Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretto, Simone Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Anfe, Taciana Emília de Almeida, Nagase, Denis Yudi, Kuguimiya, Rosiane Nogueira, Lago, Adréa Dias Neves, Freitas, Patricia Moreira, Oda, Margareth, Vieira, Glauco Fioranelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980
Resumo: Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura.
id USP-39_e500bcbbe2c820e60379f8ad01c18507
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/61980
network_acronym_str USP-39
network_name_str Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
repository_id_str
spelling Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminarTheoretical knowledge versus practical performance in dental sculpting – preliminary studyEsculturaEnsinoAnatomia DentalEsculturaEnsinoComponentes do DenteDente / anatomia & histologia.Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura.Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades Odontológicas. Todas as escolas de Odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático está sendo aplicado na escultura prática. Para isso 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática), foram examinadas individualmente por 2 examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste do qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p≥0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação a identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos e o desempenho prático dos alunosUniversidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPeer reviewedapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/6198010.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; v. 20 n. 2 (2014); 82-87Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; Vol. 20 No. 2 (2014); 82-872357-8041reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980/84889Copyright (c) 2014 Simone Gonçalves Moretto, Taciana Emília de Almeida Anfe, Denis Yudi Nagase, Rosiane Nogueira Kuguimiya, Adréa Dias Neves Lago, Patricia Moreira Freitas, Margareth Oda, Glauco Fioranelli Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoretto, Simone GonçalvesAnfe, Taciana Emília de AlmeidaNagase, Denis YudiKuguimiya, Rosiane NogueiraLago, Adréa Dias NevesFreitas, Patricia MoreiraOda, MargarethVieira, Glauco Fioranelli2016-01-19T16:12:17Zoai:revistas.usp.br:article/61980Revistahttps://www.revistas.usp.br/clrdPUBhttps://www.revistas.usp.br/clrd/oai||clrd.fo@usp.br2357-80412357-8041opendoar:2016-01-19T16:12:17Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
Theoretical knowledge versus practical performance in dental sculpting – preliminary study
title Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
spellingShingle Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
Moretto, Simone Gonçalves
Escultura
Ensino
Anatomia Dental
Escultura
Ensino
Componentes do Dente
Dente / anatomia & histologia.
title_short Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
title_full Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
title_fullStr Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
title_full_unstemmed Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
title_sort Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
author Moretto, Simone Gonçalves
author_facet Moretto, Simone Gonçalves
Anfe, Taciana Emília de Almeida
Nagase, Denis Yudi
Kuguimiya, Rosiane Nogueira
Lago, Adréa Dias Neves
Freitas, Patricia Moreira
Oda, Margareth
Vieira, Glauco Fioranelli
author_role author
author2 Anfe, Taciana Emília de Almeida
Nagase, Denis Yudi
Kuguimiya, Rosiane Nogueira
Lago, Adréa Dias Neves
Freitas, Patricia Moreira
Oda, Margareth
Vieira, Glauco Fioranelli
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretto, Simone Gonçalves
Anfe, Taciana Emília de Almeida
Nagase, Denis Yudi
Kuguimiya, Rosiane Nogueira
Lago, Adréa Dias Neves
Freitas, Patricia Moreira
Oda, Margareth
Vieira, Glauco Fioranelli
dc.subject.por.fl_str_mv Escultura
Ensino
Anatomia Dental
Escultura
Ensino
Componentes do Dente
Dente / anatomia & histologia.
topic Escultura
Ensino
Anatomia Dental
Escultura
Ensino
Componentes do Dente
Dente / anatomia & histologia.
description Conhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Peer reviewed
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980
10.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87
url https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980
identifier_str_mv 10.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/61980/84889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
dc.source.none.fl_str_mv Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; v. 20 n. 2 (2014); 82-87
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; Vol. 20 No. 2 (2014); 82-87
2357-8041
reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
collection Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
repository.name.fl_str_mv Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||clrd.fo@usp.br
_version_ 1800222877718413312