Sucata como elemento de comunicação na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperidião, Elizabeth
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Teixeira, Maria Eunice Medeiros, Stacciarini, Jeanne Marie Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16100
Resumo: À partir do entendimento de que alunos e profissionais de Enfermagem demonstram dificuldades em se posicionarem como “pessoas” na profissão, realizamos um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Oferecemos na II Jornada Goiana de Enfermagem uma oficina de trabalho intitulada “Conhecendo o SER Enfermeiro”. Dentre as várias técnicas de grupo, a sucata como elemento de comunicação foi um recurso utilizado em determinada dinâmica, sendo o objeto deste estudo que se propôs: identificar como é a representação do auto-retrato do SER Enfermeiro, verificar qual é o processo de interação indivíduo-sucata, durante a realização do trabalho e averiguar se o objeto de escolha assume uma representação diferente do que ele é. Encontramos que existem especificidades na representação de cada auto-retrato do SER Enfermeiro. Quanto à interação indivíduo-sucata houve uma certa seqüência obedecida: estranheza com o material e/ou trabalho proposto, manipulação e identificação dos objetos, seleção de sucatas e concretização da tarefa realizada. Em relação aos objetos escolhidos percebemos nítida preferência aos correlacionados com a profissão, embora outros também o foram. Finalizando, sugerimos que outros estudos sejam realizados, utilizando sucata enquanto elemento de comunicação.
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Encontramos que existem especificidades na representação de cada auto-retrato do SER Enfermeiro. Quanto à interação indivíduo-sucata houve uma certa seqüência obedecida: estranheza com o material e/ou trabalho proposto, manipulação e identificação dos objetos, seleção de sucatas e concretização da tarefa realizada. Em relação aos objetos escolhidos percebemos nítida preferência aos correlacionados com a profissão, embora outros também o foram. Finalizando, sugerimos que outros estudos sejam realizados, utilizando sucata enquanto elemento de comunicação.Based on the understanding that students and nursing professionals demonstrate difficulties in being a “person” in the profession, we developed a descriptive and exploratory study with a qualitative approach. Then, we offered during the "Lind" II Nursing Congress in the city of Goiânia a work-shop called “LEARNING ABOUT NURSE'S ENTITY”. Among various processes of work-groups: the "Scrap" was used as a kind of communication. It was a resource utilized in certain dynamics, being the object of our study that has the following goals: to identify the representation of nurse's "entity" to verify the interaction process "man-scrap" during the realization of the work and to verify if the object is represented as it really, is. We have seen that there are particularities in the representation of nurse's entity. Regarding "man-scrap" interaction it had the followed sequence: finding strange the material and the proposal of work, manipulating and identifying objects, "scrap" selection and concretion of the job. With respect to the objects, we perceived a clear preference to the ones related to the profession. Finally, we suggest that other studies about the "scrap" communication element, must be developed.A partir del entendimiento que los alumnos y profesionales de enfermería demuestran dificultades en posicionarse como personas en la profesión, realizamos un estudio descriptivo exploratorio, con abordaje cualitativa, ofreciendo en la II Jornada de Enfermería en Goiania un taller de trabajo titulado "Conociendo el SER Enfermero". Entre varias técnicas de grupo, el "desperdicio" como elemento de comunicación fue un recurso utilizado en determinada dinámica, siendo el objeto de este estudio que se propuso: identificar cómo es la representación del auto retrato del SER Enfermero, verificar cual es el proceso de interacción individuo - "desperdicios", durante la realización del trabajo y averiguar si el objeto escogido asume una representación diferente de los que es. Encontramos que existen especificidades en la representación de cada auto retrato del Ser enfermero. En cuanto a la interacción individuo - "desperdicios" huvo una cierta secuencia de los objetos, selección de "desperdicios" y concretización de la tarea realizada en relación a los objetos escogidos percibimos nítida preferencia a los relacionados con la profesión, aunque otros también lo fueran. Finalizando, sugerimos que otros estudios utilizando "desperdicios" como elemento de comunicación sean realizados.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1996-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1610010.1590/S0104-11691996000700011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 (1996): Número Especial; 101-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 101-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 101-1121518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16100/17673Esperidião, ElizabethTeixeira, Maria Eunice MedeirosStacciarini, Jeanne Marie Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:50:05Zoai:revistas.usp.br:article/16100Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:50:05Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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