THE ROLE OF NETWORK RELATIONSHIPS IN INNOVATION AND INTERNATIONALIZATION OF TECHNOLOGY BASED COMPANIES DOI: 10.5585/rai.v7i1.286
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79158 |
Resumo: | Atualmente, verifica-se uma tendência nas pesquisas em relacionar o desempenho das empresas às suas características empreendedoras: proatividade, inovação e inserção numa rede de relacionamentos. Entretanto, uma grande parte dos estudos se concentra na análise dos países desenvolvidos e com mercados domésticos pequenos. O presente estudo focou empresas brasileiras, com o objetivo de avaliar os modos pelos quais as redes de relacionamento e as atividades de inovação influenciam a intensidade da internacionalização. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, conduzido em três empresas de base tecnológica do polo tecnológico de Florianópolis (Estado de Santa Catarina, sul do Brasil). Os resultados demonstraram que as empresas atribuem grande importância às redes nas suas atividades de internacionalização. Utilizando-as como fonte de informação, têm acesso facilitado aos mercados externos. Além disso, tais empresas se percebem como inovadoras, liderando o desenvolvimento de tecnologia dos seus setores no país, no entanto, o seu desempenho nas atividades internacionais não configuram processos de internacionalização acelerada. Uma explicação provável é que as redes nas quais as empresas se inserem apresentem um baixo nível de internacionalização. Embora as empresas tenham atribuído importância às redes para a sua internacionalização, o polo tecnológico no qual se inseriram não apresenta um alto grau de internacionalização. Adicionalmente, o estudo dos três casos mostrou que há evidências da importância das redes na busca de estratégias de inovação. |
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THE ROLE OF NETWORK RELATIONSHIPS IN INNOVATION AND INTERNATIONALIZATION OF TECHNOLOGY BASED COMPANIES DOI: 10.5585/rai.v7i1.286Importância das redes nos processos de inovação e internacionalização de empresas de base tecnológicaInovaçãoInternacionalizaçãoRedes.NetworksInnovationInternationalization.Atualmente, verifica-se uma tendência nas pesquisas em relacionar o desempenho das empresas às suas características empreendedoras: proatividade, inovação e inserção numa rede de relacionamentos. Entretanto, uma grande parte dos estudos se concentra na análise dos países desenvolvidos e com mercados domésticos pequenos. O presente estudo focou empresas brasileiras, com o objetivo de avaliar os modos pelos quais as redes de relacionamento e as atividades de inovação influenciam a intensidade da internacionalização. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, conduzido em três empresas de base tecnológica do polo tecnológico de Florianópolis (Estado de Santa Catarina, sul do Brasil). Os resultados demonstraram que as empresas atribuem grande importância às redes nas suas atividades de internacionalização. Utilizando-as como fonte de informação, têm acesso facilitado aos mercados externos. Além disso, tais empresas se percebem como inovadoras, liderando o desenvolvimento de tecnologia dos seus setores no país, no entanto, o seu desempenho nas atividades internacionais não configuram processos de internacionalização acelerada. Uma explicação provável é que as redes nas quais as empresas se inserem apresentem um baixo nível de internacionalização. Embora as empresas tenham atribuído importância às redes para a sua internacionalização, o polo tecnológico no qual se inseriram não apresenta um alto grau de internacionalização. Adicionalmente, o estudo dos três casos mostrou que há evidências da importância das redes na busca de estratégias de inovação.Today, many studies are oriented to relate internationalization’s performance to entrepreneurial characteristics; pro-activity, innovation, and integration in a network of relationship. However, most of them are concentrated to study the case of companies from developed countries with relatively small domestic markets. Based on the experience of Brazilian companies, the aim of this paper is to evaluate the ways in which networks of relationships and activities of innovation influence the intensity of internationalization. The study is designed to be qualitative, using a sample of three companies localized in a technology-based center in Florianópolis (state of Santa Catarina, South of Brazil). The results show that the enterprises attach great importance to networks in the internationalization of their activities. Using them as a source of information, networks access to foreign markets easier. Moreover, they are perceived as innovative and country leader in their industries. However, according to their performance in international activities, they can´t be identified as Born Globals. One likely explanation is that the networks in which businesses are taking part present a low level of internationalization. Although companies play great importance to the networks for internationalization, the technology center where businesses are included does not display a high degree of internationalization. Furthermore, the cases have showed that there are some evidence about the role of networking by companies seeking for innovation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79158INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 1 (2010); 41-612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79158/83230Mais, Ilisangelade Carvalho, Luciano CastroAmal, MohamedHoffmann, Micheline Gaiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T13:11:52Zoai:revistas.usp.br:article/79158Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T13:11:52Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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