Transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos da universidade para o segmento empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maurício Fernandes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Melo, Pedro Antônio de, Dalmau, Marcos Baptista, Harger, Carlos Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79153
Resumo: O artigo apresenta um panorama de como está estruturado o processo de cooperação Universidade – Segmento Empresarial em níveis mundiais e propõe diretrizes para implementação e fortalecimento do processo nas universidades latino-americanas. Buscou-se a interpretação e comprovação conceitual, a partir da análise da prática concreta, tendo como suporte o enfoque eminentemente teórico-documental, referendado em situações concretas. O estado da arte permitiu uma análise das experiências e realidades, subsidiando a formalização de algumas diretrizes importantes para nortear e dar suporte ao processo de transferência de conhecimentos. Os resultados do estudo indicam que a transferência de conhecimentos é uma prática rotineira em universidades asiáticas, européias e norte-americanas, especialmente a partir do o século XIX com o advento da Universidade da Pesquisa. O surgimento de uma nova Universidade, muito mais aberta, interativa e empreendedora, em todas as suas frentes de atuação, fica evidenciado no pensamento dos autores que compõem o texto, e consolida a máxima acadêmica de que a Universidade somente poderá cumprir seus princípios e finalidades, se tiver liberdade para produzir, sistematizar e disponibilizar a sociedade os seus resultados de pesquisas e projetos educacionais. Propõe-se a criação de uma Agência de Inovação Tecnológica, como agente importante na interface desse novo modelo de Universidade, alinhada com as necessidades da sociedade e tendências de um mundo globalizado onde o conhecimento é a principal moeda de troca. Conclui-se que a transferência de conhecimentos da Universidade para o Segmento Empresarial não pode ser encarada como uma prática, que resolverá todos os problemas econômicos e sociais, mas deverá servir como um mecanismo capaz de minimizar a crise da competência científica e tecnológica dos países latino-americanos em estágio de desenvolvimento, permitindo maior competitividade, além de estreitar as relações da Universidade com a sociedade.
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