Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Jacó Fernando
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Collet, Neusa, Orso, Paulino José, Pereira, Joaquim Odilon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1180
Resumo: This study reports an experience in nursing accompaniment, pedagogical and agricultural advice in a community of settled people without land in the countryside of Cascavel, state of Paraná. The basic premise was student/teacher integration offering the opportunity of knowledge socialization, integration of theory and practice and direct contact with the community. It points out that nursing needs a better understanding of this type of reality seeking, by observation and living, a critical vision with the possibility of intervention.
id USP-38_af69f5a298cc177229dae81299680eb5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1180
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiênciaPublic health nursing, pedagogical and agricultural ad vice in a rural community of settled landless people: an experienceAcompañamiento de enfermería en salud pública, asesoramiento pedagógico y agrícola en una comunidad de asentados "sin tierra" en la zona rural: relato de experienciacountry communitynursingeducationagriculturetheory-practicestudent^i2^steacher integratcomunidade ruralenfermagemeducaçãoagriculturateoria-práticaintegração docente^i1^sdiscecomunidad ruralenfermeríaeducaciónagriculturateoría-prácticaintegración docente^i3^saluThis study reports an experience in nursing accompaniment, pedagogical and agricultural advice in a community of settled people without land in the countryside of Cascavel, state of Paraná. The basic premise was student/teacher integration offering the opportunity of knowledge socialization, integration of theory and practice and direct contact with the community. It points out that nursing needs a better understanding of this type of reality seeking, by observation and living, a critical vision with the possibility of intervention.O estudo relata uma experiência no acompanhamento de Enfermagem, assessoramento pedagógico e agrícola desenvolvido em uma comunidade de assentados sem-terra na zona rural da cidade de Cascavel, estado do Paraná, que teve como premissa básica a integração docente/discente, oferecendo oportunidade de socialização do saber, integração teoria e prática e contato direto com a comunidade. Aponta para a necessidade da enfermagem compreender melhor este tipo de realidade buscando, através da observação e vivência, uma visão crítica com possibilidades de intervenção.El estudio relata una experiencia en el acompañamiento de enfermería, asesoramiento pedagógico y agrícola desarrollado en una comunidad de asentados "sin tierra" en la zona rural perteneciente al municipio de Cascavel, estado del Paraná, que tuvo como principio básico la integración docente/alumno, ofreciendo oportunidad de socialización del saber, integración teoría y práctica y contacto directo con la comunidad. Señala la necessidad de la enfermería comprender mejor este tipo de realidad, buscando por medio de la observación y vivencia, una visión crítica con posibilidades de intervención.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/118010.1590/S0104-11691995000100011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 1 (1995); 137-147Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 1 (1995); 137-147Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 1 (1995); 137-1471518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1180/1199Schneider, Jacó FernandoCollet, NeusaOrso, Paulino JoséPereira, Joaquim Odiloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:20:15Zoai:revistas.usp.br:article/1180Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:20:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
Public health nursing, pedagogical and agricultural ad vice in a rural community of settled landless people: an experience
Acompañamiento de enfermería en salud pública, asesoramiento pedagógico y agrícola en una comunidad de asentados "sin tierra" en la zona rural: relato de experiencia
title Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
spellingShingle Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
Schneider, Jacó Fernando
country community
nursing
education
agriculture
theory-practice
student^i2^steacher integrat
comunidade rural
enfermagem
educação
agricultura
teoria-prática
integração docente^i1^sdisce
comunidad rural
enfermería
educación
agricultura
teoría-práctica
integración docente^i3^salu
title_short Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
title_full Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
title_fullStr Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
title_full_unstemmed Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
title_sort Acompanhamento de enfermagem em saúde pública, assessoramento pedagógico e agrícola numa comunidade de assentados sem-terra na zona rural: relato de experiência
author Schneider, Jacó Fernando
author_facet Schneider, Jacó Fernando
Collet, Neusa
Orso, Paulino José
Pereira, Joaquim Odilon
author_role author
author2 Collet, Neusa
Orso, Paulino José
Pereira, Joaquim Odilon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Jacó Fernando
Collet, Neusa
Orso, Paulino José
Pereira, Joaquim Odilon
dc.subject.por.fl_str_mv country community
nursing
education
agriculture
theory-practice
student^i2^steacher integrat
comunidade rural
enfermagem
educação
agricultura
teoria-prática
integração docente^i1^sdisce
comunidad rural
enfermería
educación
agricultura
teoría-práctica
integración docente^i3^salu
topic country community
nursing
education
agriculture
theory-practice
student^i2^steacher integrat
comunidade rural
enfermagem
educação
agricultura
teoria-prática
integração docente^i1^sdisce
comunidad rural
enfermería
educación
agricultura
teoría-práctica
integración docente^i3^salu
description This study reports an experience in nursing accompaniment, pedagogical and agricultural advice in a community of settled people without land in the countryside of Cascavel, state of Paraná. The basic premise was student/teacher integration offering the opportunity of knowledge socialization, integration of theory and practice and direct contact with the community. It points out that nursing needs a better understanding of this type of reality seeking, by observation and living, a critical vision with the possibility of intervention.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1180
10.1590/S0104-11691995000100011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1180
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691995000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1180/1199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 1 (1995); 137-147
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 1 (1995); 137-147
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 1 (1995); 137-147
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222835830947840