Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stal, Eva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184
Resumo: Muitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional.
id USP-40_8ef1db661f67c01b3b399ac1eb35e647
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79184
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivasINTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES AND THE ROLE OF INNOVATION IN BUILDING COMPETITIVE ADVANTAGES DOI: 10.5585/RAI.2010448Internacionalización de empresas brasileñas y el papel de la innovación en la construcción de ventajas competitivasinovação tecnológicapaíses emergentesinternacionalizaçãoMuitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional.Muchas empresas de los países emergentes temen explorar los mercados internacionales debido a la distancia entre las empresas globales y los estándares tecnológicos locales. Por lo general, buscan el desarrollo tecnológico a través de la cópia, adaptación y mejora de soluciones ajenas, pero un número creciente de empresas vienen destacándose en el escenario global, a través de la innovación de productos y servicios para el mercado externo. La internacionalización a través de la investigación externa puede que sea la única alternativa para las empresas que enfrentan la competición global, y el éxito de su inserción externa dependerá, cada vez más, de la creación de ventajas competitivas basadas en innovaciones tecnológicas. Este trabajo busca identificar las características y la dinámica del proceso de internacionalización de seis empresas nacionales de distintos sectores industriales – Sabó (autopiezas), Natura (higiene y cosmética), Totvs (software), Embraer (aviones), Marcopolo (carrocerías de ómnibus), Gerdau (acero), focalizando el papel de la innovación tecnológica en la trayectoria internacional.Many companies from emerging countries are afraid to explore international markets due to the distance between global companies and their local technological patterns. In general, they search technological development by copying, adapting and upgrading exogenous solutions, but a growing number of firms in these countries are standing out in the global scenario, with product and process innovations for foreign markets. Internationalization through direct investment may be the only option for firms that face global competition based on technological innovation. This paper tried to identify the attributes and dynamics of the internationalization process of six Brazilian companies in different sectors – Sabó (autoparts), Natura (cosmetics), Totvs (software), Embraer (airplanes), Marcopolo (bus bodies), Gerdau (steel) – focusing on the role of technological innovation on their international path.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 120-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184/83256Stal, Evainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T19:01:35Zoai:revistas.usp.br:article/79184Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T19:01:35Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES AND THE ROLE OF INNOVATION IN BUILDING COMPETITIVE ADVANTAGES DOI: 10.5585/RAI.2010448
Internacionalización de empresas brasileñas y el papel de la innovación en la construcción de ventajas competitivas
title Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
spellingShingle Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
Stal, Eva
inovação tecnológica
países emergentes
internacionalização
title_short Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
title_full Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
title_fullStr Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
title_full_unstemmed Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
title_sort Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
author Stal, Eva
author_facet Stal, Eva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stal, Eva
dc.subject.por.fl_str_mv inovação tecnológica
países emergentes
internacionalização
topic inovação tecnológica
países emergentes
internacionalização
description Muitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184/83256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 120-149
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934961557504