Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico. |
id |
USP-38_dcc65af701b855299fcd600b8efc6f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186160 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimentalEnsino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimentalTeaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental studyEnfermagemEducação em EnfermagemEducação em SaúdeReanimação CardiopulmonarEnsino Fundamental e MédioAvaliação EducacionalEnfermeríaEducación en EnfermeríaEducación en SaludReanimación CardiopulmonarEducación Primaria y SecundariaEvaluación EducacionalNursingNursing EducationHealth EducationCardiopulmonary ResuscitationPrimary and Secondary EducationEducation MeasurementObjetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.Objective: to evaluate the knowledge of basic education students before and after educational intervention on Basic Life Support in a situation of adult cardiorespiratory arrest. Method: quasi-experimental study conducted with 335 students from three elementary schools. Data was collected using an instrument that captured sociodemographic data and knowledge about Basic Life Support. Subsequently, they were analyzed by descriptive and analytical statistics. Results: students’ knowledge in the post-test (p <0.05) was significantly higher than in the pre-test. The average of the pre-test scores was 4.12 ± 1.7 and, in the post-test it was 6.53 ± 1.9 (p = 0.00). Conclusion: the results demonstrated effectiveness of the intervention with the expansion of knowledge about Basic Life Support in cardiorespiratory arrest. The results reinforce the importance of Nursing in health education actions in elementary schools.Objetivo: evaluar el conocimiento de estudiantes de la enseñanza básica antes y después de la intervención educativa sobre Soporte Básico de Vida, en situación de paro cardíaco en adultos. Método: estudio casi experimental realizado en 335 estudiantes de tres escuelas de enseñanza básica. Los datos fueron recogidos por un instrumento que captaba datos sociodemográficos y conocimientos sobre Soporte Básico de Vida; posteriormente, estos fueron analizados con la estadística descriptiva y analítica. Resultados: el conocimiento de los estudiantes en el postest (p < 0,05) fue significativamente mayor que en el pretest. La media de las notas en el pretest fue 4,12 ± 1,7 y en el postest fue 6,53 ± 1,9 (p = 0,00) Conclusión: los resultados demostraron efectividad de la intervención con la ampliación del conocimiento sobre Soporte Básico de Vida en paro cardíaco y refuerzan la importancia de la Enfermería en las acciones de educación en salud en las escuelas de enseñanza básica.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18616010.1590/1518-8345.4078.3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171856https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171857https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171858Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTony, Ana Carolina CarraroCarbogim, Fábio da CostaMotta, Daniela de Souza Santos, Kelli Borges dosDias, Amanda AparecidaPaiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho2021-05-25T14:48:09Zoai:revistas.usp.br:article/186160Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-25T14:48:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimental Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study |
title |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
spellingShingle |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental Tony, Ana Carolina Carraro Enfermagem Educação em Enfermagem Educação em Saúde Reanimação Cardiopulmonar Ensino Fundamental e Médio Avaliação Educacional Enfermería Educación en Enfermería Educación en Salud Reanimación Cardiopulmonar Educación Primaria y Secundaria Evaluación Educacional Nursing Nursing Education Health Education Cardiopulmonary Resuscitation Primary and Secondary Education Education Measurement |
title_short |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
title_full |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
title_fullStr |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
title_full_unstemmed |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
title_sort |
Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental |
author |
Tony, Ana Carolina Carraro |
author_facet |
Tony, Ana Carolina Carraro Carbogim, Fábio da Costa Motta, Daniela de Souza Santos, Kelli Borges dos Dias, Amanda Aparecida Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Carbogim, Fábio da Costa Motta, Daniela de Souza Santos, Kelli Borges dos Dias, Amanda Aparecida Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tony, Ana Carolina Carraro Carbogim, Fábio da Costa Motta, Daniela de Souza Santos, Kelli Borges dos Dias, Amanda Aparecida Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Educação em Saúde Reanimação Cardiopulmonar Ensino Fundamental e Médio Avaliação Educacional Enfermería Educación en Enfermería Educación en Salud Reanimación Cardiopulmonar Educación Primaria y Secundaria Evaluación Educacional Nursing Nursing Education Health Education Cardiopulmonary Resuscitation Primary and Secondary Education Education Measurement |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Educação em Saúde Reanimação Cardiopulmonar Ensino Fundamental e Médio Avaliação Educacional Enfermería Educación en Enfermería Educación en Salud Reanimación Cardiopulmonar Educación Primaria y Secundaria Evaluación Educacional Nursing Nursing Education Health Education Cardiopulmonary Resuscitation Primary and Secondary Education Education Measurement |
description |
Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160 10.1590/1518-8345.4078.3340 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.4078.3340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171856 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171857 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3340 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222855673151488 |