Satisfação dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fabiana Cruz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Flório, Flávia Martão, Zanin, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/1518-8345.3037.3223
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184983
Resumo: Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento nos Centros de Atenção Psicssocial e sua associação com fatores clínicos e sociodemográficos. Método: este estudo transversal foi realizado com 55 usuários de 5 Centros de Atenção Psicossocial. As características sociodemográficas e clínicas foram obtidas por uma entrevista estruturada individual. Para a coleta de dados foi utilizada a versão abreviada da Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). Resultados: foram analisados descritivamente e para análise das associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos e a média para o grau de satisfação foi de 4,56 (±0,45). Usuários com menor escolaridade (ensino fundamental) apresentaram 5 vezes mais chance de terem menor satisfação (p<0,05). Usuários com frequência de acompanhamento intensivo apresentaram 5 vezes mais chance de apresentarem menor satisfação do que os usuários que recebem acompanhamento mensal (p<0,05). Conclusão: a maioria dos usuários se encontram satisfeitos com o atendimento e fatores como baixa escolaridade e maior frequência de acompanhamento influenciaram a satisfação.
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As características sociodemográficas e clínicas foram obtidas por uma entrevista estruturada individual. Para a coleta de dados foi utilizada a versão abreviada da Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). Resultados: foram analisados descritivamente e para análise das associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos e a média para o grau de satisfação foi de 4,56 (±0,45). Usuários com menor escolaridade (ensino fundamental) apresentaram 5 vezes mais chance de terem menor satisfação (p<0,05). Usuários com frequência de acompanhamento intensivo apresentaram 5 vezes mais chance de apresentarem menor satisfação do que os usuários que recebem acompanhamento mensal (p<0,05). Conclusão: a maioria dos usuários se encontram satisfeitos com o atendimento e fatores como baixa escolaridade e maior frequência de acompanhamento influenciaram a satisfação. Objetivo: evaluar la satisfacción de los usuarios con la asistencia en los Centros de Atención Psicosocial y su asociación con factores clínicos y sociodemográficos. Método: este estudio transversal se realizó con 55 usuarios de 5 Centros de Atención Psicosocial. Las características sociodemográficas y clínicas se obtuvieron a través de una entrevista individual estructurada. Para la recolección de datos se utilizó la versión abreviada de la Escala de Satisfacción de Servicios de Salud Mental (SATIS-BR). Resultados: se analizaron los datos descriptivamente y para el análisis de las asociaciones se ajustaron modelos de regresión logística simple y múltiple, estimando los odds ratio brutos y ajustados, con los respectivos intervalos de confianza del 95%. Resultados: la edad media de la muestra fue de 40,1 (±12,4) años y la media del grado de satisfacción fue de 4,56 (±0,45). Los usuarios con menos años de escolaridad (escuela primaria) tuvieron 5 veces más probabilidades de tener menos satisfacción (p<0,05). Los usuarios con frecuencia de monitoreo intensivo fueron 5 veces más propensos a tener menos satisfacción que los usuarios que reciben monitoreo mensual (p<0.05). Conclusión: la mayoría de los usuarios están satisfechos con el servicio y factores como la baja educación y la mayor frecuencia de seguimiento influyen en la satisfacción. Objective: evaluate the satisfaction of users with the care provided at the Psychosocial Care Centers and its association with clinical and sociodemographic factors. Method: this cross-sectional study was conducted with 55 users from 5 Psychosocial Care Centers. The sociodemographic and clinical characteristics were obtained through an individual structured interview. The abbreviated version of the Mental Health Services Satisfaction Scale (SATIS-BR) was used for data collection. Results: were descriptively analyzed and simple and multiple logistic regression models were adjusted for analysis of associations, estimating the gross and adjusted odds ratio, with the respective confidence intervals of 95%. Results: the age average of the sample was 40.1 (±12.4) years and the degree of satisfaction average was 4.56 (±0.45). Users with less education (primary school) had 5 times more chance of having less satisfaction (p<0.05). Users with frequency of intensive monitoring were 5 times more likely to have less satisfaction than users who receive monthly monitoring (p<0.05). Conclusion: the majority of users are satisfied with the service and factors such as low education and higher frequency of monitoring influenced the satisfaction. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18498310.1590/1518-8345.3037.3223Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3223Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3223Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e32231518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184983/171148https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184983/171146https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184983/171147Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fabiana Cruz Flório, Flávia Martão Zanin, Luciane 2021-04-28T17:27:31Zoai:revistas.usp.br:article/184983Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-28T17:27:31Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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