Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677 |
Resumo: | É relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional. |
id |
USP-38_e70ebd3cc28a361f565315603e00fad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1677 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagemEducative memory and tessitura of educational concepts: the experience of the teaching diploma in nursingMemória educativa y la contextura de concepciones educacionales: experiencia vivida en la licenciatura en enfermeríalicenciatura em enfermagemensinomemórialicenciatura en enfermeríaenseñanzamemoriateaching diploma in nursingeducationmemoryÉ relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional.The study reports the experience of a Teaching Diploma in Nursing Course, considering the incorporation and problematization of the memory concerning the students. It is based on the representations and meanings of the students' educative experiences, through reflection processes and readings, enabling the appearance of other tessituras regarding educational concepts as well as permitting the elaboration of other conceptions about work, man, society and education. This proposal shows a viable and significant way to develop a better understanding and to deepen experienced concepts, reconstructing them in their political, social and cultural relations and enabling a critical reflection as well as changes in professional practice.Es relatada una experiencia desarrollada en la Licenciatura en Enfermería de la Facultad de Educación- UNICAMP, teniendo como referencia la incorporación de la problematización de la memoria de cuestiones relacionadas con las vivencias de los alumnos. Partimos de las representaciones y significados de las experiencias educativas de los alumnos, que a través de procesos de reflexiones y lecturas son resignificadas, posibilitando otras concepciones de Mundo, Hombre, Sociedad y Educación. Esta propuesta se muestra como un camino viable y significativo para desarrollar una mejor comprensión y profundización de los conceptos vivenciados, reconstruyéndolos en sus relaciones políticas, sociales y culturales, haciendo posible una reflexión critica y cambios en su práctica profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/167710.1590/S0104-11692002000300019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 3 (2002); 439-445Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 3 (2002); 439-445Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 3 (2002); 439-4451518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677/1722Bagnato, Maria Helena SalgadoCocco, Maria Inês Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:07:29Zoai:revistas.usp.br:article/1677Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:07:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem Educative memory and tessitura of educational concepts: the experience of the teaching diploma in nursing Memória educativa y la contextura de concepciones educacionales: experiencia vivida en la licenciatura en enfermería |
title |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
spellingShingle |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem Bagnato, Maria Helena Salgado licenciatura em enfermagem ensino memória licenciatura en enfermería enseñanza memoria teaching diploma in nursing education memory |
title_short |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
title_full |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
title_fullStr |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
title_sort |
Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem |
author |
Bagnato, Maria Helena Salgado |
author_facet |
Bagnato, Maria Helena Salgado Cocco, Maria Inês Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Cocco, Maria Inês Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagnato, Maria Helena Salgado Cocco, Maria Inês Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
licenciatura em enfermagem ensino memória licenciatura en enfermería enseñanza memoria teaching diploma in nursing education memory |
topic |
licenciatura em enfermagem ensino memória licenciatura en enfermería enseñanza memoria teaching diploma in nursing education memory |
description |
É relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677 10.1590/S0104-11692002000300019 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000300019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1677/1722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 3 (2002); 439-445 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 3 (2002); 439-445 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 3 (2002); 439-445 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222838424076288 |