A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E DESEMPENHO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES DE SERVIÇOS EM FIRMAS FRANCESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cristina Castro Lucas de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tavares, Elaine, Lucas, Eda Castro, Philippe, Jean, Leo, Pierre-Yves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100222
Resumo: Partindo do pressuposto que a internacionalização pode ser um fator determinante para que as empresas, no setor de serviço, percebam a inovação como primordial para o desenvolvimento, este artigo tem como objetivo determinar como se dá a relação entre a inovação de serviços e o desempenho internacional de empresas de serviços. Com base em marco teórico desenvolvido a partir de teorias de internacionalização e inovação de serviços, foi construído um modelo sobre as relações entre estes fatores, incluindo as seguintes variáveis: desempenho internacional, inovação de serviço, experiência internacional, competência internacional, capacidade organizacional, capacidade relacional e capacidade da empresa de utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação. O questionário utilizado para a coleta dos dados foi construído a partir dos indicadores desses fatores e avaliado em uma escala Likert de 5 itens. A amostra, retirada de banco de dados francês Altares e após várias seleções, foi constituída por 51 empresas. O método utilizado para tratamento dos dados, o Partial Least Square (PLS), revelou uma relação entre inovação e o desempenho internacional das empresas estudadas.
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