Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79114 |
Resumo: | A emergência do comércio eletrônico como setor com as mais altas taxas de crescimento no Brasil nos últimos anos foi acompanhada pela expressiva adesão das grandes empresas. São elas que estão colhendo os benefícios de aumento da produtividade e de redução dos custos de transação, devidos à introdução tecnológica, enquanto as pequenas e as médias empresas não estão realizando o potencial de vendas on-line. O artigo foca a exposição teórica dos benefícios que podem ser obtidos, assim como a análise das barreiras à participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico. Identificar barreiras auxilia a sua superação, abrindo caminhos para a elaboração de estratégias de inclusão. A fundamentação teórica auxiliou a análise de um caso de empresa comercial brasileira que, ao superar os obstáculos e abandonar completamente as operações de balcão, expandiu o volume de suas vendas em 100% ao ano – num período de quatro anos. Colhendo os frutos da inovação tecnológica, a organização se tornou parceira na cadeia de valor de várias grandes empresas, ganhou vantagem competitiva no seu ramo de atividade, transformando-se em exemplo de atuação. |
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Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônicoTECHNOLOGY INNOVATION AND COMPETITION: SMALL AND MEDIUM COMPANIES CHALLENGES TO PARTICIPATE IN ELECTRONIC COMMERCEInovação tecnológicacompetitividadecomércio eletrônico.A emergência do comércio eletrônico como setor com as mais altas taxas de crescimento no Brasil nos últimos anos foi acompanhada pela expressiva adesão das grandes empresas. São elas que estão colhendo os benefícios de aumento da produtividade e de redução dos custos de transação, devidos à introdução tecnológica, enquanto as pequenas e as médias empresas não estão realizando o potencial de vendas on-line. O artigo foca a exposição teórica dos benefícios que podem ser obtidos, assim como a análise das barreiras à participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico. Identificar barreiras auxilia a sua superação, abrindo caminhos para a elaboração de estratégias de inclusão. A fundamentação teórica auxiliou a análise de um caso de empresa comercial brasileira que, ao superar os obstáculos e abandonar completamente as operações de balcão, expandiu o volume de suas vendas em 100% ao ano – num período de quatro anos. Colhendo os frutos da inovação tecnológica, a organização se tornou parceira na cadeia de valor de várias grandes empresas, ganhou vantagem competitiva no seu ramo de atividade, transformando-se em exemplo de atuação.Development and high growth rates in electronic commerce in recent years in Brazil have been related to the massive engagement of large companies in the sector. These companies have been harvesting the product of their initiatives, such as high rates of productivity and reduction in transaction costs. Yet, small and medium companies have not entered aggressively in this new market. The purpose of this article is to analyze the barriers that small and medium companies have been facing to take part of e-commerce and discuss which benefits they could obtain whether they do so. Indeed, identification of barriers should help to overcome them, and therefore to foresee strategies which could include them in this sector. We shed light on this phenomenon by analyzing a firm which has not only overcome the entrance barriers to electronic commerce, but also consolidated its operations in the sector. In addition, due to this initiative the company has increased its sales volume in 100% a year – in a period of four years - and has developed many partnerships with large firms. Moreover, it has achieved competitive advantages in the area and has become a benchmark in the sector.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79114INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 2 (2008); 132-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79114/83186Nohara, Jouliana JordanAcevedo, Claudia RosaZilber, Sílvia NovaesParisotto, Iara Regina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:52:08Zoai:revistas.usp.br:article/79114Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T18:52:08Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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