Ensino especializado de estomaterapia no Brasil: 1990 - 1995

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1303
Resumo: Este relato refere-se à trajetória dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia no Brasil, desde sua implementação, em 1990, até a penúltima edição, em 1995. Os autores, como seus coordenadores, apontam as diversas modificações efetuadas entre as quais destacam-se as transformações do conteúdo programático, inicialmente baseado em modelo essencialmente biológico e abrangendo principalmente ostomias (1990), para o aprofundamento dos temas em feridas e incontinências (urinária e fecal), além da inserção sobre organização e implementação de Serviços e Programas de Assistência a Ostomizados e protocolos de Prevenção e Tratamento de Feridas bem como reflexões sobre a construção da especialidade no contexto da Enfermagem, suas entidades de classe e suas relações na sociedade, na política e mercado brasileiros. Após a caracterização dos 75 alunos-enfermeiros que freqüentaram os cursos nesse período, os autores apresentam as expectativas e perspectivas por eles apontadas em relação à especialização, além da avaliação dos cursos, revelando tendências positivas. Os autores encerram o relato, considerando a importância do processo avaliativo para a constante reformulação do Curso em consonância com as novas discussões acerca das especializações para a Enfermagem Brasileira.
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spelling Ensino especializado de estomaterapia no Brasil: 1990 - 1995Enseñanza especializada de terapia enterostomal en Brasil: 1990-1995Stomal therapy specialization teaching in Brazil: 1990-1995ensino-aprendizagemestomaterapiaostomiasensenãnzaterapia enterostomalostomíasteachingstomal therapyostomiesEste relato refere-se à trajetória dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia no Brasil, desde sua implementação, em 1990, até a penúltima edição, em 1995. Os autores, como seus coordenadores, apontam as diversas modificações efetuadas entre as quais destacam-se as transformações do conteúdo programático, inicialmente baseado em modelo essencialmente biológico e abrangendo principalmente ostomias (1990), para o aprofundamento dos temas em feridas e incontinências (urinária e fecal), além da inserção sobre organização e implementação de Serviços e Programas de Assistência a Ostomizados e protocolos de Prevenção e Tratamento de Feridas bem como reflexões sobre a construção da especialidade no contexto da Enfermagem, suas entidades de classe e suas relações na sociedade, na política e mercado brasileiros. Após a caracterização dos 75 alunos-enfermeiros que freqüentaram os cursos nesse período, os autores apresentam as expectativas e perspectivas por eles apontadas em relação à especialização, além da avaliação dos cursos, revelando tendências positivas. Os autores encerram o relato, considerando a importância do processo avaliativo para a constante reformulação do Curso em consonância com as novas discussões acerca das especializações para a Enfermagem Brasileira.The authors show the trajectory of the Brazilian Stomal Therapy Courses since their beginning in 1990 until 1995. Firstly they point out the changes of their contents initially based on medical and biological fields. Nowadays they also involve issues in the other Enterostomal Therapy fields-wounds and incontinence-besides discussions and reflections on the principles of organization and creation of care programmes, services and protocols as well as on the Stomal Therapy as a specialty in Brazilian nursing, society and politics. The 75 students' expectations, perspectives and evaluation related to the courses are presented, showing positive tendencies. The author finishes the study considering the importance of the evaluation process towards the improvement of the course according to the new challenges and discussions about nursing specialties in our country.Este relato trata sobre la trayectoria de los cursos de Terapia Enterostomal (TE) en Brasil desde su inicio en 1990 hasta 1995. Los autores empiezan el relato por los cámbios de su contenido inicialmente basado en modelo médico. Hoy en día este programa engloba también temas de las demás areas de la T.E. como las heridas e incontinencia, además de las reflexiones acerca de los princípios del planteamiento de los servicios y protocolos de asistencia y la especialidad en la política, sociedad y Enfermería del país. Las expectativas, perspectivas y evaluación relacionadas a los cursos, señalan tendencias positivas. Los autores terminan el estudio considerando la importancia del proceso de evaluación como forma de mejorar el curso frente a los nuevos desafios y discusiones acerca de las especialidades en la Enfermeria BrasileñaUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/130310.1590/S0104-11691998000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 43-54Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 43-54Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 43-541518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1303/1328Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:03:44Zoai:revistas.usp.br:article/1303Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:03:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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