Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282 |
Resumo: | A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente. |
id |
USP-40_3338995602850218e09dcaef49976338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79282 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda largaDISCRIMINANT ASPECTS BETWEEN USER AND NON-USERS OF BROADBAND INTERNET DOI: 10.5773/rai.v9i3.886Technology acceptanceBroadband InternetSmall businesses.Aceitação tecnológicaBanda largaPequenas empresas.A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente.The internet has been detached as communication means in many different ways. This development would not be possible if data transmission technology through the internet had not been developed enough to allow adequate speed for these applications. In small business markets, one can still find a significant part of dial-up internet users that have not yet adopted broadband. This study had two objectives: test the dimensionality and the reliability of a technology acceptance model in the context of broadband adoption and identify the factors in the model that have significant differences between users and non-users of this service. Significant differences have been identified for the factors: behavior intention, social influence and facilitating conditions. Among these factors, the ones that present negative means (facilitating conditions and behavior intention) for the non-users of broadband may represent barriers in broadband adoption by the potential client.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 195-2122515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282/83353Gouvêa, Maria AparecidaSá, Leonardo Felipe Japur deMantovani, Daielly Melina Nassifinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T16:06:19Zoai:revistas.usp.br:article/79282Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T16:06:19Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga DISCRIMINANT ASPECTS BETWEEN USER AND NON-USERS OF BROADBAND INTERNET DOI: 10.5773/rai.v9i3.886 |
title |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
spellingShingle |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga Gouvêa, Maria Aparecida Technology acceptance Broadband Internet Small businesses. Aceitação tecnológica Banda larga Pequenas empresas. |
title_short |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
title_full |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
title_fullStr |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
title_full_unstemmed |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
title_sort |
Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga |
author |
Gouvêa, Maria Aparecida |
author_facet |
Gouvêa, Maria Aparecida Sá, Leonardo Felipe Japur de Mantovani, Daielly Melina Nassif |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Leonardo Felipe Japur de Mantovani, Daielly Melina Nassif |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Maria Aparecida Sá, Leonardo Felipe Japur de Mantovani, Daielly Melina Nassif |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Technology acceptance Broadband Internet Small businesses. Aceitação tecnológica Banda larga Pequenas empresas. |
topic |
Technology acceptance Broadband Internet Small businesses. Aceitação tecnológica Banda larga Pequenas empresas. |
description |
A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282/83353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 195-212 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221935606431744 |