Modelo technology acceptance model - tam aplicado aos automated teller machines - ATM’S
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79071 |
Resumo: | Este trabalho tem como escopo a avaliação da aplicação do modelo de aceitação de tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM) adaptado para usuários de caixas-automáticos (automated teller machines - ATM). O modelo TAM, desenvolvido por Davis (1989) e adaptado por Gefen (2003), tomou como base a consagrada Teoria da Ação Racionalizada (Theory of Reasoned Action - TRA), desenvolvida por Ajzen e Fishbein (1980), para avaliar antecedentes de intenção de comportamento. Foram analisadas as implicações do hábito como antecedente de dois dos mais importantes constructos do TAM, utilidade percebida (perceived utility) e facilidade de uso percebida (perceived ease-of-use). A escolha recaiu sobre caixas-automáticos utilizados por clientes nos bancos, por esta ser uma interface de tecnologia já adotada por grande parte da população, o que facilitou a avaliação do constructo hábito, introduzido por Gefen (2003) no modelo de aceitação de tecnologia. |
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Modelo technology acceptance model - tam aplicado aos automated teller machines - ATM’SAUTOMATED TELLER MACHINES’ ADOPTION: AN APPLICATION OF THE TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODELEste trabalho tem como escopo a avaliação da aplicação do modelo de aceitação de tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM) adaptado para usuários de caixas-automáticos (automated teller machines - ATM). O modelo TAM, desenvolvido por Davis (1989) e adaptado por Gefen (2003), tomou como base a consagrada Teoria da Ação Racionalizada (Theory of Reasoned Action - TRA), desenvolvida por Ajzen e Fishbein (1980), para avaliar antecedentes de intenção de comportamento. Foram analisadas as implicações do hábito como antecedente de dois dos mais importantes constructos do TAM, utilidade percebida (perceived utility) e facilidade de uso percebida (perceived ease-of-use). A escolha recaiu sobre caixas-automáticos utilizados por clientes nos bancos, por esta ser uma interface de tecnologia já adotada por grande parte da população, o que facilitou a avaliação do constructo hábito, introduzido por Gefen (2003) no modelo de aceitação de tecnologia.The objective of this study is to evaluate the applicability of an adapted version of the Technology Acceptance Model (TAM) to the Automated Teller Machines (ATM) adoption. TAM, originally developed by Davis (1989) and later adapted by Gefen (2003) was based on the Theory of Reasoned Action (Ajzen & Fishbein, 1980) and has been broadly used to identify the antecedents to behavioral intention. Specifically, in this study it was used to analyze the relationship between habit and the two main constructs of TAM, perceived utility and perceived ease of use. Automated teller machines were chosen as object of the study because it has already been adopted by a large part of the population, making easier to evaluate the habit construct, incorporated by Gefen (2003) to the Technology Acceptance Model.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79071INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 1 (2007); 40-562515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79071/83143Costa Filho, Bento Alves daPires, Péricles JoséHernandez, José Mauro da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T16:34:03Zoai:revistas.usp.br:article/79071Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T16:34:03Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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