Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1719 |
Resumo: | Iniciantes no Curso de Enfermagem trazem estereótipos e preconceitos com relação ao portador de doença mental, demonstrando desconhecimento sobre suas possibilidades de recuperação e convívio social. Este estudo objetivou elaborar um perfil de atitudes desses alunos frente a essa pessoa, mostrando aspectos que podem influenciar negativamente nas condutas profissionais futuras. Utilizou-se para isso a escala de opiniões sobre a doença mental. Os alunos exibiram um perfil de atitudes negativo, permitindo concluir que a instrução acadêmica, proveniente de disciplinas dessa área deve ser planejada no sentido de favorecer a mudança do perfil de atitudes apresentado. |
id |
USP-38_b60a7eb646acd2c58cea9d808a89bfe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1719 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específicaProfile of undergraduate nursing students' attitudes as to mental disease before the influence of specific coursesPerfil das atitudes de alunos do curso de enfermagem frente à doença mental, antes da influência da instrução acadêmica, proveniente de disciplinas de área específicaattitudespsychiatric nursingnursing educationactitudesenfermería psiquiátricaeducación en enfermeríaatitudesenfermagem psiquiátricaeducação em enfermagemIniciantes no Curso de Enfermagem trazem estereótipos e preconceitos com relação ao portador de doença mental, demonstrando desconhecimento sobre suas possibilidades de recuperação e convívio social. Este estudo objetivou elaborar um perfil de atitudes desses alunos frente a essa pessoa, mostrando aspectos que podem influenciar negativamente nas condutas profissionais futuras. Utilizou-se para isso a escala de opiniões sobre a doença mental. Os alunos exibiram um perfil de atitudes negativo, permitindo concluir que a instrução acadêmica, proveniente de disciplinas dessa área deve ser planejada no sentido de favorecer a mudança do perfil de atitudes apresentado.Students starting the Nursing Course bring with them stereotypes and prejudice in relation to mentally-ill people, thus showing lack of knowledge as to their possibilities of recovery and social living. This study aimed at elaborating a profile of the attitudes presented by these students in relation to such people and at showing aspects that can negatively influence their future professional conduct. To that end, the opinion scale for mental disease was used. The students presented a negative attitude profile, which made it possible to conclude that academic education from courses in this area must be planned so as to favor the change of the attitude profile presented.Los alumnos que comienzan en el curso de enfermería traen estereotipos y preconceptos con relación al enfermo mental, demostrando desconocimiento sobre sus posibilidades de recuperación y convivencia social. Este estudio buscó elaborar un perfil de actitudes de estos alumnos frente a esta persona, mostrando aspectos que pueden influir negativamente en las conductas profesionales futuras. Los autores utilizaron la escala de opiniones sobre la enfermedad mental. Los alumnos exhibieron un perfil de actitudes negativo, permitiendo concluir que la instrucción académica proveniente de disciplinas de esta área debe de ser planeada en el sentido de favorecer el cambio de perfil actitudinal presentado.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/171910.1590/S0104-11692002000600007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 6 (2002); 794-799Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 6 (2002); 794-799Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 6 (2002); 794-7991518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1719/1764Pedrão, Luiz JorgeAvanci, Rita de CássiaMalaguti, Silmara Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:40:04Zoai:revistas.usp.br:article/1719Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:40:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica Profile of undergraduate nursing students' attitudes as to mental disease before the influence of specific courses Perfil das atitudes de alunos do curso de enfermagem frente à doença mental, antes da influência da instrução acadêmica, proveniente de disciplinas de área específica |
title |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
spellingShingle |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica Pedrão, Luiz Jorge attitudes psychiatric nursing nursing education actitudes enfermería psiquiátrica educación en enfermería atitudes enfermagem psiquiátrica educação em enfermagem |
title_short |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
title_full |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
title_fullStr |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
title_full_unstemmed |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
title_sort |
Perfil de las actitudes de alumnos del curso de enfermería frente a la enfermedad mental, antes de la influencia de la instrucción académica, proveniente de disciplinas de la área específica |
author |
Pedrão, Luiz Jorge |
author_facet |
Pedrão, Luiz Jorge Avanci, Rita de Cássia Malaguti, Silmara Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Avanci, Rita de Cássia Malaguti, Silmara Elaine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrão, Luiz Jorge Avanci, Rita de Cássia Malaguti, Silmara Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
attitudes psychiatric nursing nursing education actitudes enfermería psiquiátrica educación en enfermería atitudes enfermagem psiquiátrica educação em enfermagem |
topic |
attitudes psychiatric nursing nursing education actitudes enfermería psiquiátrica educación en enfermería atitudes enfermagem psiquiátrica educação em enfermagem |
description |
Iniciantes no Curso de Enfermagem trazem estereótipos e preconceitos com relação ao portador de doença mental, demonstrando desconhecimento sobre suas possibilidades de recuperação e convívio social. Este estudo objetivou elaborar um perfil de atitudes desses alunos frente a essa pessoa, mostrando aspectos que podem influenciar negativamente nas condutas profissionais futuras. Utilizou-se para isso a escala de opiniões sobre a doença mental. Os alunos exibiram um perfil de atitudes negativo, permitindo concluir que a instrução acadêmica, proveniente de disciplinas dessa área deve ser planejada no sentido de favorecer a mudança do perfil de atitudes apresentado. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1719 10.1590/S0104-11692002000600007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1719 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000600007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1719/1764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 6 (2002); 794-799 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 6 (2002); 794-799 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 6 (2002); 794-799 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444182036742144 |