Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919
Resumo: O "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse.
id USP-3_083af2b30fa9d9069f3b0eebdfeb278a
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/832
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento SustentávelO "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/919/832/3028Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosZaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São CarlosVizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosAndrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosBotasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosFaraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T13:13:33Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/832Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:13.696423Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
title Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
spellingShingle Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
title_short Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
title_full Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
title_fullStr Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
title_full_unstemmed Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
title_sort Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
author Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
author_facet Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
author_role author
author2 Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
description O "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/919/832/3028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047286843310080