Fatores de inovação para a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mauricio Fernandes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Grapeggia, Mariana, Emmendoerfer, Magnus Luiz, Três, Douglas Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79129
Resumo: O número de micro e pequenos empreendimentos brasileiros já ultrapassam 5,5 milhões de estabelecimentos, os quais respondem por 20% do produto interno bruto – PIB, 1,4% das exportações, 43% da renda e 60% dos empregos formais. O percentual de empresas que sobrevivem, pelo menos dois anos, passou de 50,6% em 2002, para 78% em 2005, ou seja, um aumento de 27,4%. O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso das MPEs, em especial àquelas com até cinco anos de constituição. Para tal, o artigo foi estruturado em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada uma descrição sobre o universo das MPEs no Brasil. Na segunda etapa foi realizada uma revisão da literatura sobre planejamento, tomada de decisão e a inovação na MPE. Na terceira etapa procedeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, e os dados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e documental. Na quarta e última etapa são apresentados os resultados do estudo que indicam que os empresários estão inovando no processo de gestão, estando mais atentos para questões como planejamento, análise financeira e qualidade das equipes internas. Já o processo decisório aparece como uma das áreas menos importantes, com cerca de 8% das respostas. Como possíveis contribuições, o trabalho entende que os benefícios que trazem o sucesso das empresas para a sociedade, por meio do expressivo volume de negócios que geram, justificam a necessidade de estudos visando contribuir para a consolidação destas mesmas organizações.
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