Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sá, Leonardo Felipe Japur de, Mantovani, Daielly Melina Nassif
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282
Resumo: A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente.
id USP-40_3338995602850218e09dcaef49976338
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79282
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda largaDISCRIMINANT ASPECTS BETWEEN USER AND NON-USERS OF BROADBAND INTERNET DOI: 10.5773/rai.v9i3.886Technology acceptanceBroadband InternetSmall businesses.Aceitação tecnológicaBanda largaPequenas empresas.A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente.The internet has been detached as communication means in many different ways. This development would not be possible if data transmission technology through the internet had not been developed enough to allow adequate speed for these applications. In small business markets, one can still find a significant part of dial-up internet users that have not yet adopted broadband. This study had two objectives: test the dimensionality and the reliability of a technology acceptance model in the context of broadband adoption and identify the factors in the model that have significant differences between users and non-users of this service. Significant differences have been identified for the factors: behavior intention, social influence and facilitating conditions. Among these factors, the ones that present negative means (facilitating conditions and behavior intention) for the non-users of broadband may represent barriers in broadband adoption by the potential client.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 195-2122515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282/83353Gouvêa, Maria AparecidaSá, Leonardo Felipe Japur deMantovani, Daielly Melina Nassifinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T16:06:19Zoai:revistas.usp.br:article/79282Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T16:06:19Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
DISCRIMINANT ASPECTS BETWEEN USER AND NON-USERS OF BROADBAND INTERNET DOI: 10.5773/rai.v9i3.886
title Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
spellingShingle Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
Gouvêa, Maria Aparecida
Technology acceptance
Broadband Internet
Small businesses.
Aceitação tecnológica
Banda larga
Pequenas empresas.
title_short Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
title_full Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
title_fullStr Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
title_full_unstemmed Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
title_sort Aspectos discriminantes entre usuários e não usuários da internet banda larga
author Gouvêa, Maria Aparecida
author_facet Gouvêa, Maria Aparecida
Sá, Leonardo Felipe Japur de
Mantovani, Daielly Melina Nassif
author_role author
author2 Sá, Leonardo Felipe Japur de
Mantovani, Daielly Melina Nassif
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvêa, Maria Aparecida
Sá, Leonardo Felipe Japur de
Mantovani, Daielly Melina Nassif
dc.subject.por.fl_str_mv Technology acceptance
Broadband Internet
Small businesses.
Aceitação tecnológica
Banda larga
Pequenas empresas.
topic Technology acceptance
Broadband Internet
Small businesses.
Aceitação tecnológica
Banda larga
Pequenas empresas.
description A internet tem se destacado como meio de comunicação nas mais diversas formas. Isso não seria possível se a tecnologia de transmissão de dados via internet não tivesse se desenvolvido a ponto de permitir velocidades adequadas para essas aplicações. No mercado de pequenas empresas, contudo, constata-se uma parcela significativa de usuários de internet discada que ainda não aderiram à banda larga. Este estudo teve dois objetivos: testar a dimensionalidade e a fidedignidade de um modelo de aceitação tecnológica no contexto de adoção de banda larga e identificar os fatores do modelo que apresentam diferenças significativas entre os usuários e não usuários desse serviço. Foram identificadas diferenças significativas para os fatores intenção de comportamento, influência social e condições facilitadoras. Dentre esses fatores, os que apresentam média negativa (condições facilitadoras e intenção de comportamento) para os não usuários de banda larga podem representar barreiras de adoção de internet banda larga por parte do potencial cliente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79282/83353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 195-212
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935606431744