Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080 |
Resumo: | Dentro do cenário acirrado em que as organizações buscam maior competitividade e distinção no mercado, o foco tem sido, cada vez mais, voltado para as pessoas e suas competências. A gestão por competências tem surgido como uma das alternativas para que a gestão de pessoas seja realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para o sucesso do negócio. O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). O presente artigo é um estudo de caso da abordagem de gestão por competências em uma pequena empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa identificar e analisar as diversas competências organizacionais da empresa, visando à busca de competências essenciais, aquelas que a diferenciam e não são apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, além do mapeamento das competências individuais necessárias às pessoas da organização, a fim de que elas possam apropriar-se de suas funções e realmente agregar valor a si e à empresa. Além disso, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de políticas e práticas que possibilitem prospectar e identificar competências individuais, com a finalidade de desenvolver as competências necessárias para a formação de estratégias que agregam valor percebido aos clientes. |
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Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresaCOMPETENCY MANAGEMENT: A STRATEGIC APPROACH ADAPTED TO SMALL COMPANIESGestão por competênciasCompetências organizacionaisCompetências individuais.Dentro do cenário acirrado em que as organizações buscam maior competitividade e distinção no mercado, o foco tem sido, cada vez mais, voltado para as pessoas e suas competências. A gestão por competências tem surgido como uma das alternativas para que a gestão de pessoas seja realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para o sucesso do negócio. O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). O presente artigo é um estudo de caso da abordagem de gestão por competências em uma pequena empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa identificar e analisar as diversas competências organizacionais da empresa, visando à busca de competências essenciais, aquelas que a diferenciam e não são apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, além do mapeamento das competências individuais necessárias às pessoas da organização, a fim de que elas possam apropriar-se de suas funções e realmente agregar valor a si e à empresa. Além disso, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de políticas e práticas que possibilitem prospectar e identificar competências individuais, com a finalidade de desenvolver as competências necessárias para a formação de estratégias que agregam valor percebido aos clientes.Regarding the incited scene where organizations endeavor higher competitiveness and market leadership, the focus has been headed for people and their competences. The Competency Management has come as an alternative so that the human resources management can perform based on the individual contribution to the business success. The concept of competency accepts analysis in various levels in the organizational context (core competence, organizational, individual). This paper is a case study of the competency management in a small company. The study consists in a qualitative research which intends to identify and analyze the organizational competences of this firm; aiming at core competences – those which distinguish it and they are not presented by its competitors – assuring a sustainable competitive advantage. Besides the mapping of the individual competences desirable to the company’s people, so that they can seize their work and truly add value to themselves and the organization. Moreover, it was shown a methodology to create policies and practices which enables the prospecting and identification of individual competences, aspiring to develop the competences needed for the structuring of strategies which add perceived-value to the clients.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 49-662515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080/83152Medeiros, Igor Baptista de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T14:03:49Zoai:revistas.usp.br:article/79080Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T14:03:49Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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