Método Jacobson e Truax: avaliação da efetividade clínica de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós prostatectomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Luciana Regina Ferreira Pereira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bernardes, Mariana Ferreira Vaz Gontijo, Azevedo, Cissa, Chianca, Tânia Couto Machado, Pereira, Maria da Graça, Carvalho, Emilia Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146186
Resumo: Objetivo: exemplificar a aplicabilidade do Método Jacobson e Truax em um estudo de intervenção de enfermagem que analisou a efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós-prostatectomia radical. Método: estudo descritivo referente à aplicabilidade do Método Jacobson e Truax na análise de dados de um ensaio clínico. A intervenção consistiu em programa de ensino para alta hospitalar pós-prostatectomia radical por meio de orientação oral, escrita e reforço telefônico. Participaram 34 homens no grupo intervenção e 34 no controle. Calculou-se índice de mudança confiável e significância clínica para a variável conhecimento nos dois grupos. Gráficos de dispersão foram apresentados para demonstrar a efetividade do método. Resultados: no grupo intervenção, para 30 indivíduos, a intervenção apresentou mudança clinicamente relevante em relação ao conhecimento. Já no grupo controle, nenhum dos 34 indivíduos apresentou significância clínica dos resultados relacionada a essa variável, ou seja, a significância estatística identificada pelos testes inferenciais não representou mudanças clinicamente relevantes ao nível da variável conhecimento. Conclusão: a intervenção educativa realizada por meio da combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se clinicamente efetiva no âmbito da melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio.
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A intervenção consistiu em programa de ensino para alta hospitalar pós-prostatectomia radical por meio de orientação oral, escrita e reforço telefônico. Participaram 34 homens no grupo intervenção e 34 no controle. Calculou-se índice de mudança confiável e significância clínica para a variável conhecimento nos dois grupos. Gráficos de dispersão foram apresentados para demonstrar a efetividade do método. Resultados: no grupo intervenção, para 30 indivíduos, a intervenção apresentou mudança clinicamente relevante em relação ao conhecimento. Já no grupo controle, nenhum dos 34 indivíduos apresentou significância clínica dos resultados relacionada a essa variável, ou seja, a significância estatística identificada pelos testes inferenciais não representou mudanças clinicamente relevantes ao nível da variável conhecimento. Conclusão: a intervenção educativa realizada por meio da combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se clinicamente efetiva no âmbito da melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio. Objective: to exemplify the applicability of the Jacobson and Truax Method in a nursing intervention study that analyzed the effectiveness of a home care teaching program after radical prostatectomy. Method: this is a descriptive study concerning the applicability of the Jacobson and Truax Method in the data analysis of a clinical trial. The intervention consisted of a teaching program for hospital discharge after radical prostatectomy through oral guidance, writing, and telephonic reinforcement. Thirty-four men participated in the intervention group and 34 men participated in the control group. A reliable index of change and clinical significance was calculated for the knowledge variable in both groups. Scatterplots were presented to demonstrate the effectiveness of the method. Results: for 30 individuals in the intervention group, the intervention presented clinically relevant change than in knowledge. In the control group, none of the 34 individuals presented clinical significance of the results related to this variable, that is, the statistical significance identified by the inferential tests did not have clinically relevant changes in the knowledge variable. Conclusion: the educational intervention carried out through the combination of oral, written and telephone counseling was shown to be clinically effective in improving knowledge about home care. Objetivo: ejemplificar la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en un estudio de intervención de enfermería que analizó la efectividad de un programa de enseñanza para cuidado domiciliario pos-prostatectomía radical. Método: estudio descriptivo referente a la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en el análisis de datos de un ensayo clínico. La intervención consistió en programa de enseñanza para alta hospitalario pos-prostatectomía radical por medio de orientación oral, escrita y refuerzo telefónico. Participaron 34 hombres en el grupo intervención y 34 en el grupo de control. Se calculó el índice de cambio confiable y significancia clínica para la variable conocimiento en los dos grupos. Gráficos de dispersión fueron presentados para demostrar la efectividad del método. Resultados: en el grupo intervención, para 30 individuos, la intervención presentó cambio clínicamente relevante en relación al conocimiento. Ya en el grupo control, ninguno de los 34 individuos presentó significancia clínica de los resultados relacionada a esa variable, o sea, la significancia estadística identificada por los tests inferenciales no representó cambios clínicamente relevantes al nivel del variable conocimiento. Conclusión: la intervención educativa realizada por medio de la combinación de orientación oral, escrita y acompañamiento telefónico se mostró clínicamente efectiva en el ámbito de la mejoría del conocimiento sobre los cuidados en domicilio.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14618610.1590/1518-8345.2249.3003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3003Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3003Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e30031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146186/139874https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146186/139875https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/146186/139876Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMata, Luciana Regina Ferreira Pereira daBernardes, Mariana Ferreira Vaz GontijoAzevedo, CissaChianca, Tânia Couto MachadoPereira, Maria da GraçaCarvalho, Emilia Campos de2018-08-17T15:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/146186Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2018-08-17T15:57:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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