Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/605 |
Resumo: | Esse livro é fruto de um projeto ambicioso: a pós-graduação, nível especialização, em Cultura (i)material e consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. A proposta é inovadora, por isso ambiciosa, ao buscar a transdisciplinaridade no olhar para o consumo contemporâneo, articulando Semiótica, Psicanálise e Antropologia, permitindo o transbordamento em novos conceitos, apontando para a rentabilidade epistêmica e criativa do paradigma interpretativista. Nessa primeira publicação, elegemos o recorte temático dos Rituais de Consumo entre o manancial de nossas possibilidades. Com dividendos aos estudos antropológicos dos rituais de passagem e à antropologia do consumo que nascem na década de 1980, enxergamos consumo hoje como processo ritualístico. Viver hoje é estar constantemente consumindo, consumir passa pela busca, posse, uso, armazenamento, descarte e diversas ressignificações da cultura material, e estudar o consumo é compreender os vínculos de sentido criados entre marcas e consumidores, circulando na sociedade e preenchendo a vida cotidiana de significado. |
id |
USP-3_6b10e1a977685887dfad8cf701241e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/538 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticasReligiões - América LatinaReligiões (aspectos políticos)Religiões (aspectos sociais)GeografiaEsse livro é fruto de um projeto ambicioso: a pós-graduação, nível especialização, em Cultura (i)material e consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. A proposta é inovadora, por isso ambiciosa, ao buscar a transdisciplinaridade no olhar para o consumo contemporâneo, articulando Semiótica, Psicanálise e Antropologia, permitindo o transbordamento em novos conceitos, apontando para a rentabilidade epistêmica e criativa do paradigma interpretativista. Nessa primeira publicação, elegemos o recorte temático dos Rituais de Consumo entre o manancial de nossas possibilidades. Com dividendos aos estudos antropológicos dos rituais de passagem e à antropologia do consumo que nascem na década de 1980, enxergamos consumo hoje como processo ritualístico. Viver hoje é estar constantemente consumindo, consumir passa pela busca, posse, uso, armazenamento, descarte e diversas ressignificações da cultura material, e estudar o consumo é compreender os vínculos de sentido criados entre marcas e consumidores, circulando na sociedade e preenchendo a vida cotidiana de significado.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/60510.11606/9786588640326978-65-88640-32-6USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/605/538/2042Perez, Clotilde; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesTrindade, Eneus; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T17:31:12Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/538Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:00.594005Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
title |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
spellingShingle |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas Perez, Clotilde; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Religiões - América Latina Religiões (aspectos políticos) Religiões (aspectos sociais) Geografia |
title_short |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
title_full |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
title_fullStr |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
title_full_unstemmed |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
title_sort |
Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas |
author |
Perez, Clotilde; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_facet |
Perez, Clotilde; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Trindade, Eneus; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Eneus; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Clotilde; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Trindade, Eneus; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religiões - América Latina Religiões (aspectos políticos) Religiões (aspectos sociais) Geografia |
topic |
Religiões - América Latina Religiões (aspectos políticos) Religiões (aspectos sociais) Geografia |
description |
Esse livro é fruto de um projeto ambicioso: a pós-graduação, nível especialização, em Cultura (i)material e consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. A proposta é inovadora, por isso ambiciosa, ao buscar a transdisciplinaridade no olhar para o consumo contemporâneo, articulando Semiótica, Psicanálise e Antropologia, permitindo o transbordamento em novos conceitos, apontando para a rentabilidade epistêmica e criativa do paradigma interpretativista. Nessa primeira publicação, elegemos o recorte temático dos Rituais de Consumo entre o manancial de nossas possibilidades. Com dividendos aos estudos antropológicos dos rituais de passagem e à antropologia do consumo que nascem na década de 1980, enxergamos consumo hoje como processo ritualístico. Viver hoje é estar constantemente consumindo, consumir passa pela busca, posse, uso, armazenamento, descarte e diversas ressignificações da cultura material, e estudar o consumo é compreender os vínculos de sentido criados entre marcas e consumidores, circulando na sociedade e preenchendo a vida cotidiana de significado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/605 10.11606/9786588640326 978-65-88640-32-6 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/605 |
identifier_str_mv |
10.11606/9786588640326 978-65-88640-32-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/605/538/2042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047285481209856 |