Fatores de inovação para a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79129 |
Resumo: | O número de micro e pequenos empreendimentos brasileiros já ultrapassam 5,5 milhões de estabelecimentos, os quais respondem por 20% do produto interno bruto – PIB, 1,4% das exportações, 43% da renda e 60% dos empregos formais. O percentual de empresas que sobrevivem, pelo menos dois anos, passou de 50,6% em 2002, para 78% em 2005, ou seja, um aumento de 27,4%. O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso das MPEs, em especial àquelas com até cinco anos de constituição. Para tal, o artigo foi estruturado em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada uma descrição sobre o universo das MPEs no Brasil. Na segunda etapa foi realizada uma revisão da literatura sobre planejamento, tomada de decisão e a inovação na MPE. Na terceira etapa procedeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, e os dados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e documental. Na quarta e última etapa são apresentados os resultados do estudo que indicam que os empresários estão inovando no processo de gestão, estando mais atentos para questões como planejamento, análise financeira e qualidade das equipes internas. Já o processo decisório aparece como uma das áreas menos importantes, com cerca de 8% das respostas. Como possíveis contribuições, o trabalho entende que os benefícios que trazem o sucesso das empresas para a sociedade, por meio do expressivo volume de negócios que geram, justificam a necessidade de estudos visando contribuir para a consolidação destas mesmas organizações. |
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Fatores de inovação para a sobrevivência das micro e pequenas empresas no BrasilINNOVATION FACTORS TO SURVIVAL OF MICRO AND SMALL COMPANIES IN BRAZIL DOI: 10.5585/rai.v6i1.245Empresa familiarinovaçãomicro e pequena empresaplanejamentotomada de decisão.O número de micro e pequenos empreendimentos brasileiros já ultrapassam 5,5 milhões de estabelecimentos, os quais respondem por 20% do produto interno bruto – PIB, 1,4% das exportações, 43% da renda e 60% dos empregos formais. O percentual de empresas que sobrevivem, pelo menos dois anos, passou de 50,6% em 2002, para 78% em 2005, ou seja, um aumento de 27,4%. O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso das MPEs, em especial àquelas com até cinco anos de constituição. Para tal, o artigo foi estruturado em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada uma descrição sobre o universo das MPEs no Brasil. Na segunda etapa foi realizada uma revisão da literatura sobre planejamento, tomada de decisão e a inovação na MPE. Na terceira etapa procedeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, e os dados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e documental. Na quarta e última etapa são apresentados os resultados do estudo que indicam que os empresários estão inovando no processo de gestão, estando mais atentos para questões como planejamento, análise financeira e qualidade das equipes internas. Já o processo decisório aparece como uma das áreas menos importantes, com cerca de 8% das respostas. Como possíveis contribuições, o trabalho entende que os benefícios que trazem o sucesso das empresas para a sociedade, por meio do expressivo volume de negócios que geram, justificam a necessidade de estudos visando contribuir para a consolidação destas mesmas organizações.The number of micro and small brazilian enterprises has already outreached 5,5 million of establishments, which correspond to 20% of the gross national product- GNP, 1,4% of the exportations, 43% of the income and 60% of formal employment. The percentage of companies that survive, for at least 2 years, changed from 50,6%, in 2002, to 78% ,in 2005, in other words, a raise of 27,4%. The current article has as a goal to comprehend and analyse the reasons that lead to the failure or to the success of the MSEs, especially those with up to five years of constitution. For that, the article has been structured in four phases. In the first one, a description of the MSEs universe in Brazil was realized. In the second phase a literature’s review about planning, decision-taking and innovation of the MSEs. In the third phase, proceeded a quality nature research, descriptive and exploring, and the data was obtained through a bibliographic and documentary review. In the fourth and last phase, the study’s results are presented. The main result indicate that the entrepreneurs are innovating in themanagement process. They are more aware of questions such as planning, financial analysis and qualities of internal staffs. Concerning the deciding process, it comes up as one of the least important areas, with around 8% of the answers. As possible contributions, the work understands that the benefits that imply the companie’s success for the society, through the significant business amount that produce, justify the necessity of studies seeking contribute to the consolidation of the same organizations. Keywords: Decision-taking. Family business.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79129INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 1 (2009); 50-652515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79129/83201Pereira, Mauricio FernandesGrapeggia, MarianaEmmendoerfer, Magnus LuizTrês, Douglas Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T16:38:53Zoai:revistas.usp.br:article/79129Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T16:38:53Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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