A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Cristiane Conceição
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves, Liliana Amorim, Secco, Iara Aparecida de Oliveira, Ricz, Lilian Neto Aguiar, Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430
Resumo: A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação.
id USP-38_efa14beb6a8279d0a569fff0b6458923
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4430
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem The expressiveness of a university professor in his classroom performance: analysis of verbal resources and implications for nursing La expresividad del profesor universitario durante su actuación en la sala de clases: análisis de los recursos verbales utilizados y sus implicaciones para la enfermeira CommunicationTeacher of NursingSpeechLanguage and Hearing SciencesComunicaciónDocentes de EnfermeríaFonoaudiologíaComunicaçãoDocentes de EnfermagemFonoaudiologia A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação. Expressiveness is the ability of individuals to make their thoughts alive through language and body, effectively transmitting information. This study investigated the expressiveness of a university professor during nursing classes in relation to verbal resources from the perspective of students. This descriptive and quantitative study was carried out in a Higher Education Institution using specific instruments to assess expressiveness. The professor's class was video recorded and the video was first assessed by three speech and language experts and later assessed by 141 students with whom he had no previous contact. The results reveal that students and experts agreed in relation to the professors' expressive skills, which proved the ability of students to evaluate this communication skill. La expresividad es la capacidad del individuo de tornar vivo su pensamiento por medio del lenguaje y por la expresión corporal, permitiendo la transmisión de informaciones de modo efectivo. El presente estudio objetivó investigar la expresividad del profesor universitario de enfermería dando clases en relación a sus recursos verbales, a partir de la evaluación de los alumnos. Se trata de investigación descriptiva, cuantitativa, desarrollada en una Institución de Enseñanza Superior, para lo cual fueron utilizados instrumentos específicos de evaluación de la expresividad. Se realizó una película de una clase del referido profesor, que fue primeramente evaluada por tres expertos fonoaudiólogos y después sometida a evaluación por parte de 141 alumnos que no habían tenido contacto previo con el mismo. Los resultados mostraron que alumnos y expertos coincidieron en su evaluación sobre las habilidades expresivas del profesor universitario de enfermería, lo que comprobó la capacidad y la propiedad de los estudiantes en la evaluación de esa habilidad de comunicación. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/443010.1590/S0104-11692011000500017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1188-1196 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5831https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5832https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5833Romano, Cristiane ConceiçãoAlves, Liliana AmorimSecco, Iara Aparecida de OliveiraRicz, Lilian Neto AguiarRobazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/4430Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:59:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
The expressiveness of a university professor in his classroom performance: analysis of verbal resources and implications for nursing
La expresividad del profesor universitario durante su actuación en la sala de clases: análisis de los recursos verbales utilizados y sus implicaciones para la enfermeira
title A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
spellingShingle A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
Romano, Cristiane Conceição
Communication
Teacher of Nursing
Speech
Language and Hearing Sciences
Comunicación
Docentes de Enfermería
Fonoaudiología
Comunicação
Docentes de Enfermagem
Fonoaudiologia
title_short A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
title_full A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
title_fullStr A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
title_full_unstemmed A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
title_sort A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
author Romano, Cristiane Conceição
author_facet Romano, Cristiane Conceição
Alves, Liliana Amorim
Secco, Iara Aparecida de Oliveira
Ricz, Lilian Neto Aguiar
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
author_role author
author2 Alves, Liliana Amorim
Secco, Iara Aparecida de Oliveira
Ricz, Lilian Neto Aguiar
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Cristiane Conceição
Alves, Liliana Amorim
Secco, Iara Aparecida de Oliveira
Ricz, Lilian Neto Aguiar
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Teacher of Nursing
Speech
Language and Hearing Sciences
Comunicación
Docentes de Enfermería
Fonoaudiología
Comunicação
Docentes de Enfermagem
Fonoaudiologia
topic Communication
Teacher of Nursing
Speech
Language and Hearing Sciences
Comunicación
Docentes de Enfermería
Fonoaudiología
Comunicação
Docentes de Enfermagem
Fonoaudiologia
description A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430
10.1590/S0104-11692011000500017
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692011000500017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5831
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5832
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1188-1196
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1188-1196
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1188-1196
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222845857431552