Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Darlene Mara dos Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Simões, Ana Lúcia de Assis, Poggetto, Márcia Tasso Dal, Silva, Sueli Riul da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180
Resumo: Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.
id USP-38_dd558619bc22f264d17d3eeb7e8e2868
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16180
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo MineiroInterrelación enseñanza, investigación, extensión en los cursos de pregrado en saludThe interface of teaching, research and extension in undergraduate courses in healthensinopesquisarelações comunidade-instituiçãoprogramas de graduação em enfermagemparticipação comunitáriafamíliaenseñanzainvestigaciónrelaciones comunidad-instituciónprogramas de pregrado en enfermeríaparticipación comunitariafamiliateachingresearchcommunity-institutional relationseducationnursingdiploma programsconsumer participationfamilyEste artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.This article aimed to describe and evaluate the extension program "Integrating knowledge to the family integral care" composed of five projects that aimed to enrich knowledge and develop skills in the academic field, to accomplish health actions, based on the families' and community' needs. A total of 33 faculties from the nursing, medical and biomedical schools at the "Triângulo Mineiro Federal University" participated in the projects during eight months in the "Family Health Program", out-patient clinics and at the School Hospital, attending 2,000 clients. The faculty members were subjects in their own learning process, experiencing and reflecting upon this social reality. The program also favored inter-institutional integration, as well as, showed connection between teaching-research-extension.Este artigo tuvo por objetivo describir y evaluar el programa "Integrando conocimientos para la atención integral a la familia", compuesto por cinco proyectos que visaron ampliar conocimientos y desarrollar habilidades en el académico, para la realización de acciones de salud, con base en las necesidades de la familia y comunidad. Participaron 33 académicos de los cursos de enfermería, medicina y biomedicina de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro", por ocho meses en los Programas de Salud de la Familia, ambulatorios y Hospital Escuela, atendiendo a 2.000 clientes. Los académicos fueron sujetos de su aprendizaje, vivenciando y reflexionando sobre la realidad social. El programa favoreció integración interinstitucional y indisociabilidad enseñanza-investigación-extensión.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618010.1590/S0104-11692007000600004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1080-1085Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1080-1085Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1080-10851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17858https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17859https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17860Tavares, Darlene Mara dos SantosSimões, Ana Lúcia de AssisPoggetto, Márcia Tasso DalSilva, Sueli Riul dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:17:43Zoai:revistas.usp.br:article/16180Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:17:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
Interrelación enseñanza, investigación, extensión en los cursos de pregrado en salud
The interface of teaching, research and extension in undergraduate courses in health
title Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
spellingShingle Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
Tavares, Darlene Mara dos Santos
ensino
pesquisa
relações comunidade-instituição
programas de graduação em enfermagem
participação comunitária
família
enseñanza
investigación
relaciones comunidad-institución
programas de pregrado en enfermería
participación comunitaria
familia
teaching
research
community-institutional relations
education
nursing
diploma programs
consumer participation
family
title_short Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
title_full Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
title_fullStr Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
title_full_unstemmed Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
title_sort Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
author Tavares, Darlene Mara dos Santos
author_facet Tavares, Darlene Mara dos Santos
Simões, Ana Lúcia de Assis
Poggetto, Márcia Tasso Dal
Silva, Sueli Riul da
author_role author
author2 Simões, Ana Lúcia de Assis
Poggetto, Márcia Tasso Dal
Silva, Sueli Riul da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Darlene Mara dos Santos
Simões, Ana Lúcia de Assis
Poggetto, Márcia Tasso Dal
Silva, Sueli Riul da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
pesquisa
relações comunidade-instituição
programas de graduação em enfermagem
participação comunitária
família
enseñanza
investigación
relaciones comunidad-institución
programas de pregrado en enfermería
participación comunitaria
familia
teaching
research
community-institutional relations
education
nursing
diploma programs
consumer participation
family
topic ensino
pesquisa
relações comunidade-instituição
programas de graduação em enfermagem
participação comunitária
família
enseñanza
investigación
relaciones comunidad-institución
programas de pregrado en enfermería
participación comunitaria
familia
teaching
research
community-institutional relations
education
nursing
diploma programs
consumer participation
family
description Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180
10.1590/S0104-11692007000600004
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000600004
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17858
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17859
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1080-1085
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1080-1085
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1080-1085
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846906007552