A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Natália Mendonça
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Jose Geraldo Pereira, Bouzada, Marco Aurélio Carino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363
Resumo: O principal objetivo desse trabalho foi avaliar as relações entre desempenho de inovações em produtos (processos) e crescimento (lucratividade) de empresas brasileiras pertencentes a três setores: fabricação de máquinas e equipamentos; fabricação de produtos químicos e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Foram utilizados dados das pesquisas PINTEC (2003, 2005 e 2008) e PIA (2003 a 2010) coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Verificou-se, com base em resultados de regressões múltiplas e tratamento estatístico efetuado, a inexistência de uma relação positiva entre o desempenho de inovação em processo (produto) e lucratividade (crescimento). Em certa medida já se esperava que as inovações não fornecessem um nível de explicação alto para a variância em desempenho financeiro de empresas tendo em vista que a literatura indica outros fatores que também ajudam a explicar tal variância (atratividade do mercado, domínio de fontes de insumos, para citar apenas dois exemplos). Verificou-se também que a literatura visitada não é conclusiva sobre a relação entre inovação e desempenho financeiro, o que se deve em grande parte à diversidade de variáveis utilizadas na mensuração do desempenho tanto da inovação quanto financeiro.  Além da rejeição das hipóteses da pesquisa, o trabalho revelou outros resultados relevantes que podem subsidiar o gestor no processo decisório relacionado ao processo de inovação.
id USP-40_93599cb9cf576153ddaadf8a8025eabc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/101363
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRASTHE INFLUENCE OF PRODUCT AND PROCESS INNOVATION OVER THE PERFORMANCE OF BRAZILIAN COMPANIESInovação em produtoInovação em processoDesempenho financeiroLucratividadeCrescimento.Product innovationProcess innovationFinancial performanceProfitabilityGrowth.O principal objetivo desse trabalho foi avaliar as relações entre desempenho de inovações em produtos (processos) e crescimento (lucratividade) de empresas brasileiras pertencentes a três setores: fabricação de máquinas e equipamentos; fabricação de produtos químicos e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Foram utilizados dados das pesquisas PINTEC (2003, 2005 e 2008) e PIA (2003 a 2010) coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Verificou-se, com base em resultados de regressões múltiplas e tratamento estatístico efetuado, a inexistência de uma relação positiva entre o desempenho de inovação em processo (produto) e lucratividade (crescimento). Em certa medida já se esperava que as inovações não fornecessem um nível de explicação alto para a variância em desempenho financeiro de empresas tendo em vista que a literatura indica outros fatores que também ajudam a explicar tal variância (atratividade do mercado, domínio de fontes de insumos, para citar apenas dois exemplos). Verificou-se também que a literatura visitada não é conclusiva sobre a relação entre inovação e desempenho financeiro, o que se deve em grande parte à diversidade de variáveis utilizadas na mensuração do desempenho tanto da inovação quanto financeiro.  Além da rejeição das hipóteses da pesquisa, o trabalho revelou outros resultados relevantes que podem subsidiar o gestor no processo decisório relacionado ao processo de inovação.The main objective of this research was to evaluate the relationship between performance of product innovations (processes) and growth (profitability) of Brazilian companies from three sectors: manufacturing of machinery and equipment; manufacturing of chemical products and manufacturing of computing equipment, electronic and optical products. We used research data of PINTEC (2003, 2005 and 2008) and PIA (2003-2010) collected at the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE. We verified, based on results of multiple regression and statistical analysis, the absence of a positive relationship between the performance of process innovation (product) and profitability (growth). To some extent it was expected that innovations do not provide a high level of explanation for the variance in financial performance of companies considering that there are other factors that help explain this variance (market attractiveness, dominance of input sources, to name just two examples). It was noticed that the literature examined is also inconclusive on the relationship between innovation and financial performance. These contradictory results are mainly due to the diversity of variables used to measure both financial performance and innovation performance. Besides the rejection of the research hypotheses, the study revealed other relevant findings that can support the manager in the decision making process related to the innovation process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 3 (2015); 183-2082515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363/105530Terra, Natália MendonçaBarbosa, Jose Geraldo PereiraBouzada, Marco Aurélio Carinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:26:50Zoai:revistas.usp.br:article/101363Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:26:50Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
THE INFLUENCE OF PRODUCT AND PROCESS INNOVATION OVER THE PERFORMANCE OF BRAZILIAN COMPANIES
title A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Terra, Natália Mendonça
Inovação em produto
Inovação em processo
Desempenho financeiro
Lucratividade
Crescimento.
Product innovation
Process innovation
Financial performance
Profitability
Growth.
title_short A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_sort A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PROCESSOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
author Terra, Natália Mendonça
author_facet Terra, Natália Mendonça
Barbosa, Jose Geraldo Pereira
Bouzada, Marco Aurélio Carino
author_role author
author2 Barbosa, Jose Geraldo Pereira
Bouzada, Marco Aurélio Carino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Natália Mendonça
Barbosa, Jose Geraldo Pereira
Bouzada, Marco Aurélio Carino
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação em produto
Inovação em processo
Desempenho financeiro
Lucratividade
Crescimento.
Product innovation
Process innovation
Financial performance
Profitability
Growth.
topic Inovação em produto
Inovação em processo
Desempenho financeiro
Lucratividade
Crescimento.
Product innovation
Process innovation
Financial performance
Profitability
Growth.
description O principal objetivo desse trabalho foi avaliar as relações entre desempenho de inovações em produtos (processos) e crescimento (lucratividade) de empresas brasileiras pertencentes a três setores: fabricação de máquinas e equipamentos; fabricação de produtos químicos e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Foram utilizados dados das pesquisas PINTEC (2003, 2005 e 2008) e PIA (2003 a 2010) coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Verificou-se, com base em resultados de regressões múltiplas e tratamento estatístico efetuado, a inexistência de uma relação positiva entre o desempenho de inovação em processo (produto) e lucratividade (crescimento). Em certa medida já se esperava que as inovações não fornecessem um nível de explicação alto para a variância em desempenho financeiro de empresas tendo em vista que a literatura indica outros fatores que também ajudam a explicar tal variância (atratividade do mercado, domínio de fontes de insumos, para citar apenas dois exemplos). Verificou-se também que a literatura visitada não é conclusiva sobre a relação entre inovação e desempenho financeiro, o que se deve em grande parte à diversidade de variáveis utilizadas na mensuração do desempenho tanto da inovação quanto financeiro.  Além da rejeição das hipóteses da pesquisa, o trabalho revelou outros resultados relevantes que podem subsidiar o gestor no processo decisório relacionado ao processo de inovação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101363/105530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 3 (2015); 183-208
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936637181952