O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da, Araujo, Thelma Leite de, Graziano, Kazuko Uchikawa, Kimura, Miako, Miyadahira, Ana Maria Kazue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1106
Resumo: O levantamento de dados e o alicerce no qual se fundamenta o cuidado de enfermagem. Na atividade profissional do enfermeiro não está claramente delimitado e nem há consenso sobre quais sejam as entidades clínicas, problemas ou fenômenos que se quer atender. Isso leva a dificuldades em definir quais dados coletar. Esta indefinição está presente no ensino da avaliação do paciente. Acreditando que a determinação dos fenômenos a serem privilegiados direcionam o tipo de dado a ser coletado, as autoras propõem o diagnóstico de enfermagem como estrutura referencial para a coleta de dados do paciente.
id USP-38_c4b930943f96a511fc390802b4b92bf5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1106
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagemThe teaching of patient evaluation: content outline for nursing diagnosisLa enseñanza de la avaluación del patient: delineamiento del contenido por el diagnóstico de enfermeríaavaliaçãodiagnóstico de enfermagemensinoevaluacióndiagnóstico de enfermeríaenseñanzaassessmentnursing diagnosisteachingO levantamento de dados e o alicerce no qual se fundamenta o cuidado de enfermagem. Na atividade profissional do enfermeiro não está claramente delimitado e nem há consenso sobre quais sejam as entidades clínicas, problemas ou fenômenos que se quer atender. Isso leva a dificuldades em definir quais dados coletar. Esta indefinição está presente no ensino da avaliação do paciente. Acreditando que a determinação dos fenômenos a serem privilegiados direcionam o tipo de dado a ser coletado, as autoras propõem o diagnóstico de enfermagem como estrutura referencial para a coleta de dados do paciente.The nursing care is based on the nursing assessment. In the nurse's professional activity there aren't clarity and consensus about the clinical entities, problems or phenomenous that nurses intended to care. Difficulties in deciding what should be collected are determined by this indefinition, that it is also present in nursing graduate courses. In this article the authors discuss that the Nursing Diagnosis can be the framework for the nursing assessment.La recolección de datos es la base sobre la cual se fundamenta la atención de enfermería. En la actividad profesional del enfermero no están claramente delimitados cuales son las entidades clínicas, problemas o fenómenos que se quieren asistir, ni tampoco existe consenso sobre ellos. Eso trae dificultades para definir cuales datos se deben recolectar y esta indefinición se presenta en la enseñanza de la evoluación del paciente. Estimando que la determinación de los fenómenos que hay que privilegiar direcciona el tipo de dato que se va a recolectar, las autoras proponen el diagnóstico de enfermería como estructura referencial para la recolección de datos del paciente.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/110610.1590/S0104-11691993000200006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 69-76Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 69-76Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 69-761518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1106/1121Pimenta, Cibele Andrucioli de MattosCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro daAraujo, Thelma Leite deGraziano, Kazuko UchikawaKimura, MiakoMiyadahira, Ana Maria Kazueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:12:11Zoai:revistas.usp.br:article/1106Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:12:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
The teaching of patient evaluation: content outline for nursing diagnosis
La enseñanza de la avaluación del patient: delineamiento del contenido por el diagnóstico de enfermería
title O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
spellingShingle O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos
avaliação
diagnóstico de enfermagem
ensino
evaluación
diagnóstico de enfermería
enseñanza
assessment
nursing diagnosis
teaching
title_short O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
title_full O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
title_fullStr O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
title_full_unstemmed O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
title_sort O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem
author Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos
author_facet Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Araujo, Thelma Leite de
Graziano, Kazuko Uchikawa
Kimura, Miako
Miyadahira, Ana Maria Kazue
author_role author
author2 Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Araujo, Thelma Leite de
Graziano, Kazuko Uchikawa
Kimura, Miako
Miyadahira, Ana Maria Kazue
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Araujo, Thelma Leite de
Graziano, Kazuko Uchikawa
Kimura, Miako
Miyadahira, Ana Maria Kazue
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
diagnóstico de enfermagem
ensino
evaluación
diagnóstico de enfermería
enseñanza
assessment
nursing diagnosis
teaching
topic avaliação
diagnóstico de enfermagem
ensino
evaluación
diagnóstico de enfermería
enseñanza
assessment
nursing diagnosis
teaching
description O levantamento de dados e o alicerce no qual se fundamenta o cuidado de enfermagem. Na atividade profissional do enfermeiro não está claramente delimitado e nem há consenso sobre quais sejam as entidades clínicas, problemas ou fenômenos que se quer atender. Isso leva a dificuldades em definir quais dados coletar. Esta indefinição está presente no ensino da avaliação do paciente. Acreditando que a determinação dos fenômenos a serem privilegiados direcionam o tipo de dado a ser coletado, as autoras propõem o diagnóstico de enfermagem como estrutura referencial para a coleta de dados do paciente.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1106
10.1590/S0104-11691993000200006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1106
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691993000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1106/1121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 69-76
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 69-76
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 69-76
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222835686244352