Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1874 |
Resumo: | O "Curso de Aconselhamento em Amamentação", idealizado e implantado pela United Nation's Children's Emergency Fund -UNICEF, em parceria com a Organização Mundial da Saúde - OMS, representa uma das importantes iniciativas no sentido de valorizar a mulher enquanto agente da amamentação. Visando a compreensão e facilitação da aplicação das habilidades de comunicação não-verbal, que esse curso se propõe a desenvolver nos profissionais, este trabalho tem como objetivo organizar pressupostos teóricos que dêem suporte para o ensino das Habilidades de Ouvir e Aprender 1- "Use comunicação não-verbal útil", fundamentado a partir de conceitos da comunicação humana, extraídos de diversos autores sobre o tema. Percebemos que as habilidades discorridas no curso centram-se em técnicas somente voltadas para as atitudes dos profissionais, porém, é fundamental estarmos atentos aos sinais não-verbais da mulher, pois esses retratam suas emoções. Tais sinais podem ser indicadores das dificuldades que a mulher enfrenta, das interpretações que ela está fazendo acerca de elementos interacionais em seu contexto e que, muitas vezes, são os indicativos do curso que ela poderá imprimir ao processo de amamentação. |
id |
USP-38_fdda5a06d2fcb18a465de4d7824e82c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1874 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentaçãoComunicación no verbal: una contribución para la consejería en lactancia maternaNon verbal communication: a contribution to breastfeeding counselingaconselhamentoaleitamento maternocomunicação não-verbalaconsejarlactancia maternacomunicación no verbalcounselingbreast feedingnonverbal communicationO "Curso de Aconselhamento em Amamentação", idealizado e implantado pela United Nation's Children's Emergency Fund -UNICEF, em parceria com a Organização Mundial da Saúde - OMS, representa uma das importantes iniciativas no sentido de valorizar a mulher enquanto agente da amamentação. Visando a compreensão e facilitação da aplicação das habilidades de comunicação não-verbal, que esse curso se propõe a desenvolver nos profissionais, este trabalho tem como objetivo organizar pressupostos teóricos que dêem suporte para o ensino das Habilidades de Ouvir e Aprender 1- "Use comunicação não-verbal útil", fundamentado a partir de conceitos da comunicação humana, extraídos de diversos autores sobre o tema. Percebemos que as habilidades discorridas no curso centram-se em técnicas somente voltadas para as atitudes dos profissionais, porém, é fundamental estarmos atentos aos sinais não-verbais da mulher, pois esses retratam suas emoções. Tais sinais podem ser indicadores das dificuldades que a mulher enfrenta, das interpretações que ela está fazendo acerca de elementos interacionais em seu contexto e que, muitas vezes, são os indicativos do curso que ela poderá imprimir ao processo de amamentação.The "Course on Breastfeeding Counseling", elaborated and implemented by the United Nation's Children's Emergency Fund - UNICEF in partnership with the World Health Organization - WHO, represents one of the most important initiatives towards the valorization of women as breastfeeding agents. With a view to understanding and facilitating the application of the nonverbal communication skills this course intends to develop among professionals, this study aims to organize the theoretical frameworks that will support the teaching of Listening and Learning Skills -1 - "Use of non verbal communication", considering the concepts of human communication found in different authors. We found out that the skills of the course are centered in techniques only directed at the professional's attitudes. However, it is necessary to pay attention to women's nonverbal signs, as they reflect their emotions. These signs can indicate the difficulties women are facing, their interpretations regarding the interaction elements in their context and, often, they are indicative of how they will direct the breastfeeding process.El "Curso de consejería en lactancia materna", idealizado e implementado por la United Nation's Children's Emergency Fund - UNICEF, en conjunto con la Organización Mundial de la Salud - OMS, representa una de las iniciativas importantes en el sentido de valorar a la mujer como agente de la lactancia. Este trabajo tiene el fin de comprender y facilitar la aplicación de las habilidades de comunicación no verbal del curso por parte de los profesionales y tiene como objetivo organizar los presupuestos teóricos que van a dar soporte para la enseñanza de la Habilidad de Oír y Aprender -1 -"Uso de la comunicación no verbal útil", basada en los conceptos de la comunicación humana, extraídos de diversos autores sobre el tema. Los autores percibieron que las habilidades del curso están centradas en técnicas solamente orientadas hacia las actitudes de los profesionales. Es fundamental estar atento a las señales no verbales de la mujer, pues estas retratan sus emociones. Tales señales pueden ser los indicadores de las dificultades que la mujer enfrenta, de las interpretaciones a cerca de elementos interactivos en su contexto, y muchas veces, son los indicativos del curso que podrán imprimir al proceso de lactancia.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187410.1590/S0104-11692004000200016Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 2 (2004); 258-264Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 2 (2004); 258-264Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 2 (2004); 258-2641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1874/1927Leite, Adriana MoraesSilva, Isília AparecidaScochi, Carmen Gracinda Silvaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:26:59Zoai:revistas.usp.br:article/1874Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:26:59Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação Comunicación no verbal: una contribución para la consejería en lactancia materna Non verbal communication: a contribution to breastfeeding counseling |
title |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
spellingShingle |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação Leite, Adriana Moraes aconselhamento aleitamento materno comunicação não-verbal aconsejar lactancia materna comunicación no verbal counseling breast feeding nonverbal communication |
title_short |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
title_full |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
title_fullStr |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
title_full_unstemmed |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
title_sort |
Comunicação não-verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação |
author |
Leite, Adriana Moraes |
author_facet |
Leite, Adriana Moraes Silva, Isília Aparecida Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Isília Aparecida Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Adriana Moraes Silva, Isília Aparecida Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aconselhamento aleitamento materno comunicação não-verbal aconsejar lactancia materna comunicación no verbal counseling breast feeding nonverbal communication |
topic |
aconselhamento aleitamento materno comunicação não-verbal aconsejar lactancia materna comunicación no verbal counseling breast feeding nonverbal communication |
description |
O "Curso de Aconselhamento em Amamentação", idealizado e implantado pela United Nation's Children's Emergency Fund -UNICEF, em parceria com a Organização Mundial da Saúde - OMS, representa uma das importantes iniciativas no sentido de valorizar a mulher enquanto agente da amamentação. Visando a compreensão e facilitação da aplicação das habilidades de comunicação não-verbal, que esse curso se propõe a desenvolver nos profissionais, este trabalho tem como objetivo organizar pressupostos teóricos que dêem suporte para o ensino das Habilidades de Ouvir e Aprender 1- "Use comunicação não-verbal útil", fundamentado a partir de conceitos da comunicação humana, extraídos de diversos autores sobre o tema. Percebemos que as habilidades discorridas no curso centram-se em técnicas somente voltadas para as atitudes dos profissionais, porém, é fundamental estarmos atentos aos sinais não-verbais da mulher, pois esses retratam suas emoções. Tais sinais podem ser indicadores das dificuldades que a mulher enfrenta, das interpretações que ela está fazendo acerca de elementos interacionais em seu contexto e que, muitas vezes, são os indicativos do curso que ela poderá imprimir ao processo de amamentação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1874 10.1590/S0104-11692004000200016 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1874 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692004000200016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1874/1927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 2 (2004); 258-264 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 2 (2004); 258-264 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 2 (2004); 258-264 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444182839951360 |