Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola Politecnica
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1258
Resumo: O Observatório Dietrich Schiel recebeu esta denominação em 2011, quando completou 25 anos de existência, em homenagem ao Professor Dietrich Schiel, um dos principais responsáveis pelos esforços envidados para a sua criação. A inauguração do prédio ocorreu em 1986, ano da última aparição do cometa Halley, tendo esta, inclusive, motivado as iniciativas que conduziram à sua constituição. Os objetivos que permeiam as atividades do Observatório vão ao encontro da complementação do ensino formal nos temas pertinentes à Astronomia e áreas afins, assim como do fomento à compreensão acerca da construção do conhecimento científico, sua natureza e influência na vida cotidiana. Para tanto, fatores estéticos e afetivos são colocados em jogo. Com efeito, através das lentes de um telescópio, a imagem dos corpos celestes convida o público a sentir de forma vívida a sua presença, apesar das inimagináveis distâncias que deles nos separam; o conhecimento de suas distâncias e dimensões desperta a consciência da imensidão do Universo, consciência essa que pode se conectar às experiências pessoais de cada visitante de formas muito peculiares, desafiando ou confirmando suas visões religiosas, despertando a curiosidade pelo ambiente cósmico, acendendo (ou reacendendo) vocações, entre outras. Não menos sedutor é o puro prazer da contemplação das imagens astronômicas. Além disso, as atividades despertam perguntas tais como saber que o Universo está em expansão? Como calcular a distância até o Sol? Por que os planetas são redondos? A Terra terá um fim? Por que Plutão não é mais planeta? O que são buracos negros? O atendimento aos objetivos traçados é também alcançado nos minicursos e oficinas oferecidos.
id USP-3_88d681c5ec93802804f8c97d7c0eb69f
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1147
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5Teatro - História e crítica - Século 20 - BrasilDramaturgos - Século 20 - BrasilJorge AndradeArtesTeatroO Observatório Dietrich Schiel recebeu esta denominação em 2011, quando completou 25 anos de existência, em homenagem ao Professor Dietrich Schiel, um dos principais responsáveis pelos esforços envidados para a sua criação. A inauguração do prédio ocorreu em 1986, ano da última aparição do cometa Halley, tendo esta, inclusive, motivado as iniciativas que conduziram à sua constituição. Os objetivos que permeiam as atividades do Observatório vão ao encontro da complementação do ensino formal nos temas pertinentes à Astronomia e áreas afins, assim como do fomento à compreensão acerca da construção do conhecimento científico, sua natureza e influência na vida cotidiana. Para tanto, fatores estéticos e afetivos são colocados em jogo. Com efeito, através das lentes de um telescópio, a imagem dos corpos celestes convida o público a sentir de forma vívida a sua presença, apesar das inimagináveis distâncias que deles nos separam; o conhecimento de suas distâncias e dimensões desperta a consciência da imensidão do Universo, consciência essa que pode se conectar às experiências pessoais de cada visitante de formas muito peculiares, desafiando ou confirmando suas visões religiosas, despertando a curiosidade pelo ambiente cósmico, acendendo (ou reacendendo) vocações, entre outras. Não menos sedutor é o puro prazer da contemplação das imagens astronômicas. Além disso, as atividades despertam perguntas tais como saber que o Universo está em expansão? Como calcular a distância até o Sol? Por que os planetas são redondos? A Terra terá um fim? Por que Plutão não é mais planeta? O que são buracos negros? O atendimento aos objetivos traçados é também alcançado nos minicursos e oficinas oferecidos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-02-24textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1258USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1258/1147/4391Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola PolitecnicaQueiroz, Salete Linhares; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T11:42:30Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1147Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:31.130977Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
title Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
spellingShingle Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola Politecnica
Teatro - História e crítica - Século 20 - Brasil
Dramaturgos - Século 20 - Brasil
Jorge Andrade
Artes
Teatro
title_short Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
title_full Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
title_fullStr Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
title_full_unstemmed Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
title_sort Observatório Dietrich Schiel: Roteiro Didático 5
author Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola Politecnica
author_facet Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola Politecnica
Queiroz, Salete Linhares; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz da; Universidade de São Paulo. Escola Politecnica
Queiroz, Salete Linhares; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - História e crítica - Século 20 - Brasil
Dramaturgos - Século 20 - Brasil
Jorge Andrade
Artes
Teatro
topic Teatro - História e crítica - Século 20 - Brasil
Dramaturgos - Século 20 - Brasil
Jorge Andrade
Artes
Teatro
description O Observatório Dietrich Schiel recebeu esta denominação em 2011, quando completou 25 anos de existência, em homenagem ao Professor Dietrich Schiel, um dos principais responsáveis pelos esforços envidados para a sua criação. A inauguração do prédio ocorreu em 1986, ano da última aparição do cometa Halley, tendo esta, inclusive, motivado as iniciativas que conduziram à sua constituição. Os objetivos que permeiam as atividades do Observatório vão ao encontro da complementação do ensino formal nos temas pertinentes à Astronomia e áreas afins, assim como do fomento à compreensão acerca da construção do conhecimento científico, sua natureza e influência na vida cotidiana. Para tanto, fatores estéticos e afetivos são colocados em jogo. Com efeito, através das lentes de um telescópio, a imagem dos corpos celestes convida o público a sentir de forma vívida a sua presença, apesar das inimagináveis distâncias que deles nos separam; o conhecimento de suas distâncias e dimensões desperta a consciência da imensidão do Universo, consciência essa que pode se conectar às experiências pessoais de cada visitante de formas muito peculiares, desafiando ou confirmando suas visões religiosas, despertando a curiosidade pelo ambiente cósmico, acendendo (ou reacendendo) vocações, entre outras. Não menos sedutor é o puro prazer da contemplação das imagens astronômicas. Além disso, as atividades despertam perguntas tais como saber que o Universo está em expansão? Como calcular a distância até o Sol? Por que os planetas são redondos? A Terra terá um fim? Por que Plutão não é mais planeta? O que são buracos negros? O atendimento aos objetivos traçados é também alcançado nos minicursos e oficinas oferecidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-24
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1258
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1258/1147/4391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047275736793088