Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marim, Camila Manuela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Valter, Taminato, Mônica, Barbosa, Dulce Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52951
Resumo: OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade de programas de educação e suporte de cuidadores na redução de sua sobrecarga. MÉTODO: foi realizada uma revisão sistemática com consulta as bases Medline, Lilacs, Embase, Cochrane, Web of Science, SciELO e CINAHL. RESULTADOS: foram incluídos sete ensaios clínicos randomizados que comparavam o programa de educação ao cuidado usual, avaliando a sobrecarga do cuidador através da escala Burden Interview de Zarit. Após análise de sensibilidade, quatro estudos foram agrupados na metanálise, mostrando maior redução na sobrecarga do cuidador entre participantes de programas de educação e suporte, com significância estatística. CONCLUSÃO: as evidências, neste estudo, mostram que programas de educação e suporte são favoráveis para a redução da sobrecarga do cuidador quando comparados ao cuidado usual. Dessa forma, a inclusão desses programas em instituições voltadas para a assistência de idosos é efetiva e deve ser estimulada. Pode-se inferir ainda que esses programas devam contemplar o compartilhamento de estratégias de manejo não farmacológico dos sintomas psicológicos e comportamentais das demências.
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spelling Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática Effectiveness of educational programs on reducing the burden of caregivers of elderly individuals with dementia: a systematic review Efectividad de programas educativos en la sobrecarga de cuidadores de pacientes con diagnóstico de demencia: revisión sistemática DementiaCaregiversAgedGeriatric NursingDemenciaCuidadoresAncianoEnfermería GeriátricaDemênciaCuidadoresIdosoEnfermagem Geriátrica OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade de programas de educação e suporte de cuidadores na redução de sua sobrecarga. MÉTODO: foi realizada uma revisão sistemática com consulta as bases Medline, Lilacs, Embase, Cochrane, Web of Science, SciELO e CINAHL. RESULTADOS: foram incluídos sete ensaios clínicos randomizados que comparavam o programa de educação ao cuidado usual, avaliando a sobrecarga do cuidador através da escala Burden Interview de Zarit. Após análise de sensibilidade, quatro estudos foram agrupados na metanálise, mostrando maior redução na sobrecarga do cuidador entre participantes de programas de educação e suporte, com significância estatística. CONCLUSÃO: as evidências, neste estudo, mostram que programas de educação e suporte são favoráveis para a redução da sobrecarga do cuidador quando comparados ao cuidado usual. Dessa forma, a inclusão desses programas em instituições voltadas para a assistência de idosos é efetiva e deve ser estimulada. Pode-se inferir ainda que esses programas devam contemplar o compartilhamento de estratégias de manejo não farmacológico dos sintomas psicológicos e comportamentais das demências. OBJECTIVE: This study's objective was to analyze the effectiveness of educational and support programs for caregivers on reducing their burden. METHOD: The method used was a systematic review. The following were searched; MEDLINE, LILACS, Embase, Cochrane, Web of Science, SciELO and CINAHL. RESULTS: Seven randomized clinical studies were included. These studies compared an educational program with standard care delivery, assessing the burden of caregivers through the Zarit Burden Interview. After the analysis of sensitivity, four studies were grouped in the meta-analysis showing a statistically significant reduction in caregiver burden among the participants of educational and support programs. CONCLUSION: The evidence obtained in this study suggests that educational and support programs have a positive impact on the reduction of caregiver burden when compared to standard care. Therefore, the inclusion of these programs in institutions providing care to the elderly is effective and should be encouraged. These programs should also share non-pharmacological management strategies for the behavioral and psychological symptoms of dementia. OBJETIVO: El objetivo de este estudio fue analizar la eficacia de programas de educación y apoyo a cuidadores para reducir su sobrecarga. MÉTODO: El método utilizado fue una revisión sistemática. Consultamos el MEDLINE, LILACS, Embase, Cochrane, CINAHL y Web of Science. RESULTADOS: Se incluyeron los ensayos controlados aleatorios que compararon el programa de educación con la atención habitual, con evaluación de la carga del cuidador a través de la Escala de Zarit Burden. Tras el análisis de sensibilidad, cuatro estudios se combinaron en un meta-análisis, que muestra una mayor reducción de la carga del cuidador entre los participantes de los programas educativos y de apoyo, con significación estadística. CONCLUSIÓN: La evidencia en este estudio indica que los programas educativos y de apoyo son favorables para la reducción de la carga del cuidador. La inclusión de este tipo de programas en las instituciones dedicadas al cuidado de los ancianos es eficaz y debe fomentarse. Se puede inferir que estos programas deben incluir el intercambio de estrategias de manejo no-farmacológico para los síntomas conductuales y psicológicos de la demencia. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5295110.1590/S0104-11692013000700033Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 267-275 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 267-275 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 267-275 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52951/56959https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52951/56960Marim, Camila ManuelaSilva, ValterTaminato, MônicaBarbosa, Dulce Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52951Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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