Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924 |
Resumo: | Este trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social. |
id |
USP-3_2599f73be25b1173523a47c306df79cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/836 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolarEste trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/924/836/3041Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T12:44:08Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/836Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:13.876095Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
title |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
spellingShingle |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
title_short |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
title_full |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
title_fullStr |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
title_full_unstemmed |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
title_sort |
Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar |
author |
Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
author_facet |
Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
description |
Este trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/924/836/3041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047286850650112 |