Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159
Resumo: Esta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos.
id USP-3_368f4bc0ed637569cea3ba74f231a57d
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1061
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escolaGilbert DurandImaginárioImaginaçãoEducaçãoCiências HumanasEducaçãoEsta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2023-11-15textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1159/1061/3978Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e UrbanismoVizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T17:56:02Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1061Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:24.757264Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
title Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
spellingShingle Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Gilbert Durand
Imaginário
Imaginação
Educação
Ciências Humanas
Educação
title_short Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
title_full Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
title_fullStr Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
title_full_unstemmed Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
title_sort Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola
author Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
author_facet Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
author_role author
author2 Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faraco, André Frota Contreras; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
dc.subject.por.fl_str_mv Gilbert Durand
Imaginário
Imaginação
Educação
Ciências Humanas
Educação
topic Gilbert Durand
Imaginário
Imaginação
Educação
Ciências Humanas
Educação
description Esta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1159/1061/3978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047287840505856