Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Fernanda Berchelli Girão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira-Júnior, Gerson Alves, Mazzo, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079
Resumo: Objetivo: construção e validação em aparência e conteúdo dos marcos de competências e das Entrustable Professional Activities para desenvolver as competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Método: estudo descritivo, metodológico desenvolvido em quatro fases: na primeira realizou-se uma oficina, composta por experts, para a construção dos marcos de competências; na segunda houve a validação dos material através da Snowball Technique e Técnica Delphi, na terceira ocorreu a análise de conteúdo e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo; e na quarta fase foram construídas as Entrustable Professional Activities, validadas em oficinas simuladas. Resultados: construídos e validados os marcos de competências resultando em todos os itens IVC≥0,85. As Entrustable Professional Activities foram validadas por experts quanto à sua aplicabilidade, destes 44% referiram serem aplicáveis em ambientes simulados, 100% refeririam ser um conteúdo útil e com linguagem adequada, 22% sugeriram a inserção de novos itens para avaliar a competência, 11% relataram a dificuldade de avaliar a competência individualmente nos cenários clínicos, 11% experts referiram a necessidade de capacitação prévia do docente/facilitador para a utilização. Conclusão: o estudo resultou na construção dos marcos de competências e seis Entrustable Professional Activities relacionando-os com os domínios de competências essenciais na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. A participação dos experts na construção e na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.
id USP-38_bf7375bdc910aad86117541c11a5fbe6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188079
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergênciaCompetencias en la formación de enfermeros para asistir la vía aérea de pacientes adultos en urgencia y emergenciaCompetences in the training of nurses to assist the airway of adult patients in urgency and emergency situationsEnfermeirosCompetência ClínicaManuseio das Vias AéreasEducação em EnfermagemAvaliação em EnfermagemEnfermagem em EmergênciaEnfermerosCompetencia ClinicaManejo de la Via AéreaEducación en EnfermeríaEvaluación en EnfermeríaEnfermería de UrgenciaNursesClinical CompetenceAirway ManagementNursing EducationNursing AssessmentEmergency NursingObjetivo: construção e validação em aparência e conteúdo dos marcos de competências e das Entrustable Professional Activities para desenvolver as competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Método: estudo descritivo, metodológico desenvolvido em quatro fases: na primeira realizou-se uma oficina, composta por experts, para a construção dos marcos de competências; na segunda houve a validação dos material através da Snowball Technique e Técnica Delphi, na terceira ocorreu a análise de conteúdo e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo; e na quarta fase foram construídas as Entrustable Professional Activities, validadas em oficinas simuladas. Resultados: construídos e validados os marcos de competências resultando em todos os itens IVC≥0,85. As Entrustable Professional Activities foram validadas por experts quanto à sua aplicabilidade, destes 44% referiram serem aplicáveis em ambientes simulados, 100% refeririam ser um conteúdo útil e com linguagem adequada, 22% sugeriram a inserção de novos itens para avaliar a competência, 11% relataram a dificuldade de avaliar a competência individualmente nos cenários clínicos, 11% experts referiram a necessidade de capacitação prévia do docente/facilitador para a utilização. Conclusão: o estudo resultou na construção dos marcos de competências e seis Entrustable Professional Activities relacionando-os com os domínios de competências essenciais na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. A participação dos experts na construção e na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.Objetivo: construcción y validación de la apariencia y el contenido de los marcos de competencias y de las Entrustable Professional Activities para desarrollar las competencias en la formación de enfermeros para asistir la vía aérea de pacientes adultos en urgencia y emergencia. Método: estudio descriptivo, metodológico desarrollado en cuatro fases: en la primera se realizó un taller, integrado por experts, para la construcción de marcos de competencias; en el segundo se realizó la validación de los materiales a través de la Snowball Technique y la Técnica Delphi, en el tercero se realizó el análisis de contenido y cálculo del Índice de Validación de Contenido; y en la cuarta fase se construyeron Entrustable Professional Activities, validadas en talleres simulados. Resultados: se construyeron y validaron marcos de competencias, resultando en todos los ítems IVC≥0,85. Las Entrustable Professional Activities fueron validadas por experts en cuanto a su aplicabilidad, de estos el 44% dijo que eran aplicables en entornos simulados, el 100% dijo que eran contenidos útiles y con lenguaje adecuado, el 22% sugirió la inserción de nuevos ítems para evaluar competencia, el 11% reportó dificultad para evaluar la competencia individualmente en entornos clínicos, el 11% de los experts reportó la necesidad de capacitación previa del docente/facilitador para utilizarla. Conclusión: el estudio resultó en la construcción de marcos de competencias y seis Entrustable Professional Activities relacionándolos con los dominios de competencias esenciales en la formación de enfermeros para asistir la vía aérea de pacientes adultos en urgencia y emergencia. La participación de experts en la construcción y validación de este material fue fundamental para asegurar la relevancia teórica y práctica del resultado.Objective: construction and validation in appearance and content of the competence frameworks and of the Entrustable Professional Activities to develop skills in the training of nurses to assist the airway of adult patients in urgency and emergency situations. Method: a descriptive and methodological study developed in four phases: in the first, a workshop was held, composed of experts, for the construction of the competence frameworks; in the second, the material was validated using the Snowball Technique and the Delphi Technique, in the third, content analysis and calculation of the Content Validation Index were conducted; and in the fourth phase, the Entrustable Professional Activities were built, validated in simulated workshops. Results: the competence frameworks were built and validated, with a resulting CVI≥0.85 in all the items. The Entrustable Professional Activities were validated by experts regarding their applicability; of these, 44% stated they were applicable in simulated environments, 100% that they were useful content and with appropriate language, 22% suggested the insertion of new items to assess competence, 11% reported the difficulty of assessing competence individually in the clinical settings, and 11% of the experts referred to the need for prior training of the teacher/facilitator to use it. Conclusion: the study resulted in the construction of competence frameworks and six Entrustable Professional Activities relating them to the domains of essential competences in the training of nurses to assist the airway of adult patients in urgency and emergency situations. The participation of experts in the construction and validation of this material was essential to guarantee the theoretical and practical relevance of the result.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18807910.1590/1518-8345.3380.3434Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3434Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3434Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34341518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173683https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173685https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173684Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Fernanda Berchelli GirãoPereira-Júnior, Gerson AlvesMazzo, Alessandra2021-07-02T15:05:14Zoai:revistas.usp.br:article/188079Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-02T15:05:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
Competencias en la formación de enfermeros para asistir la vía aérea de pacientes adultos en urgencia y emergencia
Competences in the training of nurses to assist the airway of adult patients in urgency and emergency situations
title Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
spellingShingle Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
Miranda, Fernanda Berchelli Girão
Enfermeiros
Competência Clínica
Manuseio das Vias Aéreas
Educação em Enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Enfermagem em Emergência
Enfermeros
Competencia Clinica
Manejo de la Via Aérea
Educación en Enfermería
Evaluación en Enfermería
Enfermería de Urgencia
Nurses
Clinical Competence
Airway Management
Nursing Education
Nursing Assessment
Emergency Nursing
title_short Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
title_full Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
title_fullStr Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
title_full_unstemmed Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
title_sort Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
author Miranda, Fernanda Berchelli Girão
author_facet Miranda, Fernanda Berchelli Girão
Pereira-Júnior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
author_role author
author2 Pereira-Júnior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Fernanda Berchelli Girão
Pereira-Júnior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros
Competência Clínica
Manuseio das Vias Aéreas
Educação em Enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Enfermagem em Emergência
Enfermeros
Competencia Clinica
Manejo de la Via Aérea
Educación en Enfermería
Evaluación en Enfermería
Enfermería de Urgencia
Nurses
Clinical Competence
Airway Management
Nursing Education
Nursing Assessment
Emergency Nursing
topic Enfermeiros
Competência Clínica
Manuseio das Vias Aéreas
Educação em Enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Enfermagem em Emergência
Enfermeros
Competencia Clinica
Manejo de la Via Aérea
Educación en Enfermería
Evaluación en Enfermería
Enfermería de Urgencia
Nurses
Clinical Competence
Airway Management
Nursing Education
Nursing Assessment
Emergency Nursing
description Objetivo: construção e validação em aparência e conteúdo dos marcos de competências e das Entrustable Professional Activities para desenvolver as competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Método: estudo descritivo, metodológico desenvolvido em quatro fases: na primeira realizou-se uma oficina, composta por experts, para a construção dos marcos de competências; na segunda houve a validação dos material através da Snowball Technique e Técnica Delphi, na terceira ocorreu a análise de conteúdo e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo; e na quarta fase foram construídas as Entrustable Professional Activities, validadas em oficinas simuladas. Resultados: construídos e validados os marcos de competências resultando em todos os itens IVC≥0,85. As Entrustable Professional Activities foram validadas por experts quanto à sua aplicabilidade, destes 44% referiram serem aplicáveis em ambientes simulados, 100% refeririam ser um conteúdo útil e com linguagem adequada, 22% sugeriram a inserção de novos itens para avaliar a competência, 11% relataram a dificuldade de avaliar a competência individualmente nos cenários clínicos, 11% experts referiram a necessidade de capacitação prévia do docente/facilitador para a utilização. Conclusão: o estudo resultou na construção dos marcos de competências e seis Entrustable Professional Activities relacionando-os com os domínios de competências essenciais na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. A participação dos experts na construção e na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079
10.1590/1518-8345.3380.3434
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3380.3434
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173683
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173685
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188079/173684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3434
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3434
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3434
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856208973824