Saúde mental e estratégias de coping em pós-graduandos na pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198859 |
Resumo: | Objetivo: verificar a relação entre sintomas de depressão,ansiedade, estresse e as estratégias de coping em pósgraduandosno contexto da pandemia do novo coronavírus(COVID-19). Método: pesquisa eletrônica transversal ecorrelacional conduzida com 331 estudantes de pós-graduaçãobrasileiros, com idades entre 20 e 64 anos que responderama um formulário online contendo um questionário de dadossociodemográficos, uma escala de estratégias de coping e aescala DASS-21. Foram realizadas análises descritivas, análisesU de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis e análises de correlaçãoSpearman. Resultados: os principais resultados indicaram quea manutenção de uma rotina laboral e de estudos, bem comoa prática religiosa estão correlacionadas a menores escoresde sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem comocom estratégias de enfrentamento que podem funcionar comofatores protetivos. Conclusão: a pandemia do novo coronavírusprejudicou a saúde pública e aumentou a necessidade deestudos voltados para a compreensão do impacto desse eventona saúde mental da população. Sugere-se que a inserção nomercado de trabalho e a religiosidade sejam consideradas emintervenções com pós-graduandos. |
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Saúde mental e estratégias de coping em pós-graduandos na pandemia da COVID-19Salud mental y estrategias de afrontamiento en estudiantes de postgrado durante la pandemia de COVID-19Mental health and coping strategies in graduate students in the COVID-19 pandemicPsychological Adaptation; COVID-19; Depression; Anxiety; Psychological Stress; Student’s Health.Adaptación Psicológica; COVID-19; Depresión; Ansiedad; Estrés Psicológico; Salud del Estudiante.Adaptação Psicológica; COVID-19; Depressão; Ansiedade; Estresse Psicológico; Saúde do Estudante.Objetivo: verificar a relação entre sintomas de depressão,ansiedade, estresse e as estratégias de coping em pósgraduandosno contexto da pandemia do novo coronavírus(COVID-19). Método: pesquisa eletrônica transversal ecorrelacional conduzida com 331 estudantes de pós-graduaçãobrasileiros, com idades entre 20 e 64 anos que responderama um formulário online contendo um questionário de dadossociodemográficos, uma escala de estratégias de coping e aescala DASS-21. Foram realizadas análises descritivas, análisesU de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis e análises de correlaçãoSpearman. Resultados: os principais resultados indicaram quea manutenção de uma rotina laboral e de estudos, bem comoa prática religiosa estão correlacionadas a menores escoresde sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem comocom estratégias de enfrentamento que podem funcionar comofatores protetivos. Conclusão: a pandemia do novo coronavírusprejudicou a saúde pública e aumentou a necessidade deestudos voltados para a compreensão do impacto desse eventona saúde mental da população. Sugere-se que a inserção nomercado de trabalho e a religiosidade sejam consideradas emintervenções com pós-graduandos.Objetivo: verificar la relación de los síntomas de depresión,ansiedad y estrés con las estrategias de afrontamiento enestudiantes de postgrado en el contexto de la pandemiaocasionada por el nuevo coronavirus (COVID-19). Método:se realizó un estudio electrónico de investigación transversaly correlacional con 331 estudiantes de postgrado brasileñosde 20 a 64 años de edad, que respondieron un formulario enlínea que incluía un cuestionario sobre datos sociodemográficos,una escala de estrategias de afrontamiento y la escala DASS-21. Se realizó un análisis descriptivo, al igual que las pruebasU de Mann-Whitney, de Kruskal-Wallis y de correlación deSpearman. Resultados: los resultados principales indicaronque mantener rutinas de trabajo y estudio, al igual que profesaruna religión, están correlacionados con puntajes más bajos entérminos de síntomas de depresión, ansiedad y estrés, al igualque con estrategias de afrontamiento que pueden servir comofactores de protección. Conclusión: la pandemia ocasionadapor el nuevo coronavirus ha sobrecargado a la salud pública eincrementado la necesidad de estudios dirigidos a comprenderel efecto del fenómeno sobre la salud mental de la población.Se sugiere que tener empleo y profesar una religión deberíanser factores a considerar en intervenciones con estudiantesde postgrado.Objective: to verify the relation of depression, anxiety, andstress symptoms with coping strategies in graduate studentsin the context of the new coronavirus pandemic (COVID-19).Method: an electronic cross-sectional and correlational surveywas conducted with 331 Brazilian graduate students, aged20-64 years old, who answered an online form containing asociodemographic data questionnaire, a coping strategies scale,and the DASS-21 scale. Descriptive analysis, Mann-WhitneyU or Kruskal-Wallis tests, and Spearman’s correlation wereperformed. Results: the main results indicated that maintainingwork and study routines, as well as a religious practice, iscorrelated with lower scores of depression, anxiety, and stresssymptoms, as well as with coping strategies that can act asprotective factors. Conclusion: the new coronavirus pandemichas strained public health and increased the need for studiesaimed at understanding the impact of the event on the mentalhealth of the population. It is suggested that employmentand religiousness should be considered in interventions withgraduate students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19885910.1590/1518-8345.5012.3491Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3491Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3491Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198859/183004https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198859/183005https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198859/183006https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScorsolini-Comin, FabioDapieve Patias, Naiana Cozzer, Alisson Junior Warken Flores, Pedro Augusto Von Hohendorff, Jean 2022-06-10T18:49:39Zoai:revistas.usp.br:article/198859Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-10T18:49:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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