Avaliação longitudinal de programa de saúde bucal para pacientes com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Grace Sampaio Teles da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fontes, Aline Morais, Pereira, Sérgio Luís da Silva, Fonteles, Daniel Sá Roriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/58584
Resumo: OBJETIVO: Verificar o impacto de um programa de prevenção da carie dentária, no contexto interdisciplinar, em ambiente não ambulatorial, para crianças com deficiência e verificar a opinião das mães sobre a inclusão da odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.MÉTODOS: O estudo foi quantitativo do tipo longitudinal prospectivo e qualitativo. Participaram 102 bebês, crianças e adolescentes com deficiência de ambos os gêneros, com faixa etária entre 1 e 21 anos, cadastradas no Programa de Atendimento Odontológico Multidisciplinar a Pessoas com  Deficiência. Os dados foram coletados por meio de anamnese e exame clínico intrabucal. Os pacientes foram divididos de acordo com a atividade de cárie em alto (AA), média atividade (MA) e baixa atividade (BA) e posteriormente submetidos a tratamento para gengivite e cárie. As mães foram submetidas a programa de prevenção e dez participaram da avaliação qualitativa.RESULTADOS: Observou-se que no início do programa que 34 (33,33%) eram AA, 49 (48,05%) MA e 19 (18,62%) BA e no final 2 (1,96%) permaneceram AA,  7  (6,87%) MA e 93 (91,17%) BA.CONCLUSÕES: Verificou-se o programa impactou na saúde dos pacientes por meio da colaboração dos responsáveis e pela aceitação das mães da inserção da Odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.
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