Mercado editorial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264 |
Resumo: | Tendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990. |
id |
USP-3_be7d90a1f4b2c9b3c215b3a2380e543a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/231 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mercado editorial brasileiroDoutores em químicaEgressosQuímicaTendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/26410.11606/9788572052122978-85-7205-212-2USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/264/231/1390Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T12:34:05Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/231Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:45.457918Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercado editorial brasileiro |
title |
Mercado editorial brasileiro |
spellingShingle |
Mercado editorial brasileiro Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Doutores em química Egressos Química |
title_short |
Mercado editorial brasileiro |
title_full |
Mercado editorial brasileiro |
title_fullStr |
Mercado editorial brasileiro |
title_full_unstemmed |
Mercado editorial brasileiro |
title_sort |
Mercado editorial brasileiro |
author |
Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_facet |
Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Doutores em química Egressos Química |
topic |
Doutores em química Egressos Química |
description |
Tendo como pressuposto inicial a afirmação de que o ato de compra de um livro indica uma demanda cultural por parte do comprador ou do potencial leitor, e assumindo a correlata afirmação de que os títulos mais difundidos em determinada sociedade em dada época podem indicar suas dominantes culturais, o livro Mercado Editorial Brasileiro analisa os livros de autores nacionais mais vendidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para traçar as linhas gerais do perfil temático das escolhas voluntárias de aquisição de livros de 1960 a 1990 o trabalho utiliza três instrumentos: 1) dados quantitativos gerais sobre o mercado editorial brasileiro; 2) listagens anuais de livros mais vendidos publicadas em jornais e revistas- utilizados como vagos indicadores das temáticas e preocupações dominantes no setor da população que tem acesso a livro; 3) dados históricos e conjunturais que ajudam a esclarecer os dados de vendagem. O resultado é uma abordagem analítica das preferências dos leitores e suas correlações com os contextos social, político e cultural do pais entre 1960 e 1990. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264 10.11606/9788572052122 978-85-7205-212-2 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/264 |
identifier_str_mv |
10.11606/9788572052122 978-85-7205-212-2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/264/231/1390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047284034174976 |