Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí, Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298
Resumo: Este livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador.
id USP-3_1e5976a635a5ee8f589bc6793893b99d
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1186
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduaçãoEstudantes universitáriosSaúde do estudanteAuto-percepçãoMedicinaDiversidadeTerapia ocupacionalEducação médicaMédicosConceição EvaristoEscrevivênciasEste livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-03-14textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1298/1186/4549Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesSiqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesFeitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do PiauíKaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T17:54:06Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1186Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:32.553037Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
title Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
spellingShingle Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Estudantes universitários
Saúde do estudante
Auto-percepção
Medicina
Diversidade
Terapia ocupacional
Educação médica
Médicos
Conceição Evaristo
Escrevivências
title_short Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
title_full Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
title_fullStr Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
title_full_unstemmed Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
title_sort Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
author Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_facet Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí
Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_role author
author2 Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí
Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí
Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Saúde do estudante
Auto-percepção
Medicina
Diversidade
Terapia ocupacional
Educação médica
Médicos
Conceição Evaristo
Escrevivências
topic Estudantes universitários
Saúde do estudante
Auto-percepção
Medicina
Diversidade
Terapia ocupacional
Educação médica
Médicos
Conceição Evaristo
Escrevivências
description Este livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1298/1186/4549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047288146690048