Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298 |
Resumo: | Este livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador. |
id |
USP-3_1e5976a635a5ee8f589bc6793893b99d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1186 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduaçãoEstudantes universitáriosSaúde do estudanteAuto-percepçãoMedicinaDiversidadeTerapia ocupacionalEducação médicaMédicosConceição EvaristoEscrevivênciasEste livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-03-14textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1298/1186/4549Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesSiqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesFeitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do PiauíKaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T17:54:06Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1186Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:32.553037Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
title |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
spellingShingle |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Estudantes universitários Saúde do estudante Auto-percepção Medicina Diversidade Terapia ocupacional Educação médica Médicos Conceição Evaristo Escrevivências |
title_short |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
title_full |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
title_fullStr |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
title_sort |
Arte, experiência e educação. Cartografias de si: processos de criação e aprendizagem colaborativa na pós-graduação |
author |
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_facet |
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Siqueira, Adriana Maria Motta de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Feitosa, Ana Rosa Negreiros; Universidade Federal do Piauí Kaffka, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Saúde do estudante Auto-percepção Medicina Diversidade Terapia ocupacional Educação médica Médicos Conceição Evaristo Escrevivências |
topic |
Estudantes universitários Saúde do estudante Auto-percepção Medicina Diversidade Terapia ocupacional Educação médica Médicos Conceição Evaristo Escrevivências |
description |
Este livro é uma coletânea de textos originada das experiências vivenciadas por participantes de uma disciplina de pós-graduação intitulada "Arte, experiência e educação, cartografias de si: processos criativos e percursos de formação de professores", ministrada pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Universidade de São Paulo. A disciplina, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, se concentra na intersecção entre arte e educação, propondo uma reflexão sobre os processos criativos e a formação docente. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas ocorreram de maneira não presencial, um desafio que trouxe uma nova dimensão ao curso e à interação entre os participantes. O livro aborda a ideia de que a docência em arte é nutrida pela pesquisa, experimentação, criação artística e uma constante reflexão sobre práticas e contextos educativos. Através de um conjunto de "atos cartográficos" — práticas que estimulam a autoria, a desalienação e a autonomia —, os participantes são convidados a embarcar em uma viagem de autoconhecimento e criação, explorando suas potencialidades criativas e pedagógicas. Os textos refletem sobre as dificuldades impostas pelo isolamento social, a profundidade da exploração criativa durante o curso e as contribuições dessas experiências para as pesquisas em andamento. Os autores, entre mestrandos, doutorandos e profissionais das artes e da educação, compartilham suas reflexões, pesquisas e práticas educativas, abrangendo uma vasta gama de temas como: a pedagogia artesanal, o papel da memória e da narrativa na formação docente, a importância da experiência e da criação na prática educativa e a intersecção entre arte, educação e tecnologia. As narrativas pessoais e coletivas apresentadas na obra demonstram como a arte e a educação podem ser vistas como campos interconectados, capazes de fomentar um aprendizado significativo e transformador. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1298/1186/4549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047288146690048 |