina Informática Aplicada à Saúde. Os dados foram coletados através de um questionário com questões abertas e fechadas aplicadas em três anos consecutivos (1989, 1990, 1991). Os resultados mostraram que é importante a permanência da disciplina no Curso de Graduação em Enfermagem. As expectativas dos alunos relacionaram-se com a necessidade de familiarizarem-se com o computador. As críticas mencionadas foram quanto a necessidade de maior tempo e mais equipamentos para efetivar o processo de aprendizagem.
id USP-38_a1bff1f90bfa0b3b931b2aaba3995396
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16042
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagemEvaluation of a discipline on informatics by nursing undergraduate studentsEvaluación de una disciplina de informática por estudiantes de pregrado de enfermeríaenfermagemensinoinformáticaenfermeríainformáticaenseñanzanursinginformaticsteachingEste estudo teve como objetivo investigar a opinião dos alunos do primeiro ano de graduação em Enfermagem sobre a disciplina Informática Aplicada à Saúde. Os dados foram coletados através de um questionário com questões abertas e fechadas aplicadas em três anos consecutivos (1989, 1990, 1991). Os resultados mostraram que é importante a permanência da disciplina no Curso de Graduação em Enfermagem. As expectativas dos alunos relacionaram-se com a necessidade de familiarizarem-se com o computador. As críticas mencionadas foram quanto a necessidade de maior tempo e mais equipamentos para efetivar o processo de aprendizagem.Este estudio tuvo el objetivo de investigar la opinión de los alumnos de primer año del Curso de Pre-Grado en Enfermería, respecto a la asignatura "Informática Aplicada a la Salud". Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, aplicado en tres años consecutivos (1989, 1990, 1991). Los resultados han evidenciado que es importante mantener esa asignatura en el Curso de Pre-Grado en Enfermería. Las expectativas de los alumnos están relacionadas con la necesidad de familiarizarse con el computador. Las críticas mencionadas se refieren a solicitudes de más tiempo y equipamientos para hacer efectivo el proceso de aprendizaje.This study was undertaken to investigate the opinion of nursing undergraduate students of the first year about the discipline "Informatic applied to health". Data were collected using a questionnaire with open and closed questions applied through three consecutive years (1989, 1990 and 1991). The results showed that undergraduate students considered this course important. Student's expectations were related to the necessity to get familiar with computers. The mentioned critiques were related to the necessity of more time and equipments to support a better learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1604210.1590/S0104-11691995000200006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 69-82Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 69-82Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 69-821518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16042/17612Luis, Margarita Antonia VillarMoala, Fernando AntonioÉvora, Yolanda Dora MartinezScochi, Carmen Gracinda SilvanRodrigues, Rosalina Aparecida Partezaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:44:11Zoai:revistas.usp.br:article/16042Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:44:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
Evaluation of a discipline on informatics by nursing undergraduate students
Evaluación de una disciplina de informática por estudiantes de pregrado de enfermería
title Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
spellingShingle Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
Luis, Margarita Antonia Villar
enfermagem
ensino
informática
enfermería
informática
enseñanza
nursing
informatics
teaching
title_short Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
title_full Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
title_fullStr Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
title_sort Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem
author Luis, Margarita Antonia Villar
author_facet Luis, Margarita Antonia Villar
Moala, Fernando Antonio
Évora, Yolanda Dora Martinez
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
author_role author
author2 Moala, Fernando Antonio
Évora, Yolanda Dora Martinez
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis, Margarita Antonia Villar
Moala, Fernando Antonio
Évora, Yolanda Dora Martinez
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
ensino
informática
enfermería
informática
enseñanza
nursing
informatics
teaching
topic enfermagem
ensino
informática
enfermería
informática
enseñanza
nursing
informatics
teaching
description Este estudo teve como objetivo investigar a opinião dos alunos do primeiro ano de graduação em Enfermagem sobre a disciplina Informática Aplicada à Saúde. Os dados foram coletados através de um questionário com questões abertas e fechadas aplicadas em três anos consecutivos (1989, 1990, 1991). Os resultados mostraram que é importante a permanência da disciplina no Curso de Graduação em Enfermagem. As expectativas dos alunos relacionaram-se com a necessidade de familiarizarem-se com o computador. As críticas mencionadas foram quanto a necessidade de maior tempo e mais equipamentos para efetivar o processo de aprendizagem.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16042
10.1590/S0104-11691995000200006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16042
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691995000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16042/17612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 69-82
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 69-82
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 69-82
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846321950720