Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980 |
Resumo: | Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura. |
id |
USP-39_e500bcbbe2c820e60379f8ad01c18507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/61980 |
network_acronym_str |
USP-39 |
network_name_str |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminarTheoretical knowledge versus practical performance in dental sculpting – preliminary studyEsculturaEnsinoAnatomia DentalEsculturaEnsinoComponentes do DenteDente / anatomia & histologia.Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura.Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades Odontológicas. Todas as escolas de Odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático está sendo aplicado na escultura prática. Para isso 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática), foram examinadas individualmente por 2 examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste do qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p≥0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação a identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos e o desempenho prático dos alunosUniversidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPeer reviewedapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/6198010.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; v. 20 n. 2 (2014); 82-87Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; Vol. 20 No. 2 (2014); 82-872357-8041reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980/84889Copyright (c) 2014 Simone Gonçalves Moretto, Taciana Emília de Almeida Anfe, Denis Yudi Nagase, Rosiane Nogueira Kuguimiya, Adréa Dias Neves Lago, Patricia Moreira Freitas, Margareth Oda, Glauco Fioranelli Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoretto, Simone GonçalvesAnfe, Taciana Emília de AlmeidaNagase, Denis YudiKuguimiya, Rosiane NogueiraLago, Adréa Dias NevesFreitas, Patricia MoreiraOda, MargarethVieira, Glauco Fioranelli2016-01-19T16:12:17Zoai:revistas.usp.br:article/61980Revistahttps://www.revistas.usp.br/clrdPUBhttps://www.revistas.usp.br/clrd/oai||clrd.fo@usp.br2357-80412357-8041opendoar:2016-01-19T16:12:17Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar Theoretical knowledge versus practical performance in dental sculpting – preliminary study |
title |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
spellingShingle |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar Moretto, Simone Gonçalves Escultura Ensino Anatomia Dental Escultura Ensino Componentes do Dente Dente / anatomia & histologia. |
title_short |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
title_full |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
title_fullStr |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
title_full_unstemmed |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
title_sort |
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar |
author |
Moretto, Simone Gonçalves |
author_facet |
Moretto, Simone Gonçalves Anfe, Taciana Emília de Almeida Nagase, Denis Yudi Kuguimiya, Rosiane Nogueira Lago, Adréa Dias Neves Freitas, Patricia Moreira Oda, Margareth Vieira, Glauco Fioranelli |
author_role |
author |
author2 |
Anfe, Taciana Emília de Almeida Nagase, Denis Yudi Kuguimiya, Rosiane Nogueira Lago, Adréa Dias Neves Freitas, Patricia Moreira Oda, Margareth Vieira, Glauco Fioranelli |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretto, Simone Gonçalves Anfe, Taciana Emília de Almeida Nagase, Denis Yudi Kuguimiya, Rosiane Nogueira Lago, Adréa Dias Neves Freitas, Patricia Moreira Oda, Margareth Vieira, Glauco Fioranelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escultura Ensino Anatomia Dental Escultura Ensino Componentes do Dente Dente / anatomia & histologia. |
topic |
Escultura Ensino Anatomia Dental Escultura Ensino Componentes do Dente Dente / anatomia & histologia. |
description |
Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Peer reviewed |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980 10.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87 |
url |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980/84889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; v. 20 n. 2 (2014); 82-87 Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; Vol. 20 No. 2 (2014); 82-87 2357-8041 reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistry instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
collection |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
repository.name.fl_str_mv |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||clrd.fo@usp.br |
_version_ |
1800222877718413312 |