Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924
Resumo: Este trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social.
id USP-3_2599f73be25b1173523a47c306df79cf
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/836
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolarEste trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/924/836/3041Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T12:44:08Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/836Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:13.876095Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
title Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
spellingShingle Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
title_short Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
title_full Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
title_fullStr Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
title_full_unstemmed Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
title_sort Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar
author Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
author_facet Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patto, Maria Helena Souza; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
description Este trabalho é, acima de tudo, um depoimento. É o relato do início de uma trajetória profissional difícil, que tem suas raízes na tradição positivista dos cursos brasileiros de formação de psicólogos: nos laboratórios de psicologia animal e de mensuração psicofísica e psicológica de seres humanos, nos contextos terapêuticos em que o objetivo é a remoção de comportamentos disfuncionais, nos projetos de pesquisa nos quais os chamados “sujeitos” não passam de objetos, observados e medidos em situações supostamente assépticas, neutras, objetivas. Partindo da crítica da psicologia instrumental (do conhecimento psicológico como dimensão da consciência necessária da sociedade, isto é, da consciência das classes dominantes), este trabalho pretende colaborar na elaboração permanente de uma psicologia crítica (de um conhecimento psicológico enquanto dimensão da consciência possível da sociedade, ou seja, da consciência das classes exploradas), capaz de situar historicamente seu próprio conhecimento, seus compromissos e suas possibilidades de transformação social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/924/836/3041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047286850650112