Transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos da universidade para o segmento empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79153 |
Resumo: | O artigo apresenta um panorama de como está estruturado o processo de cooperação Universidade – Segmento Empresarial em níveis mundiais e propõe diretrizes para implementação e fortalecimento do processo nas universidades latino-americanas. Buscou-se a interpretação e comprovação conceitual, a partir da análise da prática concreta, tendo como suporte o enfoque eminentemente teórico-documental, referendado em situações concretas. O estado da arte permitiu uma análise das experiências e realidades, subsidiando a formalização de algumas diretrizes importantes para nortear e dar suporte ao processo de transferência de conhecimentos. Os resultados do estudo indicam que a transferência de conhecimentos é uma prática rotineira em universidades asiáticas, européias e norte-americanas, especialmente a partir do o século XIX com o advento da Universidade da Pesquisa. O surgimento de uma nova Universidade, muito mais aberta, interativa e empreendedora, em todas as suas frentes de atuação, fica evidenciado no pensamento dos autores que compõem o texto, e consolida a máxima acadêmica de que a Universidade somente poderá cumprir seus princípios e finalidades, se tiver liberdade para produzir, sistematizar e disponibilizar a sociedade os seus resultados de pesquisas e projetos educacionais. Propõe-se a criação de uma Agência de Inovação Tecnológica, como agente importante na interface desse novo modelo de Universidade, alinhada com as necessidades da sociedade e tendências de um mundo globalizado onde o conhecimento é a principal moeda de troca. Conclui-se que a transferência de conhecimentos da Universidade para o Segmento Empresarial não pode ser encarada como uma prática, que resolverá todos os problemas econômicos e sociais, mas deverá servir como um mecanismo capaz de minimizar a crise da competência científica e tecnológica dos países latino-americanos em estágio de desenvolvimento, permitindo maior competitividade, além de estreitar as relações da Universidade com a sociedade. |
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Transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos da universidade para o segmento empresarialTHE TRANSFER OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE FROM THE UNIVERSITY TO THE BUSINESS SECTORUniversidadeTransferência de conhecimentoAgência de InovaçãoO artigo apresenta um panorama de como está estruturado o processo de cooperação Universidade – Segmento Empresarial em níveis mundiais e propõe diretrizes para implementação e fortalecimento do processo nas universidades latino-americanas. Buscou-se a interpretação e comprovação conceitual, a partir da análise da prática concreta, tendo como suporte o enfoque eminentemente teórico-documental, referendado em situações concretas. O estado da arte permitiu uma análise das experiências e realidades, subsidiando a formalização de algumas diretrizes importantes para nortear e dar suporte ao processo de transferência de conhecimentos. Os resultados do estudo indicam que a transferência de conhecimentos é uma prática rotineira em universidades asiáticas, européias e norte-americanas, especialmente a partir do o século XIX com o advento da Universidade da Pesquisa. O surgimento de uma nova Universidade, muito mais aberta, interativa e empreendedora, em todas as suas frentes de atuação, fica evidenciado no pensamento dos autores que compõem o texto, e consolida a máxima acadêmica de que a Universidade somente poderá cumprir seus princípios e finalidades, se tiver liberdade para produzir, sistematizar e disponibilizar a sociedade os seus resultados de pesquisas e projetos educacionais. Propõe-se a criação de uma Agência de Inovação Tecnológica, como agente importante na interface desse novo modelo de Universidade, alinhada com as necessidades da sociedade e tendências de um mundo globalizado onde o conhecimento é a principal moeda de troca. Conclui-se que a transferência de conhecimentos da Universidade para o Segmento Empresarial não pode ser encarada como uma prática, que resolverá todos os problemas econômicos e sociais, mas deverá servir como um mecanismo capaz de minimizar a crise da competência científica e tecnológica dos países latino-americanos em estágio de desenvolvimento, permitindo maior competitividade, além de estreitar as relações da Universidade com a sociedade.The article presents an overview of how is structured the process of cooperation between University and business segment in world and proposes guidelines for implementation and strengthening of the process in Latin American universities. The results indicate that knowledge transfer is a routine practice in Asian universities, European and North American, especially from the nineteenth century with the advent of the University of Research. The emergence of a new University, more open, interactive and entrepreneurial in all fronts of action, is evident in the thoughts of authors who compose the text, and consolidates the most academic that the University may only meet its principles and purposes if has the freedom to produce, systematize and make available to society the results of research and educational projects. It proposes the creation of an Agency for Technological Innovation, as an important interface in this new model of university, aligned with the needs of society and trends in a globalized world.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79153INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 128-1442515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79153/83225Pereira, Maurício FernandesMelo, Pedro Antônio deDalmau, Marcos BaptistaHarger, Carlos Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T14:29:42Zoai:revistas.usp.br:article/79153Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T14:29:42Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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