Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180 |
Resumo: | Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. |
id |
USP-38_dd558619bc22f264d17d3eeb7e8e2868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16180 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo MineiroInterrelación enseñanza, investigación, extensión en los cursos de pregrado en saludThe interface of teaching, research and extension in undergraduate courses in healthensinopesquisarelações comunidade-instituiçãoprogramas de graduação em enfermagemparticipação comunitáriafamíliaenseñanzainvestigaciónrelaciones comunidad-instituciónprogramas de pregrado en enfermeríaparticipación comunitariafamiliateachingresearchcommunity-institutional relationseducationnursingdiploma programsconsumer participationfamilyEste artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.This article aimed to describe and evaluate the extension program "Integrating knowledge to the family integral care" composed of five projects that aimed to enrich knowledge and develop skills in the academic field, to accomplish health actions, based on the families' and community' needs. A total of 33 faculties from the nursing, medical and biomedical schools at the "Triângulo Mineiro Federal University" participated in the projects during eight months in the "Family Health Program", out-patient clinics and at the School Hospital, attending 2,000 clients. The faculty members were subjects in their own learning process, experiencing and reflecting upon this social reality. The program also favored inter-institutional integration, as well as, showed connection between teaching-research-extension.Este artigo tuvo por objetivo describir y evaluar el programa "Integrando conocimientos para la atención integral a la familia", compuesto por cinco proyectos que visaron ampliar conocimientos y desarrollar habilidades en el académico, para la realización de acciones de salud, con base en las necesidades de la familia y comunidad. Participaron 33 académicos de los cursos de enfermería, medicina y biomedicina de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro", por ocho meses en los Programas de Salud de la Familia, ambulatorios y Hospital Escuela, atendiendo a 2.000 clientes. Los académicos fueron sujetos de su aprendizaje, vivenciando y reflexionando sobre la realidad social. El programa favoreció integración interinstitucional y indisociabilidad enseñanza-investigación-extensión.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618010.1590/S0104-11692007000600004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1080-1085Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1080-1085Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1080-10851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17858https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17859https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17860Tavares, Darlene Mara dos SantosSimões, Ana Lúcia de AssisPoggetto, Márcia Tasso DalSilva, Sueli Riul dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:17:43Zoai:revistas.usp.br:article/16180Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:17:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro Interrelación enseñanza, investigación, extensión en los cursos de pregrado en salud The interface of teaching, research and extension in undergraduate courses in health |
title |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
spellingShingle |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro Tavares, Darlene Mara dos Santos ensino pesquisa relações comunidade-instituição programas de graduação em enfermagem participação comunitária família enseñanza investigación relaciones comunidad-institución programas de pregrado en enfermería participación comunitaria familia teaching research community-institutional relations education nursing diploma programs consumer participation family |
title_short |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
title_full |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
title_fullStr |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
title_full_unstemmed |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
title_sort |
Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro |
author |
Tavares, Darlene Mara dos Santos |
author_facet |
Tavares, Darlene Mara dos Santos Simões, Ana Lúcia de Assis Poggetto, Márcia Tasso Dal Silva, Sueli Riul da |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Ana Lúcia de Assis Poggetto, Márcia Tasso Dal Silva, Sueli Riul da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Darlene Mara dos Santos Simões, Ana Lúcia de Assis Poggetto, Márcia Tasso Dal Silva, Sueli Riul da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino pesquisa relações comunidade-instituição programas de graduação em enfermagem participação comunitária família enseñanza investigación relaciones comunidad-institución programas de pregrado en enfermería participación comunitaria familia teaching research community-institutional relations education nursing diploma programs consumer participation family |
topic |
ensino pesquisa relações comunidade-instituição programas de graduação em enfermagem participação comunitária família enseñanza investigación relaciones comunidad-institución programas de pregrado en enfermería participación comunitaria familia teaching research community-institutional relations education nursing diploma programs consumer participation family |
description |
Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180 10.1590/S0104-11692007000600004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000600004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17858 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17859 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16180/17860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1080-1085 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1080-1085 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1080-1085 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846906007552 |