Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Bruna Moreno, Beltran, Martha Patricia Bejarano, Gualdrón, Lucy Marcela Vesga, Pérez, Taycia Ramírez, Aguilar, Germania Marivel Vargas, Ponce, Rudi Amalia Loli, Valdivia, Angela Rocio Cornejo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232
Resumo: Objetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões.
id USP-38_ab3a47a7a83109b5cfa99902ec238f96
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204232
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagemConceptos y temas relacionados a la salud de los adolescentes en la formación en enfermeríaConcepts and issues related to adolescent health in nursing educationAdolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource TrainingSalud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en SaludSaúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeObjetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões.Objetivo: analizar la estructura de los programas de enseñanza y los contenidos del componente de salud y desarrollo del adolescente en la formación de los estudiantes de enfermería. Método: estudio observacional descriptivo, realizado en Colombia, Ecuador y Perú. Se aplicó el Instrumento para (auto)evaluar el componente de salud y desarrollo del adolescente en la formación de pregrado de los proveedores de salud. Se utilizaron estadísticas descriptivas. Resultados: participaron 95 escuelas (84,1% del total). De los docentes encargados de la enseñanza de la salud de los adolescentes, el 31,6% no tenía formación específica en la materia y el 18,9% no tenía formación en el ámbito de la educación/pedagogía. Los principales temas que podrían incorporarse a la formación son: comportamiento, identidad de género y orientación sexual, bullying y cyberbullying, uso de las tecnologías digitales, violencia en el noviazgo, paternidad y retraso puberal. Conclusión: el profesorado tiene una formación limitada en temas pedagógicos/educativos y en temas específicos de la salud del adolescente. El plan de estudios debe actualizarse con contenidos del desarrollo y salud del adolescente, incluir conocimientos sobre las leyes y políticas, y ampliar la capacidad de las enfermeras para generar, analizar y utilizar datos para la toma de decisiones.Objective: analyze the structure of teaching programs and contents of the adolescent health and its development in nursing education. Method: descriptive observational study conducted in Colombia, Ecuador and Peru. Data was collected by the Instrument for (self-)evaluation of the adolescent health and development component in undergraduate nursing programs, and investigated using descriptive statistics. Results: A total of 95 nursing schools participated in the study (84.1% of the total). Of the faculty responsible for teaching contents relating to adolescent health, 31.6% had no specific training on the topic and 18.9% had no educational/pedagogical training. Behavior, gender identity and sexual orientation, bullying and cyberbullying, use of digital technologies, partner violence, parenting, and pubertal delay were the main topics which could be incorporated into nursing education. Conclusion: the faculty of the schools analyzed have limited education in pedagogical/educational topics and specific adolescent health issues. Curricula should be updated, including knowledge of laws and policies, thus expanding nurses’ ability to generate, analyze and use data for decision making.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20423210.1590/1518-8345.6166.3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e36521518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187831https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187832https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187834https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCassiani, Silvia Helena De Bortoli Dias, Bruna Moreno Beltran, Martha Patricia Bejarano Gualdrón, Lucy Marcela Vesga Pérez, Taycia Ramírez Aguilar, Germania Marivel Vargas Ponce, Rudi Amalia Loli Valdivia, Angela Rocio Cornejo 2022-11-08T12:46:29Zoai:revistas.usp.br:article/204232Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-08T12:46:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
Conceptos y temas relacionados a la salud de los adolescentes en la formación en enfermería
Concepts and issues related to adolescent health in nursing education
title Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
spellingShingle Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training
Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
title_short Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
title_full Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
title_fullStr Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
title_full_unstemmed Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
title_sort Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
author Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author_facet Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Dias, Bruna Moreno
Beltran, Martha Patricia Bejarano
Gualdrón, Lucy Marcela Vesga
Pérez, Taycia Ramírez
Aguilar, Germania Marivel Vargas
Ponce, Rudi Amalia Loli
Valdivia, Angela Rocio Cornejo
author_role author
author2 Dias, Bruna Moreno
Beltran, Martha Patricia Bejarano
Gualdrón, Lucy Marcela Vesga
Pérez, Taycia Ramírez
Aguilar, Germania Marivel Vargas
Ponce, Rudi Amalia Loli
Valdivia, Angela Rocio Cornejo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Dias, Bruna Moreno
Beltran, Martha Patricia Bejarano
Gualdrón, Lucy Marcela Vesga
Pérez, Taycia Ramírez
Aguilar, Germania Marivel Vargas
Ponce, Rudi Amalia Loli
Valdivia, Angela Rocio Cornejo
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training
Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
topic Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training
Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
description Objetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232
10.1590/1518-8345.6166.3652
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6166.3652
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187831
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187832
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187834
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3652
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856950317056