Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078 |
Resumo: | Inovação é considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. O meio organizacional visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs a verificar como se constitui um ambiente de inovação. Buscaram-se como respondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação. Utilizou-se um levantamento em 7 empresas brasileiras e 30 respondentes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos de atuação. A diversidade das características foi proposital para tentar averiguar semelhanças ou freqüências em fatores ambientais que possam estar auxiliando no desenvolvimento de inovações, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominada diagnóstico e validação. |
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Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovadorINNOVATIVE ORGANIZATIONS: A STUDY OF THE FACTORS THAT CONSTITUTE AN INNOVATIVE ENVIRONMENTInovaçãoambiente de inovaçãoorganizações inovadorascomportamento organizacional.Inovação é considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. O meio organizacional visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs a verificar como se constitui um ambiente de inovação. Buscaram-se como respondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação. Utilizou-se um levantamento em 7 empresas brasileiras e 30 respondentes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos de atuação. A diversidade das características foi proposital para tentar averiguar semelhanças ou freqüências em fatores ambientais que possam estar auxiliando no desenvolvimento de inovações, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominada diagnóstico e validação.In the last decade, innovation is considered a strategic theme in businesses administration. Although innovation is a historical process and is pointed as a critical factor for obtaining competitive advantage, it is difficult to know how to promote. Studies about innovation and how to reproduce it in different organizations are still rare among scholars and researchers in Brazil. This is due to the fact that businesses see innovation as a source of competitive advantage and are not willing to show how to reproduce it. This situation has motivativated this research, which intended to verify how an innovation atmosphere is determined. The research used intentional sampling, answered by 7 companies considered to be innovative in the market. The research was carried out with 30 representatives in each company. The companies studied are all Brazilian, of different industries, sizes and geographic location. This sampling diversity was deliberate so that similarities of innovative atmosphere among such different companies could be discoved. The research was divided into two phases: diagnosis and validation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 05-282515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078/83150Machado, Denise Del Prá Nettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T13:53:05Zoai:revistas.usp.br:article/79078Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T13:53:05Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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