Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105681 |
Resumo: | Objetivo:construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando oflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho".Método:estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chartfoi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraramse semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas.Resultados:a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas.Conclusõeseste estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio doflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho" como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação. |
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Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação An experimental study of an educational intervention to promote maternal self-efficacy in breastfeeding Estudio experimental de una intervención educativa para promover la autoeficacia materna en el amamantamiento Objetivo:construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando oflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho".Método:estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chartfoi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraramse semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas.Resultados:a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas.Conclusõeseste estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio doflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho" como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação. Objetivo:construir, validar y evaluar una intervención educativa, utilizando elflip-chart(rotafolio) intitulado "Yo puedo amamantar a mi hijo".Método:estudio experimental utilizando preprueba, intervención y prueba posterior, así como un grupo de control. Un total de 201 mujeres, las cuales habían sido hospitalizadas inmediatamente por lo menos 6 horas después del parto. Las madres fueron atribuidas a los grupos de intervención (100 mujeres) o de control (101 mujeres), según la duración de la internación. La eficacia delflip-chartfue evaluada con la aplicación de la Escala de Autoeficacia de Amamantamiento (un pequeño formulario) en la admisión, cuando fueron dadas de alta y por teléfono dos meses después del parto. Los grupos de intervención y de control se mostraron de forma similar en cuanto a las variables sociodemográficas, obstétricas y ginecológicas.Resultados:la intervención fue benéfica, ya que las madres del grupo de intervención tuvieron puntajes altos de autoeficacia, más madres continuaron a amamantar y mantuvieron un periodo mayor de amamantamiento exclusivo, tanto cuando fueron dadas de alta como dos meses después del parto, presentando asociaciones estadísticamente significativas.Conclusiones:este estudio experimental evaluó la estrategia educacional mediada por medio del flip-chartintitulado "Yo puedo amamantar a mi hijo" como siendo eficaz en el aumento de la autoeficacia y de la duración del amamantamiento. Objective: to build, validate and assess an educational intervention using the flip chart titled "I Can Breastfeed My Child."Method: an experimental study using a pretest, intervention and posttest, as well as a control group. A total of 201 women, who had been hospitalized immediately, for at least 6 hours, postpartum. The mothers were allocated to the intervention (100 women) or control groups (101 women) according to the length of their hospital stay. The effectiveness of the flip chart was assessed by applying the Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short-Form at admission, discharge and by telephone in the second month postpartum. The intervention and control groups were similar in their socio-demographic, obstetric and gynecological variables.Results: the intervention was beneficial because mothers in the intervention group had higher self-efficacy scores, more mothers continued breastfeeding and mothers had a longer duration of exclusive breastfeeding, both at the time of hospital discharge and at the second month postpartum, with statistically significant associations.Conclusions: this experimental study assessed the educational strategy mediated via the flip chart titled "I Can Breastfeed My Child" as being effective both in increasing self-efficacy and increasing the duration of breastfeeding. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10568110.1590/0104-1169.0295.2609Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 4 (2015); 725-732Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 725-732Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 4 (2015); 725-7321518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105681/104407https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105681/104408https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105681/104409Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessDodt, Regina Cláudia MeloJoventino, Emanuella SilvaAquino, Priscilla SouzaAlmeida, Paulo CésarXimenes, Lorena Barbosa2015-10-20T15:16:52Zoai:revistas.usp.br:article/105681Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-10-20T15:16:52Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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