A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430 |
Resumo: | A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação. |
id |
USP-38_efa14beb6a8279d0a569fff0b6458923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4430 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem The expressiveness of a university professor in his classroom performance: analysis of verbal resources and implications for nursing La expresividad del profesor universitario durante su actuación en la sala de clases: análisis de los recursos verbales utilizados y sus implicaciones para la enfermeira CommunicationTeacher of NursingSpeechLanguage and Hearing SciencesComunicaciónDocentes de EnfermeríaFonoaudiologíaComunicaçãoDocentes de EnfermagemFonoaudiologia A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação. Expressiveness is the ability of individuals to make their thoughts alive through language and body, effectively transmitting information. This study investigated the expressiveness of a university professor during nursing classes in relation to verbal resources from the perspective of students. This descriptive and quantitative study was carried out in a Higher Education Institution using specific instruments to assess expressiveness. The professor's class was video recorded and the video was first assessed by three speech and language experts and later assessed by 141 students with whom he had no previous contact. The results reveal that students and experts agreed in relation to the professors' expressive skills, which proved the ability of students to evaluate this communication skill. La expresividad es la capacidad del individuo de tornar vivo su pensamiento por medio del lenguaje y por la expresión corporal, permitiendo la transmisión de informaciones de modo efectivo. El presente estudio objetivó investigar la expresividad del profesor universitario de enfermería dando clases en relación a sus recursos verbales, a partir de la evaluación de los alumnos. Se trata de investigación descriptiva, cuantitativa, desarrollada en una Institución de Enseñanza Superior, para lo cual fueron utilizados instrumentos específicos de evaluación de la expresividad. Se realizó una película de una clase del referido profesor, que fue primeramente evaluada por tres expertos fonoaudiólogos y después sometida a evaluación por parte de 141 alumnos que no habían tenido contacto previo con el mismo. Los resultados mostraron que alumnos y expertos coincidieron en su evaluación sobre las habilidades expresivas del profesor universitario de enfermería, lo que comprobó la capacidad y la propiedad de los estudiantes en la evaluación de esa habilidad de comunicación. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/443010.1590/S0104-11692011000500017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1188-1196 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5831https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5832https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5833Romano, Cristiane ConceiçãoAlves, Liliana AmorimSecco, Iara Aparecida de OliveiraRicz, Lilian Neto AguiarRobazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/4430Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:59:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem The expressiveness of a university professor in his classroom performance: analysis of verbal resources and implications for nursing La expresividad del profesor universitario durante su actuación en la sala de clases: análisis de los recursos verbales utilizados y sus implicaciones para la enfermeira |
title |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
spellingShingle |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem Romano, Cristiane Conceição Communication Teacher of Nursing Speech Language and Hearing Sciences Comunicación Docentes de Enfermería Fonoaudiología Comunicação Docentes de Enfermagem Fonoaudiologia |
title_short |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
title_full |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
title_fullStr |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
title_full_unstemmed |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
title_sort |
A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem |
author |
Romano, Cristiane Conceição |
author_facet |
Romano, Cristiane Conceição Alves, Liliana Amorim Secco, Iara Aparecida de Oliveira Ricz, Lilian Neto Aguiar Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Liliana Amorim Secco, Iara Aparecida de Oliveira Ricz, Lilian Neto Aguiar Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano, Cristiane Conceição Alves, Liliana Amorim Secco, Iara Aparecida de Oliveira Ricz, Lilian Neto Aguiar Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Teacher of Nursing Speech Language and Hearing Sciences Comunicación Docentes de Enfermería Fonoaudiología Comunicação Docentes de Enfermagem Fonoaudiologia |
topic |
Communication Teacher of Nursing Speech Language and Hearing Sciences Comunicación Docentes de Enfermería Fonoaudiología Comunicação Docentes de Enfermagem Fonoaudiologia |
description |
A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430 10.1590/S0104-11692011000500017 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000500017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5831 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5832 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4430/5833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1188-1196 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1188-1196 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845857431552 |