Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232 |
Resumo: | Objetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões. |
id |
USP-38_ab3a47a7a83109b5cfa99902ec238f96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/204232 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagemConceptos y temas relacionados a la salud de los adolescentes en la formación en enfermeríaConcepts and issues related to adolescent health in nursing educationAdolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource TrainingSalud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en SaludSaúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeObjetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões.Objetivo: analizar la estructura de los programas de enseñanza y los contenidos del componente de salud y desarrollo del adolescente en la formación de los estudiantes de enfermería. Método: estudio observacional descriptivo, realizado en Colombia, Ecuador y Perú. Se aplicó el Instrumento para (auto)evaluar el componente de salud y desarrollo del adolescente en la formación de pregrado de los proveedores de salud. Se utilizaron estadísticas descriptivas. Resultados: participaron 95 escuelas (84,1% del total). De los docentes encargados de la enseñanza de la salud de los adolescentes, el 31,6% no tenía formación específica en la materia y el 18,9% no tenía formación en el ámbito de la educación/pedagogía. Los principales temas que podrían incorporarse a la formación son: comportamiento, identidad de género y orientación sexual, bullying y cyberbullying, uso de las tecnologías digitales, violencia en el noviazgo, paternidad y retraso puberal. Conclusión: el profesorado tiene una formación limitada en temas pedagógicos/educativos y en temas específicos de la salud del adolescente. El plan de estudios debe actualizarse con contenidos del desarrollo y salud del adolescente, incluir conocimientos sobre las leyes y políticas, y ampliar la capacidad de las enfermeras para generar, analizar y utilizar datos para la toma de decisiones.Objective: analyze the structure of teaching programs and contents of the adolescent health and its development in nursing education. Method: descriptive observational study conducted in Colombia, Ecuador and Peru. Data was collected by the Instrument for (self-)evaluation of the adolescent health and development component in undergraduate nursing programs, and investigated using descriptive statistics. Results: A total of 95 nursing schools participated in the study (84.1% of the total). Of the faculty responsible for teaching contents relating to adolescent health, 31.6% had no specific training on the topic and 18.9% had no educational/pedagogical training. Behavior, gender identity and sexual orientation, bullying and cyberbullying, use of digital technologies, partner violence, parenting, and pubertal delay were the main topics which could be incorporated into nursing education. Conclusion: the faculty of the schools analyzed have limited education in pedagogical/educational topics and specific adolescent health issues. Curricula should be updated, including knowledge of laws and policies, thus expanding nurses’ ability to generate, analyze and use data for decision making.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20423210.1590/1518-8345.6166.3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e36521518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187831https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187832https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187834https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCassiani, Silvia Helena De Bortoli Dias, Bruna Moreno Beltran, Martha Patricia Bejarano Gualdrón, Lucy Marcela Vesga Pérez, Taycia Ramírez Aguilar, Germania Marivel Vargas Ponce, Rudi Amalia Loli Valdivia, Angela Rocio Cornejo 2022-11-08T12:46:29Zoai:revistas.usp.br:article/204232Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-08T12:46:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem Conceptos y temas relacionados a la salud de los adolescentes en la formación en enfermería Concepts and issues related to adolescent health in nursing education |
title |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
spellingShingle |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem Cassiani, Silvia Helena De Bortoli Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
title_short |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
title_full |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
title_fullStr |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
title_sort |
Conceitos e temas relacionados à saúde do adolescente na formação em enfermagem |
author |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author_facet |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli Dias, Bruna Moreno Beltran, Martha Patricia Bejarano Gualdrón, Lucy Marcela Vesga Pérez, Taycia Ramírez Aguilar, Germania Marivel Vargas Ponce, Rudi Amalia Loli Valdivia, Angela Rocio Cornejo |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Bruna Moreno Beltran, Martha Patricia Bejarano Gualdrón, Lucy Marcela Vesga Pérez, Taycia Ramírez Aguilar, Germania Marivel Vargas Ponce, Rudi Amalia Loli Valdivia, Angela Rocio Cornejo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli Dias, Bruna Moreno Beltran, Martha Patricia Bejarano Gualdrón, Lucy Marcela Vesga Pérez, Taycia Ramírez Aguilar, Germania Marivel Vargas Ponce, Rudi Amalia Loli Valdivia, Angela Rocio Cornejo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
topic |
Adolescent Health; Nursing; Curriculum; Education, Nursing, Diploma Programs; Teaching; Health Human Resource Training Salud del Adolescente; Enfermería; Programas de Estudio; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Saúde do Adolescente; Enfermagem; Programas de Estudo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
description |
Objetivo: analisar a estrutura dos programas de ensino e os conteúdos do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na formação dos estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional descritivo, realizado na Colômbia, Equador e Peru. Aplicou-se o Instrumento de (auto)avaliação do componente Saúde e Desenvolvimento do Adolescente na graduação de profissionais de saúde. Utilizou-se estatística descritiva. Resultados: 95 Escolas de Enfermagem participaram (84,1% do total). Dos professores responsáveis pelo ensino da saúde dos adolescentes, 31,6% não tinham formação específica na matéria e 18,9% não tinham formação no campo da educação/pedagogia. Estes são os principais tópicos que poderiam ser incorporados à formação: comportamento, identidade de gênero e orientação sexual, bullying e cyberbullying, uso de tecnologias digitais, violência entre parceiros, paternidade adolescente e puberdade tardia. Conclusão: os professores têm formação limitada em questões pedagógicas/educacionais e em temas específicos da saúde dos adolescentes. O currículo precisa ser atualizado com conteúdos relacionados a saúde e desenvolvimento dos adolescentes; deve-se incluir conhecimento de leis e políticas e expandir a capacidade dos profissionais de enfermagem para que possam gerar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232 10.1590/1518-8345.6166.3652 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.6166.3652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187831 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187832 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204232/187834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3652 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3652 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856950317056 |