Efeito de uma intervenção educativa para o aleitamento materno: ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Erdnaxela Fernandes do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pina-Oliveira, Alfredo Almeida, Shimo, Antonieta Keiko Kakuda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186135
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção educativa para aleitamento materno no aconselhamento às puérperas. Método: trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado com 104 puérperas (grupo intervenção = 52 e grupo controle = 52) de um hospital privado, cuja intervenção educativa foi fundamentada na teoria pragmática e no emprego de tecnologias leve-dura denominada “Kit Educativo para Aleitamento Materno” (KEAM). As puérperas foram monitoradas até 60 dias após o nascimento do bebê. Utilizaram-se o teste de Qui-Quadrado, o Teste Exato de Fischer, a Equação de Estimativa Generalizada e o nível de significância de 5% (p-valor <0.05). As análises foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences versão 24. Resultados: puérperas do grupo intervenção apresentaram menores dificuldades na amamentação e maior percentual de aleitamento materno exclusivo em qualquer tempo observado quando comparado ao grupo controle. Conclusão: a intervenção educativa baseada em metodologias ativas e recursos instrucionais estimulantes foi efetiva para desenvolver maior domínio prático das puérperas na adesão e na manutenção do aleitamento materno exclusivo. Registro REBEC RBR-8p9v7v.
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spelling Efeito de uma intervenção educativa para o aleitamento materno: ensaio clínico randomizadoEffect of a breastfeeding educational intervention: a randomized controlled trialEfecto de una intervención educativa sobre lactancia materna: un ensayo clínico aleatorizadoPuerpérioSaúde da MulherAleitamento MaternoEducação em SaúdeTecnologia BiomédicaEnfermagem ObstétricaPeriodo PospartoSalud de la MujerLactancia MaternaEducación en SaludTecnologia BiomédicaEnfermería ObstétricaPostpartum PeriodWomen's HealthBreast FeedingHealth EducationBiomedical TechnologyObstetric NursingObjetivo: avaliar o efeito de uma intervenção educativa para aleitamento materno no aconselhamento às puérperas. Método: trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado com 104 puérperas (grupo intervenção = 52 e grupo controle = 52) de um hospital privado, cuja intervenção educativa foi fundamentada na teoria pragmática e no emprego de tecnologias leve-dura denominada “Kit Educativo para Aleitamento Materno” (KEAM). As puérperas foram monitoradas até 60 dias após o nascimento do bebê. Utilizaram-se o teste de Qui-Quadrado, o Teste Exato de Fischer, a Equação de Estimativa Generalizada e o nível de significância de 5% (p-valor <0.05). As análises foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences versão 24. Resultados: puérperas do grupo intervenção apresentaram menores dificuldades na amamentação e maior percentual de aleitamento materno exclusivo em qualquer tempo observado quando comparado ao grupo controle. Conclusão: a intervenção educativa baseada em metodologias ativas e recursos instrucionais estimulantes foi efetiva para desenvolver maior domínio prático das puérperas na adesão e na manutenção do aleitamento materno exclusivo. Registro REBEC RBR-8p9v7v.Objetivo: evaluar el efecto de una intervención educativa sobre lactancia materna en el asesoramiento de mujeres puérperas. Método: se trata de un ensayo clínico controlado y aleatorizado con 104 puérperas (grupo de intervención = 52 y grupo de control = 52) de un hospital privado, cuya intervención educativa se basó en la teoría pragmática y en el uso de la tecnología blanda-dura llamada “Kit educativo sobre lactancia materna” (KELM). Las puérperas fueron monitoreadas hasta 60 días después del nacimiento del bebé. Se utilizó la prueba de Chi-cuadrado, la prueba exacta de Fischer, la ecuación de estimación generalizada y un nivel de significancia del 5% (valor p<0,05) Los análisis se llevaron a cabo en el Statistical Package for the Social Sciences versión 24. Resultados: las mujeres puérperas del grupo de intervención presentaron menos dificultades para amamantar y un mayor porcentaje de lactancia materna exclusiva en cualquier momento observado en comparación con el grupo de control Conclusión: la intervención educativa basada en metodologías activas y recursos instructivos estimulantes fue eficaz para desarrollar un mayor dominio práctico por parte de las puérperas en la adopción de la práctica y el hábito de la lactancia materna exclusiva. Registro REBEC RBR-8p9v7v.Objective: to assess the effect of a breastfeeding educational intervention on the counseling provided to postpartum women. Method: this is a randomized controlled trial including 104 postpartum women (intervention group = 52 and control group = 52) from a private hospital, whose educational intervention was based on the pragmatic theory and on the use of a soft-hard technology called Breastfeeding Educational Kit (Kit Educativo para Aleitamento Materno, KEAM). Women were followed-up for up to 60 days after childbirth. Chi-Squared Test, Fischer’s Exact Test, and Generalized Estimating Equation were used, with a significance level of 5% (p-value <0.05). The analyses were performed using the Statistical Package for the Social Sciences, version 24. Results: the postpartum women in the intervention group had fewer breastfeeding difficulties and a higher percentage of exclusive breastfeeding at all time points compared with those in the control group. Conclusion: the educational intervention based on active methodologies and stimulating instructional resources was effective in developing greater practical mastery among postpartum women with regard to adherence and maintenance of exclusive breastfeeding. Registry REBEC RBR – 8p9v7v.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18613510.1590/1518-8345.3081.3335Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3335Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3335Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33351518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186135/171852https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186135/171853https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186135/171854Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Erdnaxela Fernandes do CarmoPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaShimo, Antonieta Keiko Kakuda 2021-05-24T22:01:29Zoai:revistas.usp.br:article/186135Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-24T22:01:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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