O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548 |
Resumo: | Objetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo. |
id |
USP-38_d12c61220bf7a10e8a86641ab5a6aa4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183548 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagemEl cuidado al agresor familiar persistente desde la perspectiva de los estudiantes de enfermeríaThe care for the persistent family aggressor in the perception of nursing studentsViolenceFamily HealthAggressionNursingPublic HealthNursing StudentsViolenciaSalud de la FamiliaAgresiónEnfermeríaSalud PúblicaEstudiantes de EnfermeríaViolênciaSaúde da FamíliaAgressãoEnfermagemSaúde PúblicaEstudantes de EnfermagemObjetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo.Objetivo: analizar la perspectiva de los estudiantes de enfermería sobre el cuidado que se dispensa al agresor familiar persistente. Método: estudio descriptivo, de enfoque cualitativo. Como marco teórico, se utilizó la Teoría de la Diversidad y de la Universalidad del Cuidado de Madeleine Leinninger. La recolección de datos se realizó con 37 estudiantes del último año de la carrera de enfermería de una universidad pública del Sudeste de Brasil. Se utilizó la técnica de Diseño Proyectivo con Tema y Entrevista Semiestructurada. Los datos se analizaron a partir del análisis de contenido. Resultados: el examen de los discursos permitió la construcción de 4 categorías: “El cuidado del agresor junto a su familia”, “Reconocimiento de los valores y de la cultura familiar”, “La búsqueda de conocimiento para cuidar al agresor y a su familia”, “El cuidado multidisciplinario e intersectorial para el enfrentamiento de la violencia”. Conclusión: se reconoce que el cuidado del agresor no debe ser individual, sino que debe involucrar a todos los afectados. A tal efecto, el trabajo multidisciplinario se mostró importante, y la búsqueda de conocimiento sobre el tema es esencial para el un cuidado culturalmente significativo.Objective: to analyze the perception of nursing students about the care given to the persistent family aggressor. Method: a descriptive study, with a qualitative approach. Madeleine Leininger’s Theory of Diversity and Universality of Care was used as a theoretical reference. The data collection took place with 37 in the last year of at a public university in Southeast Brazil. We used the technique of Projective Design with a Topic and semi-structured interview. The data were analyzed with the content analysis. Results: the examination of the narratives underpinned the construction of four categories: The care of the aggressor with the family, Recognition of family values and culture, The search for knowledge to care for the aggressor and family, Multidisciplinary and intersectoral care to confront violence. Conclusion: there is an acknowledgment that the care for the aggressor should not only be individual but should involve all those affected. For this, multidisciplinary work is important, and the search for knowledge on the subject is essential for culturally significant care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18354810.1590/1518-8345.3991.3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170096https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170097https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170098Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, HugoBrandão, Maykon BritoCastilho-Júnior, Roberto Alvarenga deHino, PaulaOhara, Conceição Vieira da Silva2021-05-17T14:50:43Zoai:revistas.usp.br:article/183548Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T14:50:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem El cuidado al agresor familiar persistente desde la perspectiva de los estudiantes de enfermería The care for the persistent family aggressor in the perception of nursing students |
title |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem Fernandes, Hugo Violence Family Health Aggression Nursing Public Health Nursing Students Violencia Salud de la Familia Agresión Enfermería Salud Pública Estudiantes de Enfermería Violência Saúde da Família Agressão Enfermagem Saúde Pública Estudantes de Enfermagem |
title_short |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
title_full |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
title_sort |
O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem |
author |
Fernandes, Hugo |
author_facet |
Fernandes, Hugo Brandão, Maykon Brito Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de Hino, Paula Ohara, Conceição Vieira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Maykon Brito Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de Hino, Paula Ohara, Conceição Vieira da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Hugo Brandão, Maykon Brito Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de Hino, Paula Ohara, Conceição Vieira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violence Family Health Aggression Nursing Public Health Nursing Students Violencia Salud de la Familia Agresión Enfermería Salud Pública Estudiantes de Enfermería Violência Saúde da Família Agressão Enfermagem Saúde Pública Estudantes de Enfermagem |
topic |
Violence Family Health Aggression Nursing Public Health Nursing Students Violencia Salud de la Familia Agresión Enfermería Salud Pública Estudiantes de Enfermería Violência Saúde da Família Agressão Enfermagem Saúde Pública Estudantes de Enfermagem |
description |
Objetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548 10.1590/1518-8345.3991.3287 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3991.3287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170096 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170097 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3287 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222854996819968 |