Nível de instrução, status socioeconômico e avaliação de algumas dimensões da qualidade de vida de octogenários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inouye, Keika
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pedrazzani, Elisete Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16888
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram: descrever o perfil de uma amostra de octogenários (n=80), atendidos na rede municipal de saúde de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil; avaliar a percepção desses acerca das dimensões da qualidade de vida (QV) e identificar correlações entre o status socioeconômico, nível de instrução e QV. Trata-se de estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que essa população é predominantemente feminina, viúva, analfabeta, sedentária e pobre que carece de serviços de saúde e oportunidades de lazer, admitindo a religião como o maior apoio. O status socioeconômico não interferiu na percepção da QV, contudo, observa-se que há tendência de que maiores níveis de instrução e participação em atividades físicas resultem em maior satisfação.
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spelling Nível de instrução, status socioeconômico e avaliação de algumas dimensões da qualidade de vida de octogenáriosInstruction, social economic status and evaluation of some dimensions of octogenarians' quality of lifeNível de instrucción, socioeconómico y evaluación de algunas dimensiones de la calidad de vida de octogenariosagedaginghealth of the elderlyquality of lifepovertyidosoenvelhecimentosaúde do idosoqualidade de vidapobrezaancianoenvejecimientosalud del ancianocalidad de vidapobrezaOs objetivos deste trabalho foram: descrever o perfil de uma amostra de octogenários (n=80), atendidos na rede municipal de saúde de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil; avaliar a percepção desses acerca das dimensões da qualidade de vida (QV) e identificar correlações entre o status socioeconômico, nível de instrução e QV. Trata-se de estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que essa população é predominantemente feminina, viúva, analfabeta, sedentária e pobre que carece de serviços de saúde e oportunidades de lazer, admitindo a religião como o maior apoio. O status socioeconômico não interferiu na percepção da QV, contudo, observa-se que há tendência de que maiores níveis de instrução e participação em atividades físicas resultem em maior satisfação.OBJETIVOS: describir el perfil de una muestra de octogenarios (n=80) atendidos en la red municipal de salud de una ciudad del interior del Estado de São Paulo, Brasil; evaluar su percepción sobre las dimensiones de la calidad de vida (CV); e identificar correlaciones entre el status socioeconómico, nivel de instrucción y CV. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo de aproximación cualitativa de los datos. Los resultados revelaron que esta población es predominantemente femenina, viuda, analfabeta, sedentaria y pobre, que le faltan servicios de salud y oportunidades de ocio, admitiendo la religión como el mayor apoyo. El status socioeconómico no interfirió en la percepción de la CV. Sin embargo, observamos tendencia de que mayores niveles de instrucción y participación en actividades físicas resultan en mayor satisfacción.OBJECTIVES: To describe the profile of a sample of octogenarians (n=80) attended at the municipal health network of a city in the interior of São Paulo, Brazil; evaluate their perception regarding quality of life dimensions (QoL); identify correlations between socio economic status, education level and QoL. It is an exploratory descriptive study with a quantitative analysis of data. The results revealed that this population is predominantly female, widowed, illiterate, sedentary and poor, who need health services and leisure opportunities, and whose main support is religion. The socio economic status did not interfere in the QoL perception, though, higher education and participation in physical activities result in higher satisfaction.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1688810.1590/S0104-11692007000700005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 (2007): Número Especial; 742-747Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 742-747Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 742-7471518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16888/18609https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16888/18610https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16888/18611Inouye, KeikaPedrazzani, Elisete Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:24:28Zoai:revistas.usp.br:article/16888Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:24:28Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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