Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080
Resumo: Dentro do cenário acirrado em que as organizações buscam maior competitividade e distinção no mercado, o foco tem sido, cada vez mais, voltado para as pessoas e suas competências. A gestão por competências tem surgido como uma das alternativas para que a gestão de pessoas seja realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para o sucesso do negócio. O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). O presente artigo é um estudo de caso da abordagem de gestão por competências em uma pequena empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa identificar e analisar as diversas competências organizacionais da empresa, visando à busca de competências essenciais, aquelas que a diferenciam e não são apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, além do mapeamento das competências individuais necessárias às pessoas da organização, a fim de que elas possam apropriar-se de suas funções e realmente agregar valor a si e à empresa. Além disso, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de políticas e práticas que possibilitem prospectar e identificar competências individuais, com a finalidade de desenvolver as competências necessárias para a formação de estratégias que agregam valor percebido aos clientes.
id USP-40_22b3732db1aab3645f64bb6dd7d599cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79080
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresaCOMPETENCY MANAGEMENT: A STRATEGIC APPROACH ADAPTED TO SMALL COMPANIESGestão por competênciasCompetências organizacionaisCompetências individuais.Dentro do cenário acirrado em que as organizações buscam maior competitividade e distinção no mercado, o foco tem sido, cada vez mais, voltado para as pessoas e suas competências. A gestão por competências tem surgido como uma das alternativas para que a gestão de pessoas seja realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para o sucesso do negócio. O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). O presente artigo é um estudo de caso da abordagem de gestão por competências em uma pequena empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa identificar e analisar as diversas competências organizacionais da empresa, visando à busca de competências essenciais, aquelas que a diferenciam e não são apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, além do mapeamento das competências individuais necessárias às pessoas da organização, a fim de que elas possam apropriar-se de suas funções e realmente agregar valor a si e à empresa. Além disso, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de políticas e práticas que possibilitem prospectar e identificar competências individuais, com a finalidade de desenvolver as competências necessárias para a formação de estratégias que agregam valor percebido aos clientes.Regarding the incited scene where organizations endeavor higher competitiveness and market leadership, the focus has been headed for people and their competences. The Competency Management has come as an alternative so that the human resources management can perform based on the individual contribution to the business success. The concept of competency accepts analysis in various levels in the organizational context (core competence, organizational, individual). This paper is a case study of the competency management in a small company. The study consists in a qualitative research which intends to identify and analyze the organizational competences of this firm; aiming at core competences – those which distinguish it and they are not presented by its competitors – assuring a sustainable competitive advantage. Besides the mapping of the individual competences desirable to the company’s people, so that they can seize their work and truly add value to themselves and the organization. Moreover, it was shown a methodology to create policies and practices which enables the prospecting and identification of individual competences, aspiring to develop the competences needed for the structuring of strategies which add perceived-value to the clients.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 49-662515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080/83152Medeiros, Igor Baptista de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T14:03:49Zoai:revistas.usp.br:article/79080Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T14:03:49Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
COMPETENCY MANAGEMENT: A STRATEGIC APPROACH ADAPTED TO SMALL COMPANIES
title Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
spellingShingle Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
Gestão por competências
Competências organizacionais
Competências individuais.
title_short Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
title_full Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
title_fullStr Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
title_full_unstemmed Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
title_sort Gestão por competências: uma abordagem estratégica adaptada à pequena empresa
author Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
author_facet Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por competências
Competências organizacionais
Competências individuais.
topic Gestão por competências
Competências organizacionais
Competências individuais.
description Dentro do cenário acirrado em que as organizações buscam maior competitividade e distinção no mercado, o foco tem sido, cada vez mais, voltado para as pessoas e suas competências. A gestão por competências tem surgido como uma das alternativas para que a gestão de pessoas seja realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para o sucesso do negócio. O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). O presente artigo é um estudo de caso da abordagem de gestão por competências em uma pequena empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa identificar e analisar as diversas competências organizacionais da empresa, visando à busca de competências essenciais, aquelas que a diferenciam e não são apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, além do mapeamento das competências individuais necessárias às pessoas da organização, a fim de que elas possam apropriar-se de suas funções e realmente agregar valor a si e à empresa. Além disso, apresentou-se uma metodologia para a elaboração de políticas e práticas que possibilitem prospectar e identificar competências individuais, com a finalidade de desenvolver as competências necessárias para a formação de estratégias que agregam valor percebido aos clientes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79080/83152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 49-66
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934266351616