Mercado editorial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264
Resumo: Tendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990.
id USP-3_be7d90a1f4b2c9b3c215b3a2380e543a
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/231
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Mercado editorial brasileiroDoutores em químicaEgressosQuímicaTendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/26410.11606/9788572052122978-85-7205-212-2USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/264/231/1390Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T12:34:05Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/231Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:45.457918Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado editorial brasileiro
title Mercado editorial brasileiro
spellingShingle Mercado editorial brasileiro
Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Doutores em química
Egressos
Química
title_short Mercado editorial brasileiro
title_full Mercado editorial brasileiro
title_fullStr Mercado editorial brasileiro
title_full_unstemmed Mercado editorial brasileiro
title_sort Mercado editorial brasileiro
author Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_facet Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.subject.por.fl_str_mv Doutores em química
Egressos
Química
topic Doutores em química
Egressos
Química
description Tendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264
10.11606/9788572052122
978-85-7205-212-2
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264
identifier_str_mv 10.11606/9788572052122
978-85-7205-212-2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/264/231/1390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047284034174976