Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159 |
Resumo: | Esta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos. |
id |
USP-3_368f4bc0ed637569cea3ba74f231a57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1061 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escolaGilbert DurandImaginárioImaginaçãoEducaçãoCiências HumanasEducaçãoEsta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2023-11-15textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1159/1061/3978Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e UrbanismoVizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T17:56:02Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1061Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:24.757264Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
title |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
spellingShingle |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Gilbert Durand Imaginário Imaginação Educação Ciências Humanas Educação |
title_short |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
title_full |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
title_fullStr |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
title_sort |
Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola |
author |
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo |
author_facet |
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo |
author_role |
author |
author2 |
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gilbert Durand Imaginário Imaginação Educação Ciências Humanas Educação |
topic |
Gilbert Durand Imaginário Imaginação Educação Ciências Humanas Educação |
description |
Esta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1159/1061/3978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047287840505856 |