Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184 |
Resumo: | Muitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional. |
id |
USP-40_8ef1db661f67c01b3b399ac1eb35e647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79184 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivasINTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES AND THE ROLE OF INNOVATION IN BUILDING COMPETITIVE ADVANTAGES DOI: 10.5585/RAI.2010448Internacionalización de empresas brasileñas y el papel de la innovación en la construcción de ventajas competitivasinovação tecnológicapaíses emergentesinternacionalizaçãoMuitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional.Muchas empresas de los países emergentes temen explorar los mercados internacionales debido a la distancia entre las empresas globales y los estándares tecnológicos locales. Por lo general, buscan el desarrollo tecnológico a través de la cópia, adaptación y mejora de soluciones ajenas, pero un número creciente de empresas vienen destacándose en el escenario global, a través de la innovación de productos y servicios para el mercado externo. La internacionalización a través de la investigación externa puede que sea la única alternativa para las empresas que enfrentan la competición global, y el éxito de su inserción externa dependerá, cada vez más, de la creación de ventajas competitivas basadas en innovaciones tecnológicas. Este trabajo busca identificar las características y la dinámica del proceso de internacionalización de seis empresas nacionales de distintos sectores industriales – Sabó (autopiezas), Natura (higiene y cosmética), Totvs (software), Embraer (aviones), Marcopolo (carrocerías de ómnibus), Gerdau (acero), focalizando el papel de la innovación tecnológica en la trayectoria internacional.Many companies from emerging countries are afraid to explore international markets due to the distance between global companies and their local technological patterns. In general, they search technological development by copying, adapting and upgrading exogenous solutions, but a growing number of firms in these countries are standing out in the global scenario, with product and process innovations for foreign markets. Internationalization through direct investment may be the only option for firms that face global competition based on technological innovation. This paper tried to identify the attributes and dynamics of the internationalization process of six Brazilian companies in different sectors – Sabó (autoparts), Natura (cosmetics), Totvs (software), Embraer (airplanes), Marcopolo (bus bodies), Gerdau (steel) – focusing on the role of technological innovation on their international path.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 120-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184/83256Stal, Evainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T19:01:35Zoai:revistas.usp.br:article/79184Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T19:01:35Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES AND THE ROLE OF INNOVATION IN BUILDING COMPETITIVE ADVANTAGES DOI: 10.5585/RAI.2010448 Internacionalización de empresas brasileñas y el papel de la innovación en la construcción de ventajas competitivas |
title |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
spellingShingle |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas Stal, Eva inovação tecnológica países emergentes internacionalização |
title_short |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
title_full |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
title_fullStr |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
title_full_unstemmed |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
title_sort |
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas |
author |
Stal, Eva |
author_facet |
Stal, Eva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stal, Eva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inovação tecnológica países emergentes internacionalização |
topic |
inovação tecnológica países emergentes internacionalização |
description |
Muitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79184/83256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 3 (2010); 120-149 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934961557504 |