O processo de inovação sob o enfoque institucionalista: um estudo etnográfico na gestão de facilidades de uma montadora do estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79127 |
Resumo: | Para que a inovação ocorra contínua e eficientemente dentro de um ambiente complexo, como o organizacional, é preciso reconhecer que o seu processo esteja institucionalizado. Uma vez institucionalizado, o processo ampliará a vantagem competitiva dos produtos ou serviços gerados, com sustentabilidade e legitimidade perante os beneficiários, diluindo mais rapidamente os altos investimentos que cercam qualquer atividade de desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Nesse sentido, a convergência das teorias institucional e da inovação pode auxiliar o entendimento dos mecanismos envolvidos nessa dinâmica e apontar os meios pelos quais as ações, estruturas e ambiente auxiliam a institucionalização do processo de inovação. O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de inovação em gestão de facilidades ? GF, sob a ótica institucionalista, utilizando o método etnográfico. Os resultados teóricos do estudo apontaram convergências entre os modelos investigados, e o caso prático pôde confirmar a existência de um processo de inovação institucionalizado. |
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O processo de inovação sob o enfoque institucionalista: um estudo etnográfico na gestão de facilidades de uma montadora do estado de São PauloEL PROCESO DE LA INNOVACIÓN EN EL FOCO INSTITUCIONALISTA: UN ESTUDIO ETNOGRÁFICO DE GESTIÓN DE FACILIDADES EN UNA MONTADORA DE COCHES DEL ESTADO DE SAO PAULOTHE INNOVATION PROCESS UNDER THE INSTITUTIONALIST PERSPECTIVE: AN ETNOGRAPHIC STUDY ON FACILITIES MANAGEMENT IN THE AUTOMOBILE COMPANY AT SAO PAULO STATE DOI: 10.5585/rai.v6i1.219Gestão de facilidadesinovaçãoteoria institucional.Para que a inovação ocorra contínua e eficientemente dentro de um ambiente complexo, como o organizacional, é preciso reconhecer que o seu processo esteja institucionalizado. Uma vez institucionalizado, o processo ampliará a vantagem competitiva dos produtos ou serviços gerados, com sustentabilidade e legitimidade perante os beneficiários, diluindo mais rapidamente os altos investimentos que cercam qualquer atividade de desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Nesse sentido, a convergência das teorias institucional e da inovação pode auxiliar o entendimento dos mecanismos envolvidos nessa dinâmica e apontar os meios pelos quais as ações, estruturas e ambiente auxiliam a institucionalização do processo de inovação. O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de inovação em gestão de facilidades ? GF, sob a ótica institucionalista, utilizando o método etnográfico. Os resultados teóricos do estudo apontaram convergências entre os modelos investigados, e o caso prático pôde confirmar a existência de um processo de inovação institucionalizado.Para que la innovación se produce continuamente y de manera eficiente dentro de un ambiente complejo como el de organización, debemos reconocer que el proceso se ha institucionalizado. Una vez institucionalizado, el proceso de aumentar la ventaja competitiva de los productos o servicios generados, con la sostenibilidad y la legitimidad a los beneficiarios con mayor rapidez y dilución de la alta inversión que cualquier actividad que rodean el desarrollo de nuevos productos o servicios. En este sentido, la convergencia de las teorías y la innovación institucional pueden ayudar a la comprensión de los mecanismos involucrados en esta dinámica y mostrar los medios por los cuales las acciones, las estructuras y el medio ambiente para ayudar a institucionalizar el proceso de innovación. Este artículo tiene por objeto demostrar el proceso de innovación en la gestión de las instalaciones - GF bajo la perspectiva institucionalista, utilizando el método etnográfico. Los resultados teóricos del estudio mostraron similitudes entre los modelos investigados y estudio de caso podría confirmar la existencia de un proceso institucionalizado de la innovación.For innovation occurs continuously and efficiently within a complex environment, as the organizational, we must recognize that the process is institutionalized. Once institutionalized, the process broadens the competitive edge of products or services generated, with sustainability and legitimacy to the beneficiaries, diluting the high investments that any new products or services development has. In this sense, the convergence between institutional and innovation theories can help the understanding the mechanisms involved in this dynamic and point out the means by which the shares, infrastructure and environment to help institutionalize the innovation process. This paper is to demonstrate the innovation process in facilities management - FM, from the institutionalist perspective, using the ethnographic method. The results of theoretical study pointed out similarities between models investigated and the case study could confirm the existence of an institutionalized innovation process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79127INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 1 (2009); 5-292515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79127/83199Quinello, RobsonNascimento, Paulo Tromboni de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T16:30:32Zoai:revistas.usp.br:article/79127Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T16:30:32Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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