Violência física como prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692006000600004 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371 |
Resumo: | Estudo descritivo e correlacional, realizado em um hospital de ensino, em 2004, objetivando conhecer se, dentro do contexto de violência doméstica, os pais utilizam a violência física como prática educativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada para caracterizar a população, e situações do cotidiano familiar para identificar a atitude dos pais no processo de educação. Resultados: A situação de maior vulnerabilidade para o uso de violência física foi a de desobediência às ordens pré-determinadas (40%), seguida pela situação na qual a criança furta algo, com 31,7% dos casos. Foi significante (p= 0,020) o uso da violência física como prática disciplinadora, associado ao desemprego. Quarenta por cento da população afirma impor sua vontade sobre seu filho, e 57% ter apanhado de seus pais em situações de impor limites. Julga-se importante o conhecimento e a reflexão dos fatores que envolvem a violência doméstica, para alicerçar programas de prevenção e que sejam capazes de gerar uma consciência coletiva. |
id |
USP-38_a36e9c4580fbd856412a5fa7e4d8b9a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2371 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Violência física como prática educativaViolencia física como práctica educativaPhysical violence as educational practiceviolência domésticamaus-tratos infantisenfermagem pediátricaviolencia domésticamaltrato a los niñosenfermería pediátricadomestic violencechild abusepediatric nursingEstudo descritivo e correlacional, realizado em um hospital de ensino, em 2004, objetivando conhecer se, dentro do contexto de violência doméstica, os pais utilizam a violência física como prática educativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada para caracterizar a população, e situações do cotidiano familiar para identificar a atitude dos pais no processo de educação. Resultados: A situação de maior vulnerabilidade para o uso de violência física foi a de desobediência às ordens pré-determinadas (40%), seguida pela situação na qual a criança furta algo, com 31,7% dos casos. Foi significante (p= 0,020) o uso da violência física como prática disciplinadora, associado ao desemprego. Quarenta por cento da população afirma impor sua vontade sobre seu filho, e 57% ter apanhado de seus pais em situações de impor limites. Julga-se importante o conhecimento e a reflexão dos fatores que envolvem a violência doméstica, para alicerçar programas de prevenção e que sejam capazes de gerar uma consciência coletiva.This descriptive and correlational study, carried out at a teaching hospital in 2004, aimed to get to know if, in the context of domestic violence, parents use physical violence as an educational practice. Semistructured interviews were used to characterize the population, and situations of daily family life to identify parents' attitude in the education process. Results: the most vulnerable situation to use physical punishment was disobedience to parents' predetermined orders (40%), followed by the situation when the child steals something (31.7%). The use of physical violence as a disciplinary practice was significant (p=0.020), associated with unemployment. Forty percent of the population reported they imposed their will on their child, and 57% mentioned they had been physically punished by their parents in limit-imposing situations. Knowledge and reflection on factors involving domestic violence are very important to consolidate prevention programs and which could generate a collective consciousness.Estudio descriptivo y correlacional realizado en un hospital de enseñanza, en 2004, con el objetivo de conocer, si dentro del contexto de violencia doméstica, los padres utilizan la violencia física como práctica educativa. Se utilizó una entrevista semi-estructurada para caracterizar la población y situaciones del cotidiano familiar para identificar la actitud de los padres en el proceso de educación. Resultados: la situación donde hubo gran vulnerabilidad para el uso de la violencia física fue la de desobediencia a órdenes preestablecidas (40%), acompañada por la situación donde el niño hurta cualquier cosa, con el 31.7% de los casos. Fue significante (p= 0.020) el uso de la violencia física como práctica disciplinadora, asociada al desempleo. El 40% de la población afirmó imponer su voluntad sobre el hijo, y el 57% de haber sido físicamente punido por sus padres en situaciones para imponer límites. Es importante el conocimiento y la reflexión sobre los factores involucrados en la violencia doméstica, para consolidar programas de prevención que sean capaces de generar una conciencia colectiva.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/237110.1590/S0104-11692006000600004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 6 (2006); 849-856Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 6 (2006); 849-856Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 6 (2006); 849-8561518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2577https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2578https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2579Carmo, Carolina Jacomini doHarada, Maria de Jesus C. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:15:49Zoai:revistas.usp.br:article/2371Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:15:49Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência física como prática educativa Violencia física como práctica educativa Physical violence as educational practice |
title |
Violência física como prática educativa |
spellingShingle |
Violência física como prática educativa Violência física como prática educativa Carmo, Carolina Jacomini do violência doméstica maus-tratos infantis enfermagem pediátrica violencia doméstica maltrato a los niños enfermería pediátrica domestic violence child abuse pediatric nursing Carmo, Carolina Jacomini do violência doméstica maus-tratos infantis enfermagem pediátrica violencia doméstica maltrato a los niños enfermería pediátrica domestic violence child abuse pediatric nursing |
title_short |
Violência física como prática educativa |
title_full |
Violência física como prática educativa |
title_fullStr |
Violência física como prática educativa Violência física como prática educativa |
title_full_unstemmed |
Violência física como prática educativa Violência física como prática educativa |
title_sort |
Violência física como prática educativa |
author |
Carmo, Carolina Jacomini do |
author_facet |
Carmo, Carolina Jacomini do Carmo, Carolina Jacomini do Harada, Maria de Jesus C. S. Harada, Maria de Jesus C. S. |
author_role |
author |
author2 |
Harada, Maria de Jesus C. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Carolina Jacomini do Harada, Maria de Jesus C. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violência doméstica maus-tratos infantis enfermagem pediátrica violencia doméstica maltrato a los niños enfermería pediátrica domestic violence child abuse pediatric nursing |
topic |
violência doméstica maus-tratos infantis enfermagem pediátrica violencia doméstica maltrato a los niños enfermería pediátrica domestic violence child abuse pediatric nursing |
description |
Estudo descritivo e correlacional, realizado em um hospital de ensino, em 2004, objetivando conhecer se, dentro do contexto de violência doméstica, os pais utilizam a violência física como prática educativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada para caracterizar a população, e situações do cotidiano familiar para identificar a atitude dos pais no processo de educação. Resultados: A situação de maior vulnerabilidade para o uso de violência física foi a de desobediência às ordens pré-determinadas (40%), seguida pela situação na qual a criança furta algo, com 31,7% dos casos. Foi significante (p= 0,020) o uso da violência física como prática disciplinadora, associado ao desemprego. Quarenta por cento da população afirma impor sua vontade sobre seu filho, e 57% ter apanhado de seus pais em situações de impor limites. Julga-se importante o conhecimento e a reflexão dos fatores que envolvem a violência doméstica, para alicerçar programas de prevenção e que sejam capazes de gerar uma consciência coletiva. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371 10.1590/S0104-11692006000600004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692006000600004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2577 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2578 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2371/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 6 (2006); 849-856 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 6 (2006); 849-856 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 6 (2006); 849-856 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822183144993849344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692006000600004 |