Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919 |
Resumo: | O "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse. |
id |
USP-3_083af2b30fa9d9069f3b0eebdfeb278a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/832 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento SustentávelO "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/919/832/3028Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosZaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São CarlosVizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosAndrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosBotasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São CarlosFaraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T13:13:33Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/832Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:13.696423Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
title |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
spellingShingle |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos |
title_short |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
title_full |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
title_fullStr |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
title_sort |
Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
author |
Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos |
author_facet |
Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Zaiat, Marcelo; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Andrade, Leonardo Batista de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Botasso, Gabriel Braulio; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos |
description |
O "Projeto Educação inclusiva de jovens moradores de comunidades vulneráveis: explorando a potência da pré-iniciação científica para pensar o enfrentamento de problemas locais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ou apenas “Caminhos da juventude”, é parte integrante do "Projeto “Caminhos da região central paulista – fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. O primeiro projeto, tema do livro, teve como principal objetivo promover a autonomia de jovens moradores de comunidades localizadas no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos por meio da formação em pré-iniciação científica. O objetivo desta publicação é pontuar algumas discussões suscitadas no processo de desenvolvimento do Projeto. Antes disso, ressaltam-se os principais resultados alcançados com este processo. Considerando a importância de ações extensionistas para a própria Universidade, destaca-se a convergência das mesmas com ações de ensino e pesquisa. Dessa forma, são beneficiadas mutuamente pela associação entre prática e teoria em projetos extraclasse. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/919/832/3028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047286843310080 |