Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tony, Ana Carolina Carraro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carbogim, Fábio da Costa, Motta, Daniela de Souza, Santos, Kelli Borges dos, Dias, Amanda Aparecida, Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160
Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.
id USP-38_dcc65af701b855299fcd600b8efc6f92
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186160
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimentalEnsino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimentalTeaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental studyEnfermagemEducação em EnfermagemEducação em SaúdeReanimação CardiopulmonarEnsino Fundamental e MédioAvaliação EducacionalEnfermeríaEducación en EnfermeríaEducación en SaludReanimación CardiopulmonarEducación Primaria y SecundariaEvaluación EducacionalNursingNursing EducationHealth EducationCardiopulmonary ResuscitationPrimary and Secondary EducationEducation MeasurementObjetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.Objective: to evaluate the knowledge of basic education students before and after educational intervention on Basic Life Support in a situation of adult cardiorespiratory arrest. Method: quasi-experimental study conducted with 335 students from three elementary schools. Data was collected using an instrument that captured sociodemographic data and knowledge about Basic Life Support. Subsequently, they were analyzed by descriptive and analytical statistics. Results: students’ knowledge in the post-test (p <0.05) was significantly higher than in the pre-test. The average of the pre-test scores was 4.12 ± 1.7 and, in the post-test it was 6.53 ± 1.9 (p = 0.00). Conclusion: the results demonstrated effectiveness of the intervention with the expansion of knowledge about Basic Life Support in cardiorespiratory arrest. The results reinforce the importance of Nursing in health education actions in elementary schools.Objetivo: evaluar el conocimiento de estudiantes de la enseñanza básica antes y después de la intervención educativa sobre Soporte Básico de Vida, en situación de paro cardíaco en adultos. Método: estudio casi experimental realizado en 335 estudiantes de tres escuelas de enseñanza básica. Los datos fueron recogidos por un instrumento que captaba datos sociodemográficos y conocimientos sobre Soporte Básico de Vida; posteriormente, estos fueron analizados con la estadística descriptiva y analítica. Resultados: el conocimiento de los estudiantes en el postest (p < 0,05) fue significativamente mayor que en el pretest. La media de las notas en el pretest fue 4,12 ± 1,7 y en el postest fue 6,53 ± 1,9 (p = 0,00) Conclusión: los resultados demostraron efectividad de la intervención con la ampliación del conocimiento sobre Soporte Básico de Vida en paro cardíaco y refuerzan la importancia de la Enfermería en las acciones de educación en salud en las escuelas de enseñanza básica.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18616010.1590/1518-8345.4078.3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33401518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171856https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171857https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171858Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTony, Ana Carolina CarraroCarbogim, Fábio da CostaMotta, Daniela de Souza Santos, Kelli Borges dosDias, Amanda AparecidaPaiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho2021-05-25T14:48:09Zoai:revistas.usp.br:article/186160Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-25T14:48:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimental
Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study
title Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
spellingShingle Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
Tony, Ana Carolina Carraro
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Reanimação Cardiopulmonar
Ensino Fundamental e Médio
Avaliação Educacional
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación en Salud
Reanimación Cardiopulmonar
Educación Primaria y Secundaria
Evaluación Educacional
Nursing
Nursing Education
Health Education
Cardiopulmonary Resuscitation
Primary and Secondary Education
Education Measurement
title_short Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
title_full Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
title_fullStr Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
title_full_unstemmed Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
title_sort Enseñanza de Soporte Básico de Vida para escolares: estudio casi experimental
author Tony, Ana Carolina Carraro
author_facet Tony, Ana Carolina Carraro
Carbogim, Fábio da Costa
Motta, Daniela de Souza
Santos, Kelli Borges dos
Dias, Amanda Aparecida
Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho
author_role author
author2 Carbogim, Fábio da Costa
Motta, Daniela de Souza
Santos, Kelli Borges dos
Dias, Amanda Aparecida
Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tony, Ana Carolina Carraro
Carbogim, Fábio da Costa
Motta, Daniela de Souza
Santos, Kelli Borges dos
Dias, Amanda Aparecida
Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Reanimação Cardiopulmonar
Ensino Fundamental e Médio
Avaliação Educacional
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación en Salud
Reanimación Cardiopulmonar
Educación Primaria y Secundaria
Evaluación Educacional
Nursing
Nursing Education
Health Education
Cardiopulmonary Resuscitation
Primary and Secondary Education
Education Measurement
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Reanimação Cardiopulmonar
Ensino Fundamental e Médio
Avaliação Educacional
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación en Salud
Reanimación Cardiopulmonar
Educación Primaria y Secundaria
Evaluación Educacional
Nursing
Nursing Education
Health Education
Cardiopulmonary Resuscitation
Primary and Secondary Education
Education Measurement
description Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160
10.1590/1518-8345.4078.3340
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.4078.3340
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171856
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171857
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186160/171858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3340
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3340
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855673151488