Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Denise Del Prá Netto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078
Resumo: Inovação é considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. O meio organizacional visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs a verificar como se constitui um ambiente de inovação. Buscaram-se como respondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação. Utilizou-se um levantamento em 7 empresas brasileiras e 30 respondentes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos de atuação. A diversidade das características foi proposital para tentar averiguar semelhanças ou freqüências em fatores ambientais que possam estar auxiliando no desenvolvimento de inovações, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominada diagnóstico e validação.
id USP-40_929e57b2f0182a564f95b51a09d2b690
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79078
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovadorINNOVATIVE ORGANIZATIONS: A STUDY OF THE FACTORS THAT CONSTITUTE AN INNOVATIVE ENVIRONMENTInovaçãoambiente de inovaçãoorganizações inovadorascomportamento organizacional.Inovação é considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. O meio organizacional visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs a verificar como se constitui um ambiente de inovação. Buscaram-se como respondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação. Utilizou-se um levantamento em 7 empresas brasileiras e 30 respondentes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos de atuação. A diversidade das características foi proposital para tentar averiguar semelhanças ou freqüências em fatores ambientais que possam estar auxiliando no desenvolvimento de inovações, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominada diagnóstico e validação.In the last decade, innovation is considered a strategic theme in businesses administration. Although innovation is a historical process and is pointed as a critical factor for obtaining competitive advantage, it is difficult to know how to promote. Studies about innovation and how to reproduce it in different organizations are still rare among scholars and researchers in Brazil. This is due to the fact that businesses see innovation as a source of competitive advantage and are not willing to show how to reproduce it. This situation has motivativated this research, which intended to verify how an innovation atmosphere is determined. The research used intentional sampling, answered by 7 companies considered to be innovative in the market. The research was carried out with 30 representatives in each company. The companies studied are all Brazilian, of different industries, sizes and geographic location. This sampling diversity was deliberate so that similarities of innovative atmosphere among such different companies could be discoved. The research was divided into two phases: diagnosis and validation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 05-282515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078/83150Machado, Denise Del Prá Nettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T13:53:05Zoai:revistas.usp.br:article/79078Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T13:53:05Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
INNOVATIVE ORGANIZATIONS: A STUDY OF THE FACTORS THAT CONSTITUTE AN INNOVATIVE ENVIRONMENT
title Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
spellingShingle Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
Machado, Denise Del Prá Netto
Inovação
ambiente de inovação
organizações inovadoras
comportamento organizacional.
title_short Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
title_full Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
title_fullStr Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
title_full_unstemmed Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
title_sort Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador
author Machado, Denise Del Prá Netto
author_facet Machado, Denise Del Prá Netto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Denise Del Prá Netto
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
ambiente de inovação
organizações inovadoras
comportamento organizacional.
topic Inovação
ambiente de inovação
organizações inovadoras
comportamento organizacional.
description Inovação é considerada, a partir da última década, um tema estratégico na administração. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. O meio organizacional visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da não devendo, desta forma, ser reproduzida; no caso, é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs a verificar como se constitui um ambiente de inovação. Buscaram-se como respondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação. Utilizou-se um levantamento em 7 empresas brasileiras e 30 respondentes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos de atuação. A diversidade das características foi proposital para tentar averiguar semelhanças ou freqüências em fatores ambientais que possam estar auxiliando no desenvolvimento de inovações, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominada diagnóstico e validação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79078/83150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 05-28
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934262157312