A concepção de loucura e do seu tratamento entre os trabalhadores de saúde mental de uma instituição prestadora de serviço em nível secundário de atenção;;
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1267 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de loucura e do seu tratamento entre os trabalhadores de saúde mental de uma instituição prestadora de serviço em nível secundário de atenção e a visão destes sobre o tratamento oferecido pela instituição. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da equipe de saúde mental. Através da análise dos discursos foram observadas diversas formas de conceber a loucura sendo divididas em dois grupos: um que reproduz o saber científico (ligadas as diversas correntes de pensamento da área) e outro que reproduz o saber advindo da prática. Este último apresenta uma visão social da loucura uma vez que ela é vista como produto das desigualdades sociais. Encontramos também a visão de periculosidade do doente mental em três categorias entrevistadas. |
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A concepção de loucura e do seu tratamento entre os trabalhadores de saúde mental de uma instituição prestadora de serviço em nível secundário de atenção;;The conception of madness and its treatment to mental health workers from a second level service institutionLa concepción de locura y de su tratamiento, en los trabajadores de salud mental de una instituciónconcepção de loucurasaúde mentalconcepción de la locurasalud mentalmadness conceptionmental healthO presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de loucura e do seu tratamento entre os trabalhadores de saúde mental de uma instituição prestadora de serviço em nível secundário de atenção e a visão destes sobre o tratamento oferecido pela instituição. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da equipe de saúde mental. Através da análise dos discursos foram observadas diversas formas de conceber a loucura sendo divididas em dois grupos: um que reproduz o saber científico (ligadas as diversas correntes de pensamento da área) e outro que reproduz o saber advindo da prática. Este último apresenta uma visão social da loucura uma vez que ela é vista como produto das desigualdades sociais. Encontramos também a visão de periculosidade do doente mental em três categorias entrevistadas.This paper aims at analyzing madness, as considered by mental health care workers from a second level service institution, and how they see the therapy offered by the organization. A research was conducted through semi-structured interviews with mental health care workers. Speech analysis allowed to observe various forms of acquiring madness, divided in two groups: one which reproduces scientific knoledge (linked to the different lines of thought in the area) and the other, that reproduces knowledge acquired through practice. This last group enables a social view of madness, which is a result of social differences. Authors also found the dangerousness of the mentally sick, split in three categories.El presente trabajo tuvo por objetivo analizar las concepciones de la locura y su tratamiento, considerando los trabajadores de la salud mental que se desempeñan en una institución prestadora de servicios a nivel secundario, y la visión de éstos sobre el tratamiento que les es dado por la propia institución. La investigación empírica fue realizada a través de entrevistas semi-estructuradas, con los discursos fueron observadas diversas formas de concebir la locura, fueron divididas en dos grupos: uno que reproduce el saber científico (vinculado a las diversas corrientes de pensamiento en el área) y otro que reproduce el saber oriundo de la práctica. Este último presenta una visión social de la locura, dado que ésta es un producto de las desigualdades sociales. Encontramos también la visión de la peligrosidad del enfermo mental, en tres categorías entrevistadas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/126710.1590/S0104-11691997000500008Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 (1997): Número Especial; 59-68Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 (1997): Número Especial; 59-68Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 (1997): Número Especial; 59-681518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1267/1290Pugin, Valéria MastrangeBarbério, Yolanda C.Filizola, Carmem Lúcia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T12:58:53Zoai:revistas.usp.br:article/1267Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T12:58:53Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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