PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO (PPNEG): COMPLEMENTANDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO (PPTEC) PARA A GERAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA (EBT) DE ORIGEM ACADÊMICA (OA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luciana Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cheng, Lin Chih, Ladeira, Marcelo Bronzo, Fernandes, June Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100271
Resumo: O objetivo deste artigo é o de descrever em detalhe o Processo de Planejamento de Negócio (PPNeg) em complemento ao Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) no contexto da geração de Empresas de Base Tecnológica (EBT) de Origem Acadêmica (OA). Para a construção dos pictogramas do PPTec e do PPNeg foram analisados 29 projetos de pesquisa acadêmica contemplados pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII), no âmbito de cinco universidades mineiras (UFLA, UFJF, UNIFEI, UFV e UFMG). A estratégia de pesquisa adotada em cada um dos projetos de intervenção pode ser classificada como pesquisa-ação, com o uso combinado de métodos e técnicas de Gestão de Desenvolvimento de Produtos (GDP), logística e gestão de operações. Como resultado da pesquisa tem-se a identificação das atividades e das decisões tomadas ao longo das fases do PPNeg e a elaboração de pictogramas para a representação da interação entre os dois processos mencionados, importantes para a inovação tecnológica no contexto acadêmico. Como limitação, tem-se o reduzido número de casos que acabam por não contemplar toda a diversidade de empresas de base tecnológica existentes no País. Outra limitação do estudo está no fato de que os pictogramas não relatam os recursos necessários e as dificuldades enfrentadas pela equipe na superação das fases exploradas. Apesar das limitações, o estudo utiliza-se de uma metodologia robusta para auxiliar os pesquisadores na definição dos modelos de negócio e na estruturação das estratégias logísticas e de operações importantes para a configuração de um novo negócio tecnológico.
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