Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraresi, Alex A.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santos, Silvio Aparecido dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059
Resumo: Este artigo se caracteriza como um ensaio teórico e trata da captura, tratamento e uso de informações para o suporte à decisão estratégica, mais especificamente da gestão do conhecimento originado da inteligência competitiva ou inteligência empresarial. Tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de inteligência competitiva e inteligência empresarial, as diferenças entre eles e o seu entendimento como função de gestão do conhecimento. O artigo analisa a interface entre inteligência empresarial e gestão do conhecimento, e a complementaridade dos dois conceitos, utilizando como suporte a proposta da abordagem de Anderson (2006) conhecida como The Long Tail (cauda longa). Conclui que a inteligência empresarial ou competitiva se constitui numa prática gerencial ligada à gestão do conhecimento, fundamental para a identificação, captura e disseminação de informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.
id USP-40_956d76edf6155cde6eded695e5e79a31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79059
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégicaBUSINESS INTELLIGENCE AND KNOWLEDGE MANAGEMENT AS SUPPORT PRACTICES FOR STRATEGIC DECISION MAKINGEste artigo se caracteriza como um ensaio teórico e trata da captura, tratamento e uso de informações para o suporte à decisão estratégica, mais especificamente da gestão do conhecimento originado da inteligência competitiva ou inteligência empresarial. Tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de inteligência competitiva e inteligência empresarial, as diferenças entre eles e o seu entendimento como função de gestão do conhecimento. O artigo analisa a interface entre inteligência empresarial e gestão do conhecimento, e a complementaridade dos dois conceitos, utilizando como suporte a proposta da abordagem de Anderson (2006) conhecida como The Long Tail (cauda longa). Conclui que a inteligência empresarial ou competitiva se constitui numa prática gerencial ligada à gestão do conhecimento, fundamental para a identificação, captura e disseminação de informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.This article is characterized as a theoretical rehearsal and treats of the capture, treatment and use of information as support to the strategic decision making, more specifically of the administration of the originated knowledge from competitive intelligence or business intelligence. Its objective is presents and to discuss the concepts of competitive intelligence and business intelligence, the differences between them and its approach as knowledge management function. The article analyzes the interface among business intelligence and knowledge management , and the complementarities of the two concepts, using as support the proposal of Anderson's approach (2006) known as The Long Tail (long tail). It concludes that the intelligence business or competitive is constituted in a linked managerial practice to the knowledge management, fundamental for the identification, capture and spread the useful information for strategic decisions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 1 (2006); 102-1142515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059/83131Ferraresi, Alex A.Santos, Silvio Aparecido dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T18:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/79059Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T18:28:21Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
BUSINESS INTELLIGENCE AND KNOWLEDGE MANAGEMENT AS SUPPORT PRACTICES FOR STRATEGIC DECISION MAKING
title Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
spellingShingle Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
Ferraresi, Alex A.
title_short Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
title_full Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
title_fullStr Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
title_full_unstemmed Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
title_sort Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
author Ferraresi, Alex A.
author_facet Ferraresi, Alex A.
Santos, Silvio Aparecido dos
author_role author
author2 Santos, Silvio Aparecido dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraresi, Alex A.
Santos, Silvio Aparecido dos
description Este artigo se caracteriza como um ensaio teórico e trata da captura, tratamento e uso de informações para o suporte à decisão estratégica, mais especificamente da gestão do conhecimento originado da inteligência competitiva ou inteligência empresarial. Tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de inteligência competitiva e inteligência empresarial, as diferenças entre eles e o seu entendimento como função de gestão do conhecimento. O artigo analisa a interface entre inteligência empresarial e gestão do conhecimento, e a complementaridade dos dois conceitos, utilizando como suporte a proposta da abordagem de Anderson (2006) conhecida como The Long Tail (cauda longa). Conclui que a inteligência empresarial ou competitiva se constitui numa prática gerencial ligada à gestão do conhecimento, fundamental para a identificação, captura e disseminação de informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059/83131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 1 (2006); 102-114
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934231748608