Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnato, Maria Helena Salgado
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Cocco, Maria Inês Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677
Resumo: É relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional.
id USP-38_e70ebd3cc28a361f565315603e00fad1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1677
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagemEducative memory and tessitura of educational concepts: the experience of the teaching diploma in nursingMemória educativa y la contextura de concepciones educacionales: experiencia vivida en la licenciatura en enfermeríalicenciatura em enfermagemensinomemórialicenciatura en enfermeríaenseñanzamemoriateaching diploma in nursingeducationmemoryÉ relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional.The study reports the experience of a Teaching Diploma in Nursing Course, considering the incorporation and problematization of the memory concerning the students. It is based on the representations and meanings of the students' educative experiences, through reflection processes and readings, enabling the appearance of other tessituras regarding educational concepts as well as permitting the elaboration of other conceptions about work, man, society and education. This proposal shows a viable and significant way to develop a better understanding and to deepen experienced concepts, reconstructing them in their political, social and cultural relations and enabling a critical reflection as well as changes in professional practice.Es relatada una experiencia desarrollada en la Licenciatura en Enfermería de la Facultad de Educación- UNICAMP, teniendo como referencia la incorporación de la problematización de la memoria de cuestiones relacionadas con las vivencias de los alumnos. Partimos de las representaciones y significados de las experiencias educativas de los alumnos, que a través de procesos de reflexiones y lecturas son resignificadas, posibilitando otras concepciones de Mundo, Hombre, Sociedad y Educación. Esta propuesta se muestra como un camino viable y significativo para desarrollar una mejor comprensión y profundización de los conceptos vivenciados, reconstruyéndolos en sus relaciones políticas, sociales y culturales, haciendo posible una reflexión critica y cambios en su práctica profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/167710.1590/S0104-11692002000300019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 3 (2002); 439-445Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 3 (2002); 439-445Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 3 (2002); 439-4451518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677/1722Bagnato, Maria Helena SalgadoCocco, Maria Inês Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:07:29Zoai:revistas.usp.br:article/1677Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:07:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
Educative memory and tessitura of educational concepts: the experience of the teaching diploma in nursing
Memória educativa y la contextura de concepciones educacionales: experiencia vivida en la licenciatura en enfermería
title Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
spellingShingle Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
Bagnato, Maria Helena Salgado
licenciatura em enfermagem
ensino
memória
licenciatura en enfermería
enseñanza
memoria
teaching diploma in nursing
education
memory
title_short Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
title_full Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
title_fullStr Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
title_full_unstemmed Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
title_sort Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
author Bagnato, Maria Helena Salgado
author_facet Bagnato, Maria Helena Salgado
Cocco, Maria Inês Monteiro
author_role author
author2 Cocco, Maria Inês Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnato, Maria Helena Salgado
Cocco, Maria Inês Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv licenciatura em enfermagem
ensino
memória
licenciatura en enfermería
enseñanza
memoria
teaching diploma in nursing
education
memory
topic licenciatura em enfermagem
ensino
memória
licenciatura en enfermería
enseñanza
memoria
teaching diploma in nursing
education
memory
description É relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677
10.1590/S0104-11692002000300019
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692002000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677/1722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 3 (2002); 439-445
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 3 (2002); 439-445
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 3 (2002); 439-445
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222838424076288